Automatização da cadeia permite máxima performance em operações de logística para e-commerce

Pesquisa da Ebit revela que o setor deve faturar R$ 53,5 bilhões em 2018; investimentos em tecnologia trazem competitividade às empresas e garantem rapidez nas entregas aos consumidores

Para que um produto adquirido via e-commerce chegue ao seu destino, muita tecnologia está envolvida. Desde os algoritmos de recomendação que invadem as buscas, passando pelo próprio site que permite a efetivação da compra até os sistemas logísticos que garantem que a caixa certa chegue ao destino certo.

Recentemente a Ebit, empresa referência em informações sobre o comércio eletrônico brasileiro, divulgou que a previsão de crescimento para o e-commerce é de 12%, com faturamento de R$ 53,5 bilhões. O ano de 2018 deverá ser um gatilho de vendas para muitas categorias no comércio eletrônico, por causa da Copa do Mundo, e, apesar das previsões apontarem quedas no segundo semestre por conta da eleição presidencial, a Black Friday promete grandes movimentações.

As estimativas positivas estão fazendo com que o setor se prepare para otimizar ainda mais seus recursos e investimentos em tecnologia para ganhar ainda mais competitividade. “Atualmente, o mercado já conta com soluções que “falam” com os colaboradores, otimizando as rotinas. Em atividades de picking, por exemplo, os comandos por voz indicam endereços, produtos e quantidades para a coleta, deixando os operadores com as mãos livres, reduzindo possíveis erros e aumentando a produtividade em até 25%”, afirma o diretor de Logística WMS da Senior, Marcelo Franco.

Só para se ter uma ideia, cerca de 40% das vendas online do Brasil passam pelos sistemas da companhia, uma das maiores desenvolvedoras especializadas em tecnologia para gestão do país. As soluções da Senior ajudam grandes empresas do varejo como InBrands, Fastshop, Magazine Luiza, Netshoes, Centauro, Ricardo Eletro, Carrefour e C&A Modas a entregarem produtos comprados pela internet para seus clientes em menos tempo.

De acordo com o executivo, também é possível cuidar de toda a operação de coletas e entregas, freteiros, expedição de cargas e comercial de forma integrada, segura e automatizada, fazendo o controle em tempo real de itens essenciais como tabela de preço, ordem de coleta, conhecimento eletrônico de frete (CTE), romaneio, manifesto eletrônico de frete (MDFe) e entrega.

“Mesmo em picos de vendas como Black Friday e Dia do Consumidor, os processos são mantidos e toda a cadeia segue em movimento, atendendo aos nossos clientes e aos seus consumidores com qualidade e rapidez”, diz Franco.

As soluções de logística da Senior agilizam todos os processos, reduzindo o tempo, as distâncias e os custos, cobrindo todo o fluxo, do recebimento à expedição e assim, facilitando o trabalho de operadores de e-commerce, varejo e outros segmentos, de todos os portes.

Para conferir todas as soluções do portfólio de Logística da Senior acesse o link: http://www.senior.com.br/solucoes/gestao-de-logistica-wms-tms/.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Informática  Internet  Negócios  Serviços
Empresa: Luau Comunicação