Encontro do Núcleo de Contadores de Histórias acontece neste sábado (18)
Thais Foresto

Projeto da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto discute o tema “Diversidade”, a partir das 10 horas, de forma on-line. A participação é gratuita e aberta à população

Ribeirão Preto (SP), 15 de setembro de 2021 – A programação da 40tena Cultural, projeto da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, retorna neste sábado (18) com o tradicional encontro do Núcleo de Contadores de Histórias. A atividade acontece às 10h, através da plataforma de reuniões ZOOM, e será coordenada pela atriz, contadora de histórias e musicista, Thais Foresto, também conhecida como Floresthá. O encontro contará também com a participação de mais sete convidados: ATMA, Dacota Monteiro, Franciellen Francese, Lorena Ramos, Michelle Maria, Noah Almeida e Sheila Ozsvath - todos inspirados no tema “Diversidade”.

Thais Foresto, graduada em Artes Cênicas pelo Centro Universitário Barão de Mauá, diz que sempre teve a contação de histórias presente em sua vida. “Já realizávamos espetáculos com narrativas com o contar e a oralidade recorrente no curso. Assim que saí da faculdade, já ingressei na contação de histórias”, lembra a atriz, revelando que sempre inseriu a reflexão sobre a diversidade em suas apresentações.

O encontro deste sábado celebrará a pluralidade, abordando a comunidade LGBTQIA+, negra, indígena e pessoas com deficiência. “Quero mesclar todas essas lutas sociais para levar outras realidades e experiências aos participantes, fazendo com que essas pessoas ocupem mais espaços e tenham abertura para discutir sobre isso, através de uma linguagem lúdica que é a contação de histórias”, destaca Floresthá.

O encontro ainda abrirá espaço para os participantes que queiram contar alguma história. “É um encontro que vai evoluindo conforme as pessoas vão interagindo. Espero que seja uma manhã de aprendizado com essa vivência, principalmente quanto ao entendimento sobre as causas indígena, negra, das opressões e conquistas da comunidade LGBTQIA+”, conclui Thais.

SERVIÇO:

Núcleo de Contadores de Histórias, com o tema “Diversidade”
Com Thais Foresto (Floresthá), ATMA, Dacota Monteiro, Franciellen Francese, Lorena Ramos, Michelle Maria, Noah Almeida e Sheila Ozsyath;
Data: 18 de setembro (sábado)
Horário: 10h
Plataformas de exibição: Plataforma digital da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto e plataforma de reuniões ZOOM (https://us02web.zoom.us/j/85730777338)

O projeto 40tena Cultural

O projeto 40tena Cultural, que começou em março de 2020 com uma programação consecutiva, já realizou mais de 120 atividades e interagiu com mais de 40 mil pessoas. O 40tena Cultural, realizado pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, tem como proposta incentivar as pessoas a ficarem em casa durante o período de isolamento social, em virtude da pandemia do coronavírus (Covid-19). Semanalmente, são divulgadas atividades que abrangem desde as transmissões ao vivo com artistas e convidados até contação de histórias para crianças, shows, dicas e discussões de livros. Para acompanhar a programação semanal, basta acessar as redes sociais da Fundação do Livro e Leitura:

Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (http://www.facebook.com/fundacaolivrorp)
Linkedin (fundacaolivrorp)
Twitter (@FundacaoLivroRP)
Youtube (FundaçãodoLivroeLeituraRibeirãoPretoSP)
Plataforma http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Em 2020, a Feira tornou-se internacional e neste ano de 2021 realizou sua 20ª edição, pela primeira vez, no formato on-line, devido à pandemia do novo Coronavírus. O evento permitiu a presença e a interatividade do público e conectou um público de 27 países: foram aproximadamente 110 horas transmitidas ao vivo e on-line, no período de 20 a 29 de agosto, num total de mais de 60 atividades.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Gabriel Todaro

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Internet  Serviços  Sociedade