Democracia, relacionamentos amorosos na literatura e ilustração editorial são destaques da 40tena cultural
Bianca Lana, ilustradora

Programação de projeto cultural da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto começou nesta terça-feira (9/6) com uma conversa sobre Democracia, com Renato Janine Ribeiro e Dulce Neves. Dia dos Namorados e workshop para mercado editorial também fazem parte das atividades desta semana, todas as gratuitas e online

Ribeirão Preto (SP), 10 de junho de 2020 – A agenda do projeto 40tena Cultural, da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, que tem a proposta de oferecer uma agenda online de atividades diversificadas, começou nesta terça-feira (9/6) com uma conversa sobre Democracia e ainda contará com discussão sobre romances na literatura, em comemoração ao Dia dos Namorados, em 12 de junho, e um workshop sobre ilustração editorial no dia 13 – todas atividades são ao vivo pelas redes sociais da Fundação.

A primeira atividade da semana trouxe o professor de filosofia, cientista político, escritor, colunista e ex-Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, para uma conversa mediada pela presidente da Fundação, Dulce Neves. Durante o bate-papo, assuntos como política, educação, pandemia, saúde, futuro, volta às aulas no período de pós pandemia e a necessidade do desenvolvimento do afeto fizeram parte da live. Janine Ribeiro destacou que o mundo contemporâneo adquiriu condutas fantásticas para melhorar a vida das pessoas. “Acabar com a fome é uma delas. Melhorou-se a alimentação, mas não com qualidade. Temos também todo o conhecimento para que as cidades sejam melhores hoje, com uma alimentação mais saudável, com casas mais sustentáveis e com educação para todos”, disse. Para o convidado da live, o brasileiro continua com essas perspectivas e afirmou que todas essas conquistas são frutos da ciência e das artes. “A educação e a cultura têm um papel fundamental neste processo\", concluiu.

Programação

As atividades continuam e, na sexta-feira (12/6), em homenagem ao Dia dos Namorados, os professores Thiago Carbonel e Jefferson Cassiano, fazem uma análise especial sobre os relacionamentos na literatura. O encontro intitulado “Casais Literários” acontece às 17h, com transmissão pela plataforma ZOOM. Para participar é só acessar o link que será disponibilizado no site da Fundação ou Instagram (@fundacaolivrorp).

Para encerrar a programação da semana, no sábado (13/6), às 19 h, acontece o workshop “Introdução básica à ilustração editorial”, com uma aula especial da artista visual e ilustradora Bianca Lana. A mediação é de Ana Luz, estudante de Letras e membro do núcleo de programação da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. A atividade acontece também na plataforma de reuniões ZOOM, com link disponível nas redes sociais da Fundação, antes do evento. Para participar, é necessário fazer inscrição através do site http://www.fundacaolivroeleiturarp.com.

A presidente da Fundação, Dulce Neves, comenta que o projeto tem sido um sucesso de público e feito uma conexão de pessoas neste momento difícil para todos - que permanecem em quarentena. “Nossa 40tena cultural tem feito com que os envolvidos tenham um espaço mais aberto ao diálogo, aos relatos e à troca de ideias”, afirma. Ela conta que o número de participantes tem crescido e surpreendido a equipe da instituição, pois são internautas de diversas localidades. “É um público que nos traz diferentes narrativas. Neste momento, temos presenciado a força da narrativa coletiva entrelaçada às narrativas individuais, com muitas pessoas buscando se estruturar através da escrita, da leitura, do contato com as artes e a educação”, comenta.

O projeto

A 40tena Cultural tem a proposta de oferecer uma agenda diversificada em função do distanciamento e isolamento sociais decretados por órgãos competentes durante a pandemia de coronavírus (covid-19), que foi instalada há quase três meses no Brasil. A programação reúne atividades que vão desde lives (vídeos ao vivo em plataformas streaming) com artistas, educadores, pensadores, convidados a contações de histórias para crianças, performances, shows, dicas e discussões de livros, entre outras.
A agenda desta programação é divulgada semanalmente nas redes sociais da Fundação:
Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (facebook.com/FundacaodoLivroeLeituraRP)
Linkedin (fundacaolivrorp),
Twitter (@FundacaoLivroRP)
Youtube (FeiraDoLivroRibeirao)
Site http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com

Sobre a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que foi criada em 2004 inicialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Com o tempo, a Fundação ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A entidade se mantém a partir do apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos privados e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Gabriel Todaro

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Informática  Serviços  Sociedade