Fundação do Livro e Leitura promove encontros de contadores de histórias e do Clube do Livro neste sábado (20)
...

Eventos são programas permanentes e acontecem mensalmente como agenda cultural da Fundação. As duas atividades são gratuitas, abertas a qualquer pessoa interessada e acontecem na sede da entidade, que fica Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no bairro Jardim América, em Ribeirão Preto (SP)

Ribeirão Preto, 18 de julho de 2019 - A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto promove no próximo sábado (20) duas atividades de fomento à leitura que são programas permanentes da instituição: os encontros do Núcleo de Contadores de Histórias, das 9h às 12h e o Clube do Livro com leitura e análise da obra “A Festa do Bode”, de Mario Vargas Llosa , das 16 às 18h. Os dois eventos acontecem na sede da entidade, que fica na Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no bairro Jardim América. A entrada é gratuita e qualquer interessado em contação de histórias ou literatura pode participar.

Aberto à população e a pessoas de todas idades, o Núcleo de Contadores de Histórias é voltado a interessados: pessoas que fazem da contação um ofício, como também as que querem conhecer a arte e outras ainda que apreciam a leitura e a literatura. Os interessados podem participar para conhecer e até se aprofundarem, acompanhando os encontros que permitem uma formação gradativa. O grupo é coordenado pela atriz Míriam Fontana.

Já o Clube do Livro traz como atrativo para o encontro de sábado o livro A festa do Bode, um dos romances mais importantes de Mario Vargas Llosa. Com uma pesquisa histórica rigorosa e uma preocupação flaubertiana pelos detalhes, o autor recria uma República Dominicana de meados do século XX para recontar a história do general Rafael Leonidas Trujillo Molina,o \"Bode\" e a implacável ditadura que implantou no país durante seus 31 anos de governo. Ao entrelaçar três histórias - a volta de Urania a Santo Domingo, após 35 anos, para visitar o pai doente; o círculo mais próximo a Trujillo, com suas intrigas e execuções; e um grupo de insurgentes que prepara um atentado ao ditador, Vargas Llosa relata o fim de uma era e discute a natureza insaciável dos regimes totalitários.

Segundo a curadora do Clube do Livro, a bibliotecária Gabriela Pedrão, a obra foi pré-selecionada no início do ano e faz parte das sugestões do grupo. Segundo ela, um dos pontos importantes que o clube considera é que, a cada encontro, são escolhidas obras que não podem estar esgotadas e podem ser facilmente encontradas em livrarias, sebos, bibliotecas e em formato digital. “Além disso, os livros não devem ser muito extensos, para que o grupo possa ler com tranquilidade no intervalo de um mês”, explica Gabriela. A lista também é diversa variando temas e discussões mês a mês. Em agosto, a obra a ser discutida será O Avesso da Vida, Philip Roth, no dia 24 de Agosto, das 16h às 18h.

O Núcleo de Contação de Histórias e o Clube do Livro fazem parte do Plano Anual da Fundação e contam com incentivo à cultura por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC. A entrada aos dois programas é aberta e gratuita. As inscrições para participar podem ser feitas pelo telefone (16) 3911-1050 ou por e-mail, no caso do Clube do Livro: clubedolivro@fundacaodolivroeleitura.com.br.

Serviço 1

O que: Encontro do Núcleo de Contação de Histórias | Julho
Realização: Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto
Data: 20 de julho de 2019
Horário: 9 h às 12h
Onde: Sede da Fundação do Livro e Leitura de RP

Endereço: Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no bairro Jardim América – Ribeirão Preto/SP.
Informações e inscrições: (16) 3911-1050
Obs> Evento aberto e gratuito.

Serviço 2

O que: Clube do Livro
Realização: Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto
Data: 20 de julho de 2019
Horário: 16 h às 18h
Onde: Sede da Fundação do Livro e Leitura de RP

Informações e inscrições: (16) 3911-1050
Obs> Evento aberto e gratuito.

Agenda do Clube do Livro

Confira abaixo os livros escolhidos para leitura e debate durante os encontros do Clube do Livro para os próximos meses. A lista também pode ser acessada pelo link: https://fundacaodolivroeleiturarp.com/2018/12/12/encontro-do-clube-do-livro/

24/Agosto: O Avesso da Vida, Philip Roth
21/Setembro: Ratos e Homens, John Steinbeck
19/Outubro: Desonra, J.M. Coetzee
23/Novembro: O Capote, Nikolai Gógol
14/Dezembro: Canção de Natal, Charles Dickens

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho. Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Verbo Nostro Comunicação Planejada
Tel. (16) 3632-6202 / 3610-8659