Agenda de outubro da Fundação do Livro e Leitura reúne 4 encontros gratuitos
Agenda de outubro da Fundação do Livro e Leitura reúne 4 encontros gratuitos
...

Ribeirão Preto (SP), 1º de outubro de 2019 – Amantes da literatura e das artes na região de Ribeirão Preto podem participar da programação permanente de atividades da Fundação do Livro e Leitura, mensalmente, de forma aberta e gratuita. Neste mês de outubro, além da agenda fixa, acontece mais um lançamento de livro com autor local.

A primeira atividade do mês será realizada nesta quarta-feira (2): o Sarau dos Médicos, Escritores e Amigos, coordenado pelo médico Nelson Jacintho. O encontro será realizado na sede da Fundação, das 20h às 22h. A reunião recebe médicos e interessados em literatura e artes. O sarau reúne autores locais que apresentam diversas interpretações de obras literárias e também musicais, de MPB à ópera.

O médico coordenador do encontro, comenta que quem se interessar em participar da reunião, encontrará uma diversidade de estilos e propostas artísticas. “Sempre recebemos novos membros e nossos encontros são recheados de apresentação de textos, cantos e conversamos sobre um vasto repertório de literatura e música. O sarau traz importantes reflexões e acaba criando um laço de amizade entre o grupo”, explica Nelson.

Outra atividade, acontece na segunda semana do mês, também sede da Fundação, no dia 10 (quinta-feira), a partir das 19h: o lançamento do livro Poemas por Hora, de autoria do poeta, escritor e cantor lírico, Fernando Vidal Munhoz. O autor receberá convidados e interessados com uma sessão de autógrafos. A entrada é gratuita. O autor, que conclui a graduação em Música pela Unicamp, dedica-se também à carreira musical e é solista na Orquestra Sinfônica Metropolitana de Ribeirão Preto.

Clube do Livro
Também tradicional na programação mensal, o encontro do Clube do Livro, sob curadoria de Gabriela Pedrão, será no dia 19 (sábado), das 16h às 18h, na sede da Fundação do Livro e Leitura. A obra Desonra, de J. M. Coetzee, foi a escolhida pelos membros do grupo para ser lida neste mês. O livro é considerado sucesso de público e crítica e, venceu o prêmio Booker Prize, o mais importante prêmio literário da Inglaterra.

Desonra é indicado como o melhor romance de Coetzee e conta a história de David Lurie, um homem que cai em desgraça. Professor de literatura, Lurie, não sabe como conciliar sua formação humanista, seu desejo amoroso e as normas politicamente corretas da universidade onde atua. Acusado de abuso após ter um caso com uma aluna, o professor é expulso da universidade e viaja para passar uns dias na propriedade rural da filha, Lucy. No campo, esse homem atormentado toma contato com a brutalidade e o ressentimento da África do Sul pós-apartheid. Com personagens vivos, ritmo narrativo que prende o leitor, a obra investiga as relações entre as classes, os sexos, as raças, tratando dos choques entre um passado de exploração e um presente de acerto de contas, entre uma cultura humanista e uma situação social explosiva.

A última atividade do mês é o encontro do Núcleo de Contadores de Histórias, no dia 26 (sábado), a partir das 9h, na sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, sob a coordenação da atriz, Miriam Fontana. Voltado a pessoas que fazem da contação sua profissão, como também para quem quer conhecer a arte e apreciar a leitura e a literatura. Os interessados podem participar para conhecer e se aprofundarem posteriormente, acompanhando os encontros que permitem uma formação gradativa.

Plano Anual
O Núcleo de Contação de Histórias e o Clube do Livro fazem parte do Plano Anual da Fundação e contam com incentivo à cultura por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC. A entrada aos dois programas é aberta e gratuita. As inscrições para participar podem ser feitas pelo telefone (16) 3911-1050 ou por e-mail, no caso do Clube do Livro: clubedolivro@fundacaodolivroeleitura.com.br.

Agenda do Clube do Livro
Confira abaixo os livros escolhidos para leitura e debate durante os encontros do Clube do Livro para os próximos meses. A lista também pode ser acessada pelo link: http://fundacaodolivroeleiturarp.com/2018/12/12/encontro-do-clube-do-livro/
23/Novembro: O Capote, Nikolai Gógol
14/Dezembro: Canção de Natal, Charles Dickens

Agenda Outubro
Serviço 1
O que: Sarau dos Médicos, Escritores e Amigos,
Data: 2 de outubro de 2019
Onde: Sede da Fundação do Livro e Leitura de RP
Endereço: Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no bairro Jardim América – Ribeirão Preto/SP.
Informações: (16) 3911-1050

Serviço 2
O que: Lançamento de livro
Data: 10 de outubro de 2019

Serviço 3
O que: Clube do Livro
Data: 19 de outubro de 2019

Serviço 4
O que: Núcleo de Contadores e Histórias
Data: 26 de outubro de 2019

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho. Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Juliana Castro e Gabriel Todaro (pauta@verbo.jor.br e redacao@verbo.jor.br)

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Feminina  Masculino  Mídia
Empresa: Verbo Nostro Comunicação Planejada