Miriam Paterno ensina como montar uma Ceia de Natal em casa
Miriam Paterno ensina como montar uma Ceia de Natal em casa
...

Quem pretende economizar pode optar por alimentos mais em conta e abusar da criatividade na montagem do cardápio

Ribeirão Preto (SP), 11 de dezembro de 2019 – A Ceia de Natal envolve diversas etapas, entre elas, escolher alimentos tradicionais desta época do ano e montar uma mesa de jantar que chame a atenção dos convidados. Para quem deseja preparar em casa uma ceia mais econômica, porém saborosa e sem perder o requinte do Natal, a banqueteira e gerente do Buffet Black Tie, Miriam Paterno, dá algumas dicas.

Uma delas é pensar em como agradar a família, os amigos e os convidados. “Se você gosta de cozinhar, parabéns! Prepare seus pratos especiais para a ceia e esteja preparado para receber os cumprimentos”. Já para o público que é avesso às panelas, hoje em dia fica mais simples encontrar opções de cardápios produzidos por rotisserias e pessoas especializadas na produção gastronômicas. Porém, a banqueteira recomenda que é sempre bom ter algo feito pela anfitriã na mesa de Natal. “Isso dará à ceia um toque personalizado, demonstrando aos convidados o carinho em recebê-los em casa”. Segundo ela, deixar algum item feito em casa, como uma entrada, uma salada, um molho ou até mesmo uma sobremesa, é uma boa alternativa.

Quanto aos alimentos que devem prevalecer, Miriam sugere a opção de seguir com os tradicionais, sabendo que os convidados apreciam essas comidas nesta época do ano, como peru, tender, leitoa e chester. Uma dica da banqueteira é prepará-los com crostas de amêndoas, molhos e caldas e optar por saladas frescas com frutas e castanhas natalinas. “Não esqueça das guarnições, como a farofa para rechear o peru, o arroz com amêndoas ou com champanhe. E lembre-se, legumes acompanham bem qualquer tipo de carne”.

Mas, para quem pretende economizar, Miriam Paterno explica que a melhor opção para não gastar muito é preparar os alimentos em casa e optar por um cardápio mais enxuto, com menor variedade de pratos. “Elabore apenas uma entrada saborosa como uma salada de trigo grosso com coalhada seca, uma carne que agrade e guarneça com uma massa e legumes”, orienta. Outra opção, também mais em conta, é preparar uma massa recheada com queijos, servida com uma manteiga de sálvia. Para a sobremesa, fique com o tradicional e infalível: o sorvete. A banqueteira alerta que montar uma mesa com frutas frescas como uvas, pêssegos, nectarinas, figos e romã e servi-las com sorvete de nozes ou uma torta do sabor que preferir também é uma opção mais em conta. “Mesmo simples, mas feito com muito capricho e bom gosto, a ceia fará toda a diferença. Cabe até uma decoração com mimos e flores”.

E por falar em decoração é outro ponto que não deve ser esquecido. “Na árvore de Natal é bacana colocar os presentes ou pequenas lembranças. Laços vermelhos ou dourados nos guardanapos e um vaso bonito para arrumar a mesa principal da ceia são algumas sugestões”, conclui a gerente do Buffet Black Tie.

Informações para a Imprensa:
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis: Andréa Berzotti, Luciana Grili, Valter Jossi Wagner
Colaboração: Gabriel Todaro e Juliana Castro.

Editorias: Alimentos  Economia  Feminina  Gastronomia  Masculino
Empresa: Verbo Nostro Comunicação Planejada