Final do Desafio Jovem Inovador acontece neste sábado (7)
Final do Desafio Jovem Inovador acontece neste sábado (7)
...

Ribeirão Preto (SP), 5 de dezembro – Estudantes de escolas públicas e privadas de Ribeirão Preto, apaixonados por tecnologia e inovação, na faixa etária entre 13 a 18 anos, tiraram sua ideia do papel e desenvolveram projetos inovadores durante o Desafio Jovem Inovador, encabeçado pela Kick!. O resultado de cada grupo participante será apresentado neste sábado (7/12), durante o Demoday (apresentação do Pitch), às 9h, no auditório do Colégio Santa Úrsula. Participam da banca executivos das empresas Bild Desenvolvimento Imobiliário, Vitta Residencial Construtora e Incorporadora, Sebrae e DataEduc. A entrada é gratuita e aberta à população.

O Desafio Jovem Inovador começou no dia 3 de agosto, com a proposta de incentivar a criação de um produto ou serviço inovador, que oferecesse melhoria na vida das pessoas. Foram quatro meses de encontros em grupo com mentorias de várias áreas. Durante as aulas, os alunos aprenderam como funciona uma startup, modelagem de negócios/Pitch/validação, MVP e comportamento do empreendedor, além de vivenciarem alguns processos de design thinkingm entre outros aprendizados.

“A jornada começou em agosto com um grupo de jovens que pouco se conhecia, que tinham vivências e experiências diferentes. Muito do que foi aprendido durante esta jornada será levado para a vida toda”, destaca Juliana Villas Boas, diretora da SuperGeeks e mentora do projeto. Segundo ela, a ideia da apresentação final dos alunos, em forma de banca examinadora, não é encontrar investidores anjos, mas sim oferecer uma experiência real para os jovens. “Os jovens saberão daqui para frente transformar problemas em oportunidades. Hoje eles entendem a importância da educação continuada”, acrescenta.

Gabriel Santos Ferre é um dos alunos participantes do projeto. Quando se inscreveu, o jovem pensou que fosse aprender sobre tecnologia, mas percebeu que o Desafio era uma proposta diferente e agregadora para a sua formação. “Aprendemos sobre startup, sobre o mundo empresarial, empreendedorismo na prática, como vender uma ideia e desenvolver um negócio desde o início. Fiz amizade com outras pessoas aqui, formamos um grupo fora para participarmos de hackathons e já vencemos alguns, incluindo um da NASA, usando todo o conhecimento que aprendemos nesta jornada. Desde o uso de ferramentas como Canvas até pesquisa de mercado para saber se a nossa ideia teria potencial para se transformar em um software”, avaliou.

Além das novas amizades, o desenvolvimento pessoal foi um ponto perceptível para alguns dos jovens. Marcela Matuyama, com perfil mais tímido e introspectivo, precisou sair da sua zona de conforto par fazer valer as suas opiniões na construção do aplicativo Avante. “O trabalho em grupo foi desafiador, mas consegui colocar minhas ideias em prática e aprendi muita coisa sobre o mercado, sobre o empreendedorismo. Eu não tinha ideia do tanto que era complexo”.

Participam do Demoday 19 alunos selecionados das escolas Anglo Ribeirão, Cemei Eduardo Romualdo De Souza, CEMEI Prof. Eduardo Romualdo de Souza, E.E. Dom Romeu Alberti, E.E. Profa. Irene Dias Ribeiro, E.E.Prof.Cid de Oliveira Leite, EMEF Sebastião Aguiar de Azevedo, Escola Estadual Alberto Santos Dumont, ETEC José Martimiano da Silva, FAAP, IAVEC (Instituto Avançado Vida de Ensino Cristão), Liceu Albert Sabin, Marista, Prof. Dr. Domingos João Baptista Spinelli, Santa Úrsula e USP - Universidade de São Paulo.

O Desafio Jovem Inovador é organizado pela Kick!. Tem patrocínio da Bild Desenvolvimento Imobiliário e Vitta Residencial Construtora e Incorporadora e conta com parceria das escolas Liceu Albert Sabin, Colégio Santa Úrsula, Ateneu Barão de Mauá, Anglo Ribeirão e Colégio FAAP Ribeirão Preto, além da Sevna Startups, Supera Parque de Inovação e Tecnologia, Piso – Polo Industrial de Software, Pontue – Plataforma Inteligente de Redação, Wizard Escola de Idiomas e Virazóm.

Atendimento à Imprensa:
Lívia Borges (16) 99771-7774