E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Ensaio fotográfico homenageia ícones do rock internacional
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Ensaio fotográfico homenageia ícones do rock internacional
...

Trabalho propôs uma transformação de sete mulheres que assumiram a imagem de sete homens ídolos do rock internacional

Ribeirão Preto (SP), 31 de julho de 2019 – A paixão pelo rock e o olhar profissional inspiraram a fotógrafa Mel Garcia a desenvolver um projeto ousado: o ensaio Girls of Rock - em homenagem do Dia Mundial do Rock, comemorado em 13 de julho. A produção foi lançada pelas redes sociais da data comemorativa com VT e exibição das imagens produzidas ao longo deste mês. Após apresentação pela internet, o projeto entra na sua segunda fase, que é a montagem de uma exposição fotográfica física. A intenção é ter uma agenda itinerante para apresentar os resultados do trabalho para outros públicos.

O ensaio propôs uma transformação de sete mulheres para assumirem a imagem de sete homens ídolos do rock internacional. São eles: Axl Rose, representado por Danielle Carvalho, Slash por Mayara Lima, Steven Tyler interpretado por Rafaela Esper, Freddie Mercury com a participação de Ludmila Proença, Jonh Bon Jovi, por Laressa Oliveira, Jimi Hendrix, Taci Pádua e Angus Young, por Amanda Jacob. As mulheres fotografadas têm histórias de vidas diferentes, mas com algo em comum: também curtem o rock e se identificam com os ícones que simbolizaram por meio de uma produção detalhada.

A produção foi planejada pela fotógrafa Mel Garcia e levou um mês para ficar pronta. Mas, antes, de 2015 para cá, ela estudou o estilo, as expressões e o vestuário dos ícones selecionados, bem como fez um estudo de observação de suas trajetórias de sucesso e peculiaridades. “Sou apaixonada por rock, em 2015 comecei com essa ideia, mas só agora retomei o projeto e deu certo com ajuda de parceiros”, conta a idealizadora do ensaio.

Mel diz que encontrar as pessoas certas, que tivessem uma certa semelhança física com os personagens do rock e pudessem transmitir os gestos e as expressões, foi o maior desafio. “Todas elas foram orientadas a assistir a shows com os personagens e a observar detalhes de gestual e expressões marcantes para interpretarem de forma mais fiel às figuras reais”, destaca.

A fotógrafa contou com apoios para produção como um todo, o que após sua idealização, necessitou de levantamento de instrumentos, produção de figurino, de maquiagem e cabelo e finalização. O ensaio foi produzido nos estúdios fotográficos do Centro Universitário Moura Lacerda, onde Mel Garcia formou-se em Publicidade. Já a transformação feita com as participantes do ensaio, incrementadas pela produção de cabelo e maquiagem, foi feita pela equipe de Shampoo Eliane e Rafael Pavini. O vestuário foi criado com apoio de peças da marca John John.

Segundo a hairstylist Eliane Pavini, o trabalho feito pelos cabeleireiros Jotta Martins e Rafael Pavini e pela maquiadora Elaine Pádua, foi um processo artístico que também exigiu pesquisa criteriosa, criação e esforço conjunto da equipe envolvida. “O resultado ficou muito próximo da realidade dos personagens, em função de uma série de fatores como o olhar profissional e preciso da fotógrafa. Da nossa parte, contou a experiência e o domínio das técnicas, pois nossos profissionais utilizaram recursos estilísticos e técnicos do hair e maquiagem, que hoje, por conta de inovações podem ser transformadores”. Eliane Pavini ressalta ainda que a equipe adorou participar deste ensaio. “Buscamos sempre mostrar o quanto o trabalho profissional e em conjunto, como neste caso, envolvendo profissionais de várias áreas, pode tornar-se criativo, artístico e emocionar as pessoas”.

Eles por elas
Um ponto interessante do ensaio é que todos retratos são de mulheres que têm feições, estilos ou algum fator, como cabelo ou sorriso, por exemplo, que se identifique com o personagem do rock interpretado. “Sempre tive uma intenção de priorizar a mulher no meu ensaio. Talvez porque fui criada apenas por mulheres, tenho essa busca de valorizar a mulher, sem elo com o feminismo, mas apenas para valorizar a figura feminina”, explica Mel Garcia.

A fotógrafa conta que priorizou não usar modelos profissionais, mas resgatar mulheres comuns do seu convívio e outras que nem conhecia, por isso foi preciso também observar nas ruas ou avaliar indicações de amigos e conhecidos. Entre as participantes, apenas uma, a DJ Rafaela Esper (personificada de Steven Tyler) tem elo com a música.

A empreendedora vegana Amanda Jacob, que vivenciou Angus Young na pele, avalia o roqueiro como um misto de energia, eletricidade - a alma do AC/DC. “O rock tem esse dom de manter nossa alma sempre jovem. Representá-lo foi alegria em alta voltagem”, comenta. Já Ludmila Proença, publicitária e historiadora, que se transformou em Freddie Mercury, disse que o cantor enquanto vivo, sempre ficou no centro e os demais gravitando à sua volta. “E assim continua, mesmo com ele morto. Um rei, um mito, uma lenda. Representá-lo foi uma honra”, expressa.

Origem da produção
Tocada pelo poder da música e pela potência dos sete mitos escolhidos para o ensaio, a fotógrafa Mel Garcia também tem o rock na veia. Além de publicitária, ela teve uma carreira musical com uma banda formada só por mulheres, a Strax. A banda ficou na estrada durante cinco anos com apresentações em bares e casas noturnas de Ribeirão Preto e algumas oportunidades em Minas Gerais e São Paulo. O grupo feminino defendia o punk rock e o hard core com releituras musicais e inclusive uma produção autoral.

A paixão da fotógrafa pelo rock começou cedo, por volta dos 13 anos, “naquela fase comum de rebeldia da adolescência”, destaca Mel que ainda garante: não teve influências familiares do rock, mas mesmo assim, o estilo musical sempre fez sua cabeça. “Minha família é toda sertaneja, eu sou ‘ovelha negra’. Sou o avesso. Ninguém gosta de rock, só eu. Na verdade, comecei a gostar de rock na adolescência, mais por influência de amigos na escola e depois comecei a fazer aula de violão. Quando entrei na música o gosto pelo rock aflorou”, lembra.

Mais tarde, com o término da banda, Mel partiu para as carreiras profissionais de publicidade e de fotografia, mas o sonho da batida rock and roll permanece e ganha eco nesta produção fotográfica. “Hoje trabalho mais centrada com a fotografia publicitária. Este novo trabalho tem um cunho pessoal. É uma linha artística e saiu totalmente fora da curva. Fiz com amor, vesti a camisa. Foi uma pauleira, mas produção deu muito prazer”.


FICHA TÉCNICA
Fotografia: @melgarciafotografia
Produção: @agencia.doit
Make | Hair: @shampoopavini
Finalização: @marcelosennocamargo
Direção de vídeo: @bumaffei Câmera: @12tres

PARTICIPANTES DO ENSAIO
Axl Rose - Danielle Carvalho
Slash - Mayara Lima
Steven Tyler - Rafaela Esper
Freddie Mercury- Ludmila Proença
Jonh Bon Jovi - Laressa Oliveira
Jimi Hendrix - Taci Pádua
Angus Young - Amanda Jacob

Instagram
@melgarciafotografia
Site http://www.melgarcia.com.br

APOIO
@vitafone_estudio
@johnjohndenim Iguatemi Ribeirão Preto
@agenciamov
@novamusicalrp
@shampoopavini


SOBRE MEL GARCIA
Para a fotógrafa Mel Garcia uma imagem traduz desejo fome, paixão, lembranças e o que a sua imaginação permitir. Ela traduz o expressar-se através da fotografia como uma forma de ver o mundo com outras luzes. Sua trajetória profissional começou em 2006, quando completou a Formação Básica em Fotografia pelo Senac. Em 2008, fez o curso de Fotografia Avançada pela USP (campus Ribeirão Preto). Mais tarde, em 2011, cursou outra formação em Fotografia na Escola Immaginare e, em 2012, participou de Curso de atualização com o Grupo Luz. Mel Garcia é graduada em Publicidade e Propaganda (2014) pelo Centro Universitário Moura Lacerda de Ribeirão Preto. A fotógrafa e publicitária possui uma vasta experiência nas duas áreas profissionais com destaque para produções fotográficas com os seguintes clientes: Amanco, Sabor e Vida Latícinios, Lauzi Joalheria, Santa Helena Cia Athletica Ribeirão, Editora Novo Conceito, Centro Universitário Moura Lacerda, Iceland Confeitaria, Lusanova Viagens e Fujwara.

SHAMPOO ELIANE PAVINI E RAFAEL PAVINI
O salão está localizado em Ribeirão Preto. É inspirado nos maiores salões de Nova Iorque, Paris e Londres e comandado pela hairstylist Eliane Pavini, que tem mais de 35 anos de profissão e formação nas maiores academias do mundo, entre elas, Pivo Point, Saco e Llongueras.

O Shampoo oferece make-up (em uma sala especial para maquiagem, com produtos de qualidade e importados), cortes, penteados, coloração, escovas de proteínas, serviços de manicure - pés e mãos, estética facial e corporal, além do Dia da Noiva. Um dos diferenciais do Shampoo é a utilização da técnica de maquiagem a jato de ar: o airbrush, que deixa a pele com um aspecto mais natural, além de proporcionar mais durabilidade.

Referente aos cortes, a hairstylist Eliane Pavini utiliza a técnica baseada na medicina oriental chamada fisiognomonia, que permite que o especialista identifique certas particularidades no rosto, como os traços faciais. E é por meio desta técnica que Eliane Pavini consegue elaborar um corte ideal, destacando assim os melhores traços, sempre de acordo com as principais tendências mundiais.

O Shampoo oferece também o serviço de Barbearia, comandado pelo profissional Rafael Pavini, em um espaço privativo e moderno para o público masculino. Endereço: Rua Floriano Peixoto, 1471, Boulevard - Ribeirão Preto (SP). Telefone (16) 3610-2240.


Atendimento à Imprensa
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Luciana Grili (16) 99152 2707 - luciana@verbo.jor.br
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 - andrea@verbo.jor.br
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 - valter@verbo.jor.br
Colaboração:
Juliana Castro - pauta@verbo.jor.br
Gabriel Todaro e Angelo Davanço - redação@verbo.jor.br

Editorias: Cultura e Lazer  Mídia  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Telefone: 16-36108659-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.