Fundação Do Livro e Leitura de Ribeirão Preto divulga agenda cultural de fevereiro
Nelson Jacintho

Encontro dos Grupo dos Médicos Escritores e Amigos acontece na próxima quarta-feira (5/02) e Núcleo de Contadores de Histórias e Clube do Livro serão realizados no dia 29 de fevereiro (sábado). Participação é livre e gratuita

Ribeirão Preto (SP), 31 de janeiro de 2020 – A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto já está com a agenda de fevereiro completa e promove suas habituais reuniões culturais. A primeira atividade do mês será o encontro do Grupo dos Médicos Escritores e Amigos, que inicia suas atividades para este ano de 2020, mantendo as dinâmicas e objetivos, que é estimular o público a ler e escrever suas próprias histórias, difundir a cultura e expor suas obras para a interpretação. O sarau, como de costume, acontece na primeira quarta-feira do mês, no dia 5/02, às 20h, na sede da Fundação (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no Jardim América, em Ribeirão Preto).

O Grupo dos Médicos Escritores e Amigos é mediado e coordenado pelo médico e autor local Nelson Jacintho, o fundador. Ele conta que as reuniões acontecem desde 2007, quando um grupo de médicos resolveu se encontrar para contar histórias em pizzarias e bares. Após alguns anos, o encontro passou a acontecer na sede da Fundação do Livro e Leitura, parceira do grupo. “Ao contrário de quando surgiu, no entanto, hoje o grupo abriga as mais variadas pessoas, desde médicos e advogados até aposentados e interessados em literatura”, relembra Jacintho. A participação é gratuita e aberta a toda a população.

Outros dois eventos programados acontecerão no dia 29 de fevereiro, em horários diferentes. O primeiro é o encontro do Núcleo de Contadores de Histórias, coordenado pela atriz Míriam Fontana. A proposta do Núcleo, que foi firmando raízes na Fundação desde 2015, é reunir pessoas dos mais variados lugares para contar histórias. Isso não significa, apenas, que os participantes se encontram para ler contos um para o outro. A contação de histórias é uma junção de muitas formas de expressão: pode ser feita através do canto, da confecção de objetos, do desenho e das brincadeiras. É um exercício profundo de praticar a oralidade e a transmissão de narrativas de forma atraente.

“Normalmente, nós temos uma boa conversa inicial, em que as pessoas contam de que atividades estão participando no momento. Depois aquecemos o corpo, brincamos com atividades lúdicas, cantamos e fazemos estudos (selecionando textos para serem discutidos e debatidos). Por fim, reservamos um espaço para contar histórias. Mas tudo pode variar conforme a época do ano e as necessidades”, explica Míriam Fontana. O Núcleo é gratuito e aberto a todos.
O segundo encontro será o do Clube do Livro, com curadoria da bibliotecária Gabriela Pedrão. Acontece às 16h, também na sede da Fundação. Neste mês, o grupo irá discutir o livro “O Colecionador”, do escritor inglês John Fowles, publicado pela primeira vez em 1963. A obra conta a história de um homem solitário chamado Frederick Clegg, que coleciona borboletas e decide, após ganhar na loteria, sequestrar Miranda Gray, mulher por quem ele é obcecado. O romance foi republicado recentemente em 2018, em uma edição da Darkside Books que reúne uma introdução de Stephen King escrita em 1989 e um posfácio de Antônio Tibau. Também foi adaptado para o cinema em 1965 com a direção de William Wyler.

A escolha dos livros é feita pela curadora Gabriela Pedrão em conjunto com os participantes. Entre os critérios finais da seleção estão a não repetição de autores, obras de menos de 350 páginas (para dar tempo de ler de um mês para o outro) e livros de fácil acesso (tanto para retirar na biblioteca quanto em sebo ou em livraria). “O Clube do Livro é um espaço de discussão. Uma troca de experiência, de olhares, de visão crítica de cada um sobre cada tema. Nossas conversas são sempre cheias de lados, então é muito interessante. O Clube nunca decepciona”, afirma.

Todas as atividades são gratuitas e abertas à população. Acontecem na sede da Fundação, na Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no Jardim América, em Ribeirão Preto (SP). Informações e inscrições podem ser feitas pelo telefone (16) 3911-1050.

SERVIÇO: AGENDA FEVEREIRO
Grupo dos Médicos Escritores e Amigos
Data: 05 de fevereiro (4ª feira)
Horário: 20 às 22h
Núcleo de Contadores de Histórias
Data: 29 de fevereiro (sábado)
Horário: das 9 às 12h

Clube do Livro: “O Colecionador”, John Fowles
Data: 29 de fevereiro (sábado)
Horário: das 16 às 18h
Inscrições: clubedolivro@fundacaodolivroeleitura.com.br

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho. Nesta 20ª edição, a feira torna-se internacional e recebe nova identidade, apresentando-se como FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto), com o tema “20 anos depois. E agora?” e será realizada de 30 de maio a 7 de junho de 2020.
Com uma trajetória sólida e projeção nacional e agora internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Informações para a Imprensa:
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis: Andréa Berzotti, Luciana Grili e Valter Jossi Wagner