E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Inteligência Artificial: aliada ou inimiga das empresas?
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

Blumenau, 24 de janeiro de 2018 - Com a utilização em larga escala da inteligência artificial (IA), muito se fala sobre a automatização e o pânico geral de que as pessoas perderão seus empregos. Porém, a tendência é que, quanto mais a IA for usada, outros empregos também se estabelecerão a partir da complementariedade entre o homem e a máquina. Segundo a previsão de especialistas, a implementação da inteligência artificial pode garantir um crescimento econômico de 2%, em média, no PIB de um país.

Um exemplo prático dos benefícios da tecnologia foi a implementação de caixas eletrônicos pelas instituições bancárias. A tecnologia permitiu redução de custos e a abertura de mais agências, ampliando a oferta de empregos no setor. A previsão do mercado é que a perda de vagas de empregos por conta da implantação de novas tecnologias nas empresas se limite a 9% em todos os setores. Em contrapartida, novos empregos devem surgir, devido aos robôs que estão sendo desenvolvidos. Afinal, para fazê-los funcionar é necessário programar, produzir e garantir a manutenção destes equipamentos. “E não só isso. A IA será responsável por atividades altamente operacionais, enquanto os seres humanos vão tratar, cada vez mais, da estratégia”, afirma o diretor de Desenvolvimento e Tecnologia da Senior, Jean Paul Vieira.

Ao contrário do mito geral criado em relação ao tema, a utilização da inteligência de seres humanos em conjunto com as máquinas pode ser bem proveitosa, permitindo que se desenvolva a capacidade em processos criativos. “Afinal, a automatização de processos em empresas é uma etapa inevitável quando se investe em tecnologia e, ao direcionar colaboradores que antes executavam tarefas operacionais para atividades mais estratégicas, todo o time ganha”, comenta o executivo.

A Inteligência Artificial está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e das empresas. Os computadores e os smartphones têm a capacidade de dialogar conosco, assim como nossos carros. Nas organizações, elevadores e máquinas conversam com as pessoas, dando informações como o andar em que o elevador está e se falta algum componente para o funcionamento do equipamento. “A Sara não está substituindo nenhum líder, ela descentraliza a informação a tal ponto que todos saem ganhando: os líderes conseguem otimizar suas tarefas e os colaboradores têm acesso muito mais rápido e ágil à informação”, afirma o diretor da Senior.

Sara é o nome da assistente virtual que a Senior implantou em suas soluções, utilizando a tecnologia da IBM (Watson). Referência em tecnologia para gestão empresarial no Brasil, a Senior lançou recentemente uma plataforma que fornece a democratização do uso das informações em todos os níveis das organizações e auxilia as empresas em seus processos de transformação digital.

Chamada de senior X, a plataforma recebeu mais de R$ 80 milhões de investimentos em pesquisa e desenvolvimento, é totalmente alinhada à metodologia de Design Thinking e será adotada como base para todos os produtos da Senior, visando potencializar ao máximo a experiência do usuário, para fornecer aumento de produtividade, agilidade e competividade.
“Implementamos algoritmos de Machine Learning para prover informações que tornem as decisões de nossos clientes mais rápidas e assertivas. Dessa forma, a Sara interage com as pessoas respondendo perguntas em tempo real e trazendo produtividade ao executar comandos dos usuários”, acrescenta o executivo.

É claro que o uso da Inteligência Artificial tem seus impactos, mas o processo de decisão será sempre da equipe. A máquina apenas ajuda, uma vez que os dados complexos exigem uma ferramenta virtual que tenha a capacidade de realizar a análise de um grande conjunto de informações simultaneamente – e nós, pessoas, não conseguimos fazer isso. “Da mesma forma que uma quantidade gigante de dados é gerada o tempo todo, as possibilidades de aplicação da Inteligência Artificial nas organizações são infinitas e, certamente, muitas delas ainda nem foram inventadas. Saber se a IA é aliada ou inimiga da sua empresa estará sempre nas mãos das pessoas – que terão de saber identificar a melhor forma para cruzar seus dados e, deles, extrair a melhor estratégia para se diferenciar, inovar e evoluir”, conclui Jean Paul.


+ senior.com.br

A SENIOR é referência nacional em tecnologias para gestão. Com um dos mais completos portfólios para alta performance, oferece às empresas de diversos portes e segmentos soluções em Gestão Empresarial, Logística, Gestão de Pessoas, Relacionamento de Clientes, Gestão de Supermercados e Gestão de Acesso e Segurança.

Fundada em 1988 em Blumenau/SC, atua em todo o Brasil com filiais, escritórios, unidades de negócios e canais de distribuição, oferecendo tanto consultorias como sistemas integrados que apoiam seus clientes na otimização de processos e modelos de negócios, inovação e produtividade, simplificando a tomada de decisão e impulsionando a gestão.

Fotos institucionais: http://www.flickr.com/photos/seniorsistemas/albums/72157622081563093

Visite nossa sala de imprensa: senior.com.br/imprensa
.

Editorias: Ciência e Tecnologia  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Luau Comunicação  
Contato: Luau Comunicação  
Telefone: --

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.