8ª Feira do Livro de Batatais termina neste sábado (31)
8ª Feira do Livro de Batatais termina neste sábado (31)
...

Festa literária fecha sua 8ª edição com dois espetáculos “Almanaque D´Verso”, às 10h30 com Lucas Santarosa e “Viola Enluarada” da Cia Minaz, às 20h, na Praça Cônego Joaquim Alves (Praça Matriz)

Ribeirão Preto (SP), 30 de agosto de 2019 – Termina neste sábado (31), a 8ª Feira do Livro de Batatais, no interior de São Paulo. Depois de uma semana com sessões de contação de histórias, palestras, musical, peças teatrais e exibições de cinema, a festa literária leva para sua praça matriz, a Praça Cônego Joaquim Alves, mais dois espetáculos abertos a todas idades e funciona o dia todo com expositores de livros, além de oferecer uma programação permanente com o Projeto Astronomia para Todos. A programação é aberta e totalmente gratuita.

A Feira começa com o espetáculo “Almanaque D’Verso”, com Lucas Santarosa, às 10h30, no palco principal montado na praça. À noite, às 20h, a Cia Minaz apresenta o musical “Viola Enluarada” no mesmo local.
O espetáculo “Almanaque D´Verso” mostra Rapadura, uma espécie de vendedor ambulante, que, com conhecimentos de almanaque cruza o chão de norte a sul do Brasil, levando sua banca de feira popular - que mais parece um circo de variedades repleto de versos e poesia. Com seu fiel escudeiro, o atrapalhado bode Paçoca, este viajante popular vendedor de sonhos transmite seus conhecimentos passados de geração para geração, desafiando e divertindo todos aqueles que passam pela banca. O ator resgata histórias escondidas no imaginário de cada um.

O ator Lucas Santarosa vive profissionalmente do circo desde o fim de 2006.Trata-se de um exemplo do novo artista circense e vem trabalhando para se adequar à realidade e buscar espaços, de forma a construir um novo fazer do circo.

Já para o encerramento das atividades, a Feira do Livro traz o espetáculo “Viola Enluarada”. O show, criado em 2014 foi apresentado em pequenas cidades do interior paulista, emocionando pessoas de diversas faixas etárias. O intuito é divulgar a música brasileira introduzindo a música erudita para o público de cidades do interior que não têm acesso constante aos instrumentos tradicionais de orquestra ou às vozes tecnicamente talhadas para a música de câmara e a ópera.

Com a produção da Cia. Minaz de Ribeirão Preto, o grupo formado por um octeto vocal, um quinteto de cordas, flauta, violão, acordeão e percussão apresentará músicas importantes do repertório nacional incluindo peças de Villa-Lobos como Trenzinho Caipira e sucessos da música sertaneja como Inhambu-xitã e Sola da Bota.

Segundo a presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Dulce Neves, a Feira do Livro de Batatais tem crescido nos últimos anos e se consolidado com uma festa literária do interior, buscando cada vez mais aproximar a população ao evento e, principalmente, oferecer aos estudantes a oportunidade da vivência das histórias dos livros e também o contato com autores e as artes em geral.
Neste ano, uma das apostas da organização da Feira foi apresentar espetáculos noturnos em sua programação. Para o secretário de educação, Victor Hugo Junqueira, esse é o grande diferencial desta 8ª edição, o que trouxe mais público para a praça matriz. “Nos outros anos só tínhamos atividades de manhã e à tarde, mas desde o ano passado colocamos à disposição uma programação noturna, para atrair a população como um todo. Nesta 8ª edição, conseguimos incrementar ainda mais a programação com a parceria da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto”.

Os homenageados desta edição da Feira do Livro de Batatais são o criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa (escritor homenageado), Shirley Baldochi (homenageada local) e o patrono permanente, José Olympio.
A 8ª Feira do Livro de Batatais é uma realização da Secretaria de Educação de Batatais, Secretaria de Cultura e Turismo, Prefeitura Municipal e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

PROGRAMAÇÃO
31 de agosto
10h30 – Espetáculo “Almanaque D\'Verso” com Lucas Santarosa
20h00 - Apresentação musical Viola Enluarada com Cia Minaz