40tena Cultural apresenta debate sobre a arte de fotografar, nesta quinta-feira (16)
...

Ribeirão Preto (SP), 14 de julho de 2020 - “A arte de fotografar” será o tema do encontro online que a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto promove nesta quinta-feira (16/7), através de seu projeto 40tena Cultural. O bate-papo será com Nego Júnior, fotógrafo, designer e produtor, mediado pela fotógrafa ribeirão-pretana, Sheila Brandão, às 19 horas. A transmissão acontecerá pelo Instagram da Fundação (@fundacaolivrorp).

Voltado para amantes da fotografia ou mesmo para quem deseja se aventurar neste universo, o encontro promete um bate-papo sobre a arte de eternizar os momentos através de um simples clique ou mesmo como fazer imagens incríveis com o próprio celular. Nego Júnior é fotógrafo, designer e produtor. Trabalhou em diversas agências de publicidade como diretor de arte digital até ingressar em carreira solo e posteriormente na fotografia, sua grande paixão. É fundador e agente de diversos coletivos socioculturais.

Mais atividades

No sábado (18), às 16h, acontece mais uma edição do Clube do Livro. A obra escolhida para o mês de julho é “Noites das mil e uma noites”, de Naguib Mahfouz. O encontro é mediado pela bibliotecária e curadora do clube, Gabriela Pedrão. A obra que será discutida neste sábado é uma coleção de histórias e contos populares originárias do Médio Oriente e do sul da Ásia com personagens que criam uma fábula moderna. A ação se desenrola na Idade Média, em uma cidade islâmica indeterminada. Neste livro, o contador de histórias Mahfouz faz uma crítica convincente da sociedade em que viveu - as seitas religiosas que descreve lembram os atuais movimentos fundamentalistas islâmicos -, além de oferecer ao leitor um romance encantador e multicolorido. Os interessados em participar do encontro deverão acessar o link que está disponibilizado para a plataforma de reuniões ZOOM, no Instagram da Fundação.

40tena cultural

Durante três meses de programação consecutiva, a 40tena Cultural já realizou 45 atividades e interagiu com mais de 15 mil pessoas. O projeto, realizado pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, tem como proposta incentivar as pessoas a ficarem em casa durante o período de isolamento social, em virtude da pandemia do Coronavírus (Covid-19). Semanalmente são divulgadas atividades que abrangem desde as transmissões ao vivo com artistas e convidados até contação de histórias para crianças, show, dicas e discussões de livros. Para acompanhar a programação semanal, basta acessar as redes sociais da Fundação do Livro e Leitura:

Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (facebook.com/FundacaodoLivroeLeituraRP)
Linkedin (fundacaolivrorp),
Twitter (@FundacaoLivroRP)
Youtube (FeiraDoLivroRibeirao)
Site http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho. Em 2020, a Feira entraria na 20ª edição e tornaria-se internacional. Por isso recebeu recentemente nova identidade, apresentando-se como FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto), mas foi remarcada para 2021, devido à pandemia de Coronavírus.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Gabriel Todaro, Nadine Barros Ramalho e Juliana Castro

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Feminina  Masculino  Mídia