E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Ipccic apoia semana lixo zero ribeirão preto
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Integrantes do Lixo Zero Ribeirão Preto durante atividade na Cooperativa Mãos Dadas no ano passado, 2019
Integrantes do Lixo Zero Ribeirão Preto durante atividade na Cooperativa Mãos Dadas no ano passado, 2019

Pelo segundo ano consecutivo, Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais apoia o projeto de conscientização e educação ambiental nas cidades para a redução da produção de lixo. Neste ano, em função da pandemia, encontro será realizado através de palestras on-line pelos canais Instagram, Youtube e Facebook no período de 23 de outubro a 1º de novembro. As atividades são todas gratuitas e abertas à população

Ribeirão Preto (SP), 15 de outubro de 2020 – Foi lançada nesta semana a programação da 2ª edição do Lixo Zero Ribeirão Preto, que acontece de 23 de outubro a 1º de novembro. Em função da pandemia e regras de isolamento social, o evento – que no ano passado realizou uma série de atividades em escolas e locais públicos - neste ano teve que ser remodelado e será realizado de forma on-line com transmissão das palestras ao vivo pelas redes sociais do evento: Instagram (semanalixozeroribeirãopreto), Youtube (Ribeirão Preto Lixo Zero) e Facebook (Semana Lixo Zero Ribeirão Preto). Pelo segundo ano consecutivo, o evento tem o apoio do IPCCIC - Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais.

Segundo Mariah Campos, embaixadora do Lixo Zero em Ribeirão Preto e pesquisadora do IPCCIC, o evento tem como principal proposta o engajamento da população e dos setores públicos e privados na diminuição da produção dos resíduos sólidos na cidade e no bom gerenciamento. “A mudança pode partir de dentro de casa e nosso principal objetivo é empoderar as cidades a terem essa conscientização de produzir cada vez menos lixo”. Mariah alerta que a sociedade inteira precisa estar engajada na busca de soluções para os problemas relacionados aos resíduos sólidos. “O evento, além de empoderar as cidades, pretende oferecer ferramentas para começar a mudança de dentro de casa, dos escritórios, das empresas, das escolas e de todos os lugares através de novos hábitos sustentáveis”. A equipe da organização da Semana Lixo Zero Ribeirão Preto é composta pela Joyce Rissatto, Cícera Macruz Brito, Guilherme Garcia Gomes, Frederico Jabur, Renato Tatu, Beatriz Buccioli e Mariah Campos.

Atividades
Baseado no conceito dos 7Rs – repensar, recusar, reduzir, reintegrar, reparar, reutilizar e reciclar - o Lixo Zero Ribeirão Preto contará também com a campanha “#TragaSeuPote”, no Mercadão Central de Ribeirão Preto e Novo Mercadão da Cidade, conscientizando as pessoas a levarem suas embalagens de casa, evitando assim, a produção de mais lixo na cidade.

O projeto prevê ainda um encontro com alunos da escola SEB – Unidade Ribeirânia para falar do conceito lixo zero, uma palestra no Centro Universitário Barão de Mauá, no curso de Gastronomia, sobre resíduos sólidos no ramo dos restaurantes e certificação lixo zero e uma visita técnica guiada com os alunos da gastronomia ao Restaurante Gion Culinária Japonesa. O restaurante faz a compostagem dos resíduos orgânicos e a reciclagem dos resíduos sólidos e se tornou um modelo na busca pelo lixo zero.

Programação Lixo Zero Ribeirão Preto

23/10 - 14 horas || Geração de energia a partir de resíduos sólidos
Dra. Sônia Valle Borges de Oliveira (Secretaria do Meio Ambiente)

24/10 – 18 horas || Compostagem de resíduos orgânicos: o caminho para um meio ambiente saudável
Paulo e Silvia Cardinalli (proprietários da Cardinalli Soluções Ambientais – Usina de Compostagem)

25/10 - 10h30 || Esperança ativa: como encarar o caos do mundo sem enlouquecer?
Laís Pena (gestora ambiental da Esalq/USP e cofundadora do Eco na Prática e idealizadora da Sustentabilidade do Ser)

26/10 – 19 horas || Restaurante Lixo Zero, é possível?
Margaret Ozawa (proprietária do restaurante Gion Culinária Japonesa)

29/10 – 19 horas || Lixo Zero na sua vida: Todas as dicas
Luara Pepita (idealizadora do projeto Lixo Certo Mundo Limpo)

30/10 – 19h30 || Boas práticas de gerenciamento de resíduos da área da saúde
Karina Fonseca (enfermeira da Secretaria Municipal da Saúde, Mestre em Resíduos e Doutoranda no Programa de Saúde Pública da USP)

30/10 – 18 horas | Condomínio Lixo Zero e a Economia Circular
Guilherme Garcia (Syplan Gerenciamento de Resíduos) e Renata de Paula (Residencial Saint Gèrard)

31/10 – 9h30 || Lixo no Rio - Uma conversa no pomar do Delboux
Evento presencial com o educador e ambientalista Reinaldo Romero (limitado a presença de 10 pessoas apenas)

Sobre o IPCCIC

É um instituto sediado em Ribeirão Preto e tem como objetivo estudar a realidade das cidades brasileiras e a partir de diagnósticos específicos, com base nas referências culturais dos locais, criar programas de ações integradas entre Poder Público e sociedade para a transformação das cidades em lugares mais humanos. A meta do Instituto é criar Redes de Gestão Cooperadas entre cidades ligadas geográfica e/ou culturalmente.

A equipe do instituto é formada por historiadores, economistas, produtores de audiovisual, professores, arquitetos, cientista da cultura, cineastas, psicóloga, analista internacional, turismóloga, gestora ambiental, cientista social, cientista política e advogados. Ao todo são 23 profissionais que atuam no IPCCIC. Todos são fontes aptas para atendimento à imprensa e dominam assuntos variados que envolvem os cenários das cidades e suas identidades culturais.

Atendimento à Imprensa
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Gabriel Todaro

Editorias: Ecologia e Meio ambiente  Internet  Serviços  Saúde  Sociedade  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Telefone: 16-36108659-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Eventos
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.