E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   
Notícias de eventos culturais, lançamentos etc.



Pesquisa




Encontro na Feira do Livro lança pacto a favor de uma cidade educadora em Ribeirão Preto
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Encontro na Feira do Livro lança pacto a favor de uma cidade educadora em Ribeirão Preto
...

Educação é o tema central de pacto assinado por 16 entidades na tarde desta segunda-feira (10). Pauta inicial é a criação de um projeto de cidade para ser apresentado em 2020
Ribeirão Preto (SP) - 10 de junho de 2019 – O encontro Cidades Educadoras do Brasil, realizado nesta segunda-feira (10), na 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, reuniu representantes de 16 entidades que assinaram um pacto pela educação a favor de uma cidade educadora. Coordenado pelo Instituto Ribeirão 2030, o pacto conta com a participação inicial da Prefeitura Municipal, por meio das secretarias da Educação e da Cultura, Câmara Municipal, Instituto de Estudos Avançados da USP, Instituto Mentoria, Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais, Academia Ribeirão-pretana de Educação, Aliança pela Infância, Centro de Voluntariado de Ribeirão Preto, Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Sesi, OAB, Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Escola de Inventor, Instituto Terroá e Projeto Inteligência Artificial nas Escolas.
“A partir da assinatura deste pacto, todas estas entidades serão convidadas a colaborar com sua experiência para a elaboração de um projeto de cidade a ser apresentado em 2020. Este será o primeiro passo rumo à transformação de Ribeirão Preto em uma cidade educadora”, explica Adriana Silva, superintendente do Instituto Ribeirão 2030 e curadora da 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto.
Para o coordenador técnico da Associação Brasileira de Cidades Educadoras, Ramires Brilhante, Ribeirão Preto dá um passo importante ao reunir diversos representantes em torno de um pacto. “Não é uma prefeitura, um governo, que deve ser reconhecido como educador, mas toda uma cidade, encarada como um organismo vivo, que atua por meio da educação formal e da educação informal, seus espaços de convivência e interação. Ser uma cidade educadora é um processo, é um contínuo vir a ser”, afirmou Ramires.
A rede brasileira faz parte da Associação Internacional de Cidades Educadoras, criada como um movimento em 1990, em Barcelona (Espanha). Hoje são perto de 500 cidades em todo o mundo reconhecidas como educadoras. No Brasil, são 20 municípios, sete deles no Estado de São Paulo – Guarulhos, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São Paulo e Sorocaba. A coordenação nacional é de Vitória, capital do Espírito Santo.
As cidades participantes da Associação Brasileira de Cidades Educadoras têm como princípios mais importantes trabalhar a escola como espaço comunitário, trabalhar a cidade como grande espaço educador, aprender na cidade, com a cidade e com as pessoas, valorizar o aprendizado vivencial e priorizar a formação de valores.
“Toda cidade pode ser considerada uma cidade educativa, mas há uma diferença quanto ao conceito de educação educadora. Por exemplo, todo município oferece saúde pública, mas se você tirar o atendimento clínico, todo o resto é promoção de saúde, é educação para a saúde. Quais são os municípios que trabalham assim? Ao atender estes princípios, as cidades começam a trabalhar como educadoras”, finaliza Ramires Brilhante.
19ª Feira Nacional do Livro
A 19ª Feira Nacional do Livro acontece entre os dias 9 a 16 de junho de 2019, em Ribeirão Preto (SP). Trata-se de um dos maiores encontros culturais do País e neste ano traz o tema “Entre Uma História e Outra, Uma Nova História – Um Mundo Melhor para Todos. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” que embasa a tônica de todos salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, exposição de filmes, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, entre outras atividades. São planejadas mais de 330 atrações culturais totalmente gratuitas com nomes referências nas esferas literária, educacional e cultural. A programação completa pode ser acessada no site da Fundação:
https://fundacaodolivroeleiturarp.files.wordpress.com/2019/05/19_fnlrp_revista_final.pdf .

Homenageados
Como em todos os anos, a Feira Nacional do Livro fará homenagem a um país – e o escolhido foi a Suécia. Quanto aos autores celebrados, o escritor principal é Ignácio de Loyola Brandão; o autor educação é Boaventura de Sousa Santos; a autora infantojuvenil é Heloisa Prieto; autor local, Gilberto Andrade de Abreu e a professora homenageada, Amini Boainain Hauy. O patrono desta edição é o empresário Luiz Octávio Junqueira Figueiredo.
Realização
O Ministério da Cidadania, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura Municipal, Alta Mogiana, GasBrasiliano, Tanger e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Ouro: Alta Mogiana - Açúcar, Etanol e Energia; GasBrasiliano e Tanger. Patrocínio Prata: Ambient, Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Passalacqua, Grupo São Francisco e Savegnago Supermercado. Patrocínio Bronze: Grupo Maubisa, Pedra Agroindustrial, RibeirãoShopping e Riberdoces. Patrocínio: ACIRP - Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Madeiranit e Grupo Via Brasil. Instituição Cultural Parceira: SESC - Serviço Social do Comércio. Parceria Cultural Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Colorado John Deere, Imma Escola de Design, Santa Helena, Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Sesi – Serviço Social da Indústria, Grupo Thathi de Comunicação. Apoio Cultural: Consulado Geral da Suécia em São Paulo, Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Ecofalante, Superintendência de Gestão Ambiental, Heurys Tecnologia, IEA – Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, Shopping Iguatemi – Ribeirão Preto, Monreale Hotel Ribeirão Preto, NW3 Comunicação, Protécnica – Proteção Individual Técnica, Rodonaves, Usina São Martinho, Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto, Verbo Nostro Comunicação Planejada, Sistema Clube de Comunicação, EPTV, Rádio CBN, Record TV e SBT. Apoio: Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal de Turismo, Teatro Municipal de Ribeirão Preto, Centro Cultural Palace, Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto, Câmara Municipal de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto - Convention & Visitors Bureau, Brasil Convention & Visitors Bureau, Fundação Educandário, Colégio Marista, Biblioteca Padre Euclides, OAB, Sincovarp - Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, Macboot, Grupo Utam, ALMA – Academia Livre de Música e Artes, IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais, Instituto Ribeirão 2030, Recicla Bytes, Tonin Superatacado, Coderp, Daerp, Transerp, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar. Realização Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Prefeitura Municipal, Governo do Estado de São Paulo - Secretaria da Cultura e Economia Criativa, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Brasil – Governo Federal.
Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior Feira a céu aberto do país. Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividades permanente durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Atendimento à Imprensa
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Luciana Grili (16) 99152 2707 - luciana@verbo.jor.br
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 - andrea@verbo.jor.br
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 - valter@verbo.jor.br
Colaboração:
Juliana Castro - pauta@verbo.jor.br
Gabriel Todaro e Angelo Davanço - redação@verbo.jor.br

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Telefone: 16-36108659-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Tags
•  EDUCAÇÃO  •  CULTURA  •  SAÚDE  •  TECNOLOGIA  •  INTERNET  •  TI  

Mais tags
O que são tags ?

Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.