E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




As várias vozes da Feira do Livro de Ribeirão Preto
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
As várias vozes da Feira do Livro de Ribeirão Preto
...

Autores, músicos, artistas, moradores da região e, inclusive, turistas, passaram pela Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto durante essa última semana. Muitos deles, pela primeira vez. O resultado: amor à primeira vista

Ribeirão Preto (SP) – 15 de junho de 2019 – Quem passa por Ribeirão Preto em época de Feira do Livro, João Rock (festival de música) e aniversário da cidade, comemorado no próximo dia 19 de junho, certamente se surpreende com a pluralidade de públicos e das agendas culturais. Nos últimos dias, a cidade pulsou no ritmo da cultura. Somente a 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, que termina neste domingo (16), ofereceu uma programação com mais de 330 atividades gratuitas em mais de 16 locais da cidade.

Ao visitar a feira foi possível encontrar pelas ruas famosos das letras e das artes e até cruzar com o escritor e imortal da Academia Brasileira de Letras, Ignácio de Loyola Brandão, que por ser o autor homenageado desta edição, ficou praticamente a semana na cidade. Loyola Brandão passeou pelas instalações e estandes na Praça XV de Novembro, participou das atividades dos projetos Combinando Palavras e Recortando Palavras, lançou seu mais recente livro “Desta terra nada vaio sobrar a não ser o vento que sopra sobre ela”, conversou com o público durante salão de ideias, assinou autógrafos, esteve presente na Premiação do Concurso Literário e circulou por todos os cantos do Quarteirão Paulista.

Logo no primeiro dia de feira quem também atraiu olhares curiosos foi a Monja Coen que fez questão de conferir a montagem e instalações da praça e estandes. Os encontros continuaram a semana toda e renderam muitas fotos dos fãs. Os amantes do rock puderam também registrar o baixista da banda Paralamas do Sucesso, Bi Ribeiro, visitando a feira. O público pôde ver também Xico Sá doando sua voz no estande Doadores de Voz da Unaerp, o poeta Sérgio Vaz tirando fotos com alunos na esplanada do Theatro Pedro II e o rapper Renan Inquérito fazendo uma parada poética na Praça XV neste sábado (15). Durante oito dias, esse foi o cenário contagiante da Feira do Livro, com uma lista imensa de escritores que, para muitos, eram velhos conhecidos pelos seus nomes impressos nas capas dos livros, mas que durante a festa literária estiveram bem ali: diante dos olhos dos leitores.

Teve também gente que lançou livro pela primeira vez, de forma autônoma. Olga Cainelli, 78 anos, apresentou seu livro “Vida” no estande dos autores locais, com contos que homenageia os profissionais de várias áreas. “Comecei escrevendo sobre o dia a dia das mães e depois acabei passando para crônicas sobre os profissionais. Jamais imaginei escrever um livro, ainda mais na minha idade. Todas as profissões são fascinantes”.

Um giro pela feira permitiu descobrir por onde anda a turma da poesia, entre eles, Rinart da Aton, conhecido como o “Poeta Pateta” que escreve poesia desde criança e trabalha divulgando-as de forma gratuita: todas com o tema das ruas. “Andando pelas praças e ruas me estimulo a trabalhar por um país melhor. Eu nasci com a minha mente gerando poesia e isto acontece o tempo todo”, disse.

A Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto desperta a leitura não só pelos livros nas mãos ou pela venda nos estandes, mas também pela agenda cultural que atrai pessoas de todas as idades e interesses. O gosto pela leitura na cidade também vai tomando forma, conforme o público se depara com as contações de histórias.

“Diariamente, os visitantes envolveram-se com inúmeras histórias apresentadas por atores, contadores, professores e artistas em geral. O poder das palavras contadas hipnotizou as crianças que vieram, com as escolas e também com suas famílias, assistir à festa literária”, destaca a curadora da 19ª Feira Nacional do Livro, Adriana Silva. No sábado (15) pela manhã, o público foi surpreendido pelo cortejo “Encantadores de Histórias”, preparado meses antes da feira, pelo Núcleo de Contação de Histórias da Fundação do Livro e Leitura, com textos dos autores homenageados nesta edição: Ignácio de Loyola Brandão e Heloisa Prieto. O percurso levou o público a uma viagem imaginária através de interações musicais, performances poéticas e teatrais do grupo.

Quem viu se encantou. Patrícia Conceição Urinati Dias, professora infantil, foi uma das pessoas que gostou muito da atividade. “Hoje em dia precisamos disso: trabalhar essa linguagem de histórias e contações. A criança tem que ter o hábito de leitura e os pais têm que incentivar”. Da mesma opinião é a moradora da cidade, Elisete Trindade Santos. “Contar história é arte e as crianças precisam deste contato inicial com a literatura. Vim pela primeira vez à feira e fiquei interessada na programação. As crianças estão gostando bastante. Vale a pena participar. Isso é cultura, é investir na educação”, destacou. A coordenadora do Núcleo de Contação de Histórias, a atriz Míriam Fontana, avalia que o cortejo sempre envolve o público por sua proposta alegre, descontraída e festiva. “Nossa passagem pela feira foi forte e contagiante, construída de maneira coletiva”, comentou.

E teve mais gente que veio pela primeira vez à feira e aprovou as atividades, o espaço e, principalmente, a iniciativa de oferecer cultura gratuitamente e entretenimento em vários modelos. Gente da cidade, da região e de fora do País, como é o caso do estudante francês de engenharia, que mora em São Paulo, Charles Lepere, de 22 anos. “Não sabia da existência deste evento. Estou muito feliz de conhecer uma feira como essa em um espaço bonito, com variedade de livros e que atrai muitas crianças”. João Rezende, comerciante de 52 anos, mora em Caçapava, no interior do Estado e visitou a Feira do Livro pela primeira vez. “Estou achando a feira muito interessante, organizada e segura. Por ser na rua, não esperávamos estar desse jeito”.

Com tanta história já contada ao longo de quase 20 anos, a feira termina neste domingo (16) e já vai deixando saudade na população e nos visitantes de fora. Teve até quem disse que a feira devia ser permanente ou mensal. “Os moradores me pedem para a feira durar o ano inteiro”, comentou a presidente do Conseg (Conselho de Segurança 1), Babi Araújo. Segundo ela, a Feira do Livro, além da cultura, e de toda informação que possibilita, também traz segurança para o entorno do Quarteirão Paulista. “Costumo dizer que a melhor forma da prevenção contra violência é a cultura, a educação e o esporte. A Feira do Livro aqui no centro de Ribeirão Preto é muito bem-vinda”. Babi contou que durante as reuniões do conselho, recebe toda a demanda desta região e os moradores, a cada ano, “só elogiam”, afirma. “Eu só posso parabenizar a organização da feira e torcer para que ela se estenda por muito tempo. Nós amamos essa festa literária e precisamos disso em Ribeirão Preto”, finaliza.

19ª Feira Nacional do Livro

A 19ª Feira Nacional do Livro teve início no dia 9 e termina neste domingo (16) de junho de 2019, em Ribeirão Preto (SP). Trata-se de um dos maiores encontros culturais do país e neste ano traz o tema “Entre Uma História e Outra, Uma Nova História – Um Mundo Melhor para Todos. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” que embasa a tônica de todos salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, exposição de filmes, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, entre outras atividades. São planejadas mais de 330 atrações culturais totalmente gratuitas com nomes referências nas esferas literária, educacional e cultural. A programação completa pode ser acessada no site da Fundação:

https://fundacaodolivroeleiturarp.files.wordpress.com/2019/05/19_fnlrp_revista_final.pdf

Homenageados - Como em todos os anos, a Feira Nacional do Livro fará homenagem a um país – e o escolhido foi a Suécia. Quanto aos autores celebrados, o escritor principal é Ignácio de Loyola Brandão; o autor educação é Boaventura de Sousa Santos; a autora infantojuvenil é Heloisa Prieto; autor local, Gilberto Andrade de Abreu e a professora homenageada, Amini Boainain Hauy. O patrono desta edição é o empresário Luiz Octávio Junqueira Figueiredo.

Realização
O Ministério da Cidadania, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura Municipal, Alta Mogiana, GasBrasiliano, Tanger e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com: Patrocínio Ouro: Alta Mogiana - Açúcar, Etanol e Energia; GasBrasiliano e Tanger. Patrocínio Prata: Ambient, Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Passalacqua, Grupo São Francisco e Savegnago Supermercado. Patrocínio Bronze: Grupo Maubisa, Pedra Agroindustrial, Ribeirão Shopping e Riberdoces. Patrocínio: ACIRP - Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Madeiranit e Grupo Via Brasil. Instituição Cultural Parceira: SESC - Serviço Social do Comércio. Parceria Cultural: Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Colorado John Deere, Imma Escola de Design, Santa Helena, Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Sesi – Serviço Social da Indústria, Grupo Thathi de Comunicação. Apoio Cultural: Consulado Geral da Suécia em São Paulo, Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Ecofalante, Superintendência de Gestão Ambiental, Heurys Tecnologia, IEA – Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, Shopping Iguatemi – Ribeirão Preto, Monreale Hotel Ribeirão Preto, NW3 Comunicação, Protécnica – Proteção Individual Técnica, Rodonaves, Usina São Martinho, Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto, Verbo Nostro Comunicação Planejada, Sistema Clube de Comunicação, EPTV, Rádio CBN, Record TV e SBT. Apoio: Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal de Turismo, Teatro Municipal de Ribeirão Preto, Centro Cultural Palace, Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto, Câmara Municipal de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto - Convention & Visitors Bureau, Brasil Convention & Visitors Bureau, Fundação Educandário, Colégio Marista, Biblioteca Padre Euclides, OAB, Sincovarp - Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, Macboot, Grupo Utam, ALMA – Academia Livre de Música e Artes, IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais, Instituto Ribeirão 2030, Recicla Bytes, Coderp, Daerp, Transerp, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar. Realização Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Prefeitura Municipal, Governo do Estado de São Paulo - Secretaria da Cultura e Economia Criativa, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Brasil – Governo Federal.

Sobre a Fundação - A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior Feira a céu aberto do país. Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividades permanente durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Atendimento à Imprensa
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Luciana Grili (16) 99152 2707 - luciana@verbo.jor.br
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 - andrea@verbo.jor.br
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 - valter@verbo.jor.br
Colaboração:
Juliana Castro - pauta@verbo.jor.br
Gabriel Todaro e Angelo Davanço - redação@verbo.jor.br

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Feminina  Masculino  Mídia  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Telefone: 16-36108659-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.