Senior fala sobre transformação digital a empresas do setor sucroenergético

Comunicação interna e controle de acesso são os temas abordados pela companhia durante o 14º Congresso GATUA, em Ribeirão Preto/SP

Realizado anualmente no período que marca o início da safra, o Congresso Gatua, este ano em sua 14ª edição, reúne usinas de açúcar, etanol e energia em Ribeirão Preto/SP para apresentação das novidades e tendências em soluções de TI para o Agronegócio – em especial para empresas do setor sucroenergético.

Patrocinadora do evento, a Senior, empresa referência em tecnologia para gestão no Brasil, participa com duas palestras direcionadas ao setor: uma delas voltada à comunicação interna e outra sobre controle de acesso.
Rada Martini, Diretor da SocialBase – companhia de base tecnológica focada no desenvolvimento de soluções de Rede Social Corporativa do Brasil fala sobre “Como uma boa estratégia de comunicação interna pode impactar no Agronegócio”. A solução da SocialBase faz parte do portfólio da Senior, integrando soluções de colaboração e produtividade voltadas à gestão do capital humano.

Mario Breder, Executivo Comercial da Head, Unidade de Negócios da Senior voltada a projetos integrados de Acesso e Segurança Patrimoniais, fala sobre “Novas tecnologias para gestão de portaria de pessoas”.

Agronegócio em alta
Responsável por 23% do PIB brasileiro, o agronegócio é um dos setores mais importantes da economia nacional e, para que os players se destaquem, a atualização tecnológica é essencial.
De acordo com levantamento recente da Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP), 67% das propriedades agrícolas no país já utilizam algum tipo de inovação tecnológica, dentro ou fora do campo. Os inúmeros benefícios da tecnologia têm motivado os produtores rurais a investirem cada vez mais em produtos, serviços e máquinas agrícolas de primeira linha, além da tecnologia – cujos avanços no campo contribuem para o aumento da produção e melhoria na renda e qualidade de vida dos agricultores, atraindo para o agronegócio novos investidores.

Cana: 2017 favoreceu o etanol e a tendência deve seguir em 2018
Formado por usinas de açúcar, etanol e energia, o setor sucroenergético foi impactado, no começo de 2017, pela introdução de impostos como PIS e Cofins sobre combustíveis, que até então era zero e passou para uma alíquota de R$ 120 por metro cúbico, o que acabou frustrando o produtor. Porém, com o desenrolar da safra, já contando com a falta de açúcar no mercado – por conta de concorrentes como Índia e Ucrânia – houve uma reviravolta: uma majoração dos tributos em agosto, principalmente sobre a gasolina, deixou o etanol extremamente competitivo. No exato momento em que as usinas começaram a mover a produção de açúcar para o etanol, o mercado começou a responder com demandas fortes e construção de preços. De acordo com matéria publicada no Canal Rural, tudo leva para que essas tendências se repitam em 2018: com o Brasil em começo de safra produzindo mais etanol, incentivado, principalmente pela aprovação do projeto Renovabio pelo Senado, que tem como objetivo dobrar a produção de etanol até 2030 e reduzir gás carbônico na atmosfera, com maior substituição dos combustíveis fósseis pelos renováveis. Além da demanda maior, a ideia é que sejam oferecidos bônus aos produtores de biocombustíveis, considerando biodiesel, bioquerosene, biometano, etanol de cana e milho. Amplo, o projeto coloca o Brasil na vanguarda, já que o País é deficitário em combustíveis.

E a tecnologia tem papel fundamental nesse cenário. “A transformação digital é a resposta aos grandes desafios atuais do Agronegócio. A tecnologia promove a praticidade, facilita a execução de tarefas diárias do campo, além de possibilitar aos produtores rurais melhor planejamento, mensuração e utilização correta de informações e dados – tudo isso para otimizar a produção”, afirma o CEO da Senior, Carlênio Castelo Branco.

*Com informações do Blog Fornari, Canal Rural e portal Computer World.
________________________________________
O 14º Congresso Gatua (GATUA – Grupo de Tecnologia das Usinas de Açúcar, Etanol e Energia) acontece no dia 16 de março de 2018. O evento é um ótimo network para a troca de informações e compartilhamento de experiências entre empresas do setor sucroenergético e dessas com o mercado fornecedor de produtos e serviços de TI.
Para informações sobre a programação completa e inscrições, entre em contato pelo e-mail: gatua.diretoria@gmail.com

Editorias:   Ciência e Tecnologia  Informática  Negócios  Serviços
Empresa: Luau Comunicação