E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   
Notícias de eventos culturais, lançamentos etc.



Pesquisa




Marcelino Freire e Boaventura de Sousa Santos têm encontro marcado com participantes da 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, neste dia 11
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Marcelino Freire e Boaventura de Sousa Santos têm encontro marcado com participantes da 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, neste dia 11
...

A programação do terceiro dia da feira é diversificada e vai desde aproximação de estudantes a leitores, a oficinas, salão de ideias, roda de conversa, salas de aula abertas, ao debate importante sobre a crise na Venezuela e a conferência internacional com o autor educação, homenageado neste ano

Ribeirão Preto (SP), 10 de junho de 2019 – A manhã da terça-feira (11) começa em Ribeirão Preto com poesia, encontro com leitores e escritores e muito espaço para reflexão. Esse é o cenário da 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto que entra no seu terceiro dia. A primeira atividade da agenda é totalmente centrada em estudantes da rede particular de ensino com o Projeto “Combinando Palavras” e traz para a Sala Principal do Theatro Pedro II, o escritor Marcelino Freire, que receberá os trabalhos produzidos pelos alunos após lerem e estudarem a obra do autor.

Para Marcelino Freire, é sempre uma alegria encontrar com os jovens leitores. Conversar olho no olho. Aprender e apreender com eles. Mostrar que a literatura está viva. Na opinião do escritor, que foi um dos selecionados para as atividades do projeto nesta edição da feira, a iniciativa é necessária. “É pela leitura que se dá a verdadeira transformação”, expressa.

Seguindo este clima aberto ao universo das palavras e à criatividade, o Sesc ocupa o Gabinete de Curiosidades e Habilidades, com a Oficina Criando histórias e semeando saberes: Isogravura, com a Companhia O Curioso. A atividade acontece na Esplanada do Teatro Pedro II, das 9h às 13h. Os participantes terão a oportunidade de fazer uma poesia coletiva que resultará num pequeno livro. O trabalho de ilustração individual será feito a base de Isogravura, técnica da xilogravura (muito parecido com um carimbo) por meio de isopor.

Às 9h30, a poesia toma conta do Auditório Meira Junior, nas dependências do Theatro Pedro II, com a participação da poeta, atriz, slammer e arte-educadora Luiza Romão. Ela que é de Ribeirão Preto, mas tem construído uma carreira nacional e internacional reconhecida, discutirá seu livro Sangria, além da influência do feminismo e do spoken word em sua produção poética. Durante o bate-papo haverá também performance ao vivo. Luiza é formada em Artes Cênicas, escreveu Coquetel Motolove e já participou de inúmeras coletâneas virtuais e impressas de poesia contemporânea. Seu projeto multi-artístico Sangria circulou por diversos estados brasileiros e países da América do Sul.

A tarde segue recheada de atrações que passeiam por questões atreladas aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Às 14h acontece a Roda de Conversa sobre Ética e Meio Ambiente, com o empresário e filósofo Caio Vinícius Osman, no Centro Cultural Palace, na Galeria 1º andar. Durante o encontro voltado a discutir como a humanidade pode compartilhar o mesmo espaço com os outros seres-vivos do planeta e com o meio ambiente, os participantes poderão resgatar a linguagem da vida, fruto do ideal filosófico atemporal, para poder ser justo com o meio ambiente.

Também às 14h30, acontece o Salão de Ideias Cordel: patrimônio cultural em movimento, com Arnaldo Martinez de Bacco Jr., Marcio Fabiano Monteiro e Fernando José dos Santos, e com o ator, professor e cordelista Gilson Rollemberg como mediador, no Centro Cultural Palace, no Auditório Pedro Paulo da Silva. Considerado patrimônio cultural do Brasil, o cordel tem grande influência cultural percorrida desde as raízes nordestinas até mesmo, nos movimentos contemporâneos da literatura na região sudeste. O movimento contribui para a divulgação da arte, das tradições populares e, também, para a perpetuação do folclore brasileiro.

Às 16h, será oferecida a Sala de Aula Aberta A literatura infantil no contexto do desenvolvimento da competência social, com a Marlene Trivellato Ferreira e Damaris S. C. Borges, do Centro Universitário Barão de Mauá, no Centro Cultural Palace, Auditório 1º Andar. A aula abordará o uso da literatura infantil pelo professor, como instrumento para a promoção da competência social de crianças e adolescentes, prevista pela Base Nacional Comum (BNCC).

Às 16h30, o público tem encontro marcado com o autor Marcelino Freire, durante Salão de Ideias promovido pelo Sesc, no Auditório Meira Junior, no Theatro Pedro II. Freire contará sua trajetória como leitor e escritor, além de que falará sobre como identificar as entrelinhas de um texto. De origem pernambucana e de uma família de não-leitores, vive em São Paulo desde 1991. Escreveu, entre outras obras, Contos Negreiros, com o qual venceu o Prêmio Jabuti. Em 2013, lançou o romance Nossos Ossos. É criador e curador da Balada Literária, evento que reúne, anualmente, desde 2006, uma centena de escritores nacionais e internacionais, pelo bairro paulistano da Vila Madalena.

Às 17h, o ponto de destaque do final da tarde é a Mesa de Debate Crise na Venezuela, realizada pela OAB, no Centro Cultural Palace, auditório Pedro Paulo da Silva. As especialistas Cynthia Soares Carneiro e Carolina Silva Pedroso farão uma introdução sobre a polarização política na Venezuela e os reflexos humanitários da crise, como por exemplo, a imigração. Com início em 2013, desde o fim do governo de Hugo Chávez, a crise perdura até os dias de hoje, com o governo de Nicolás Maduro, sendo a pior fase da história da Venezuela. O debate tem a mediação de Bruno César Castro Cunha.

A noite da Feira se inicia com o Salão de Ideias, Escala para o Bem, com Leonardo Lima e Leandro Lima. O encontro que acontece no Centro Cultural Palace, às 19h, no Auditório Pedro Paulo da Silva, irá abordar como a McDonald’s Corporation, uma das principais marcas de restaurantes do mundo, utiliza sua escala global para transformar a realidade em soluções inovadoras e ações coletivas. A empresa identificou oportunidades em alguns dos desafios sociais e ambientais mais urgentes atualmente, com a adoção de práticas para impulsionar um progresso significativo, contribuindo com clientes, funcionários, franqueados, fornecedores e outros parceiros no caminho do desenvolvimento sustentável.

Conferência
Destaque principal da programação de todo o dia, a Conferência conta com o professor, poeta e rapper, Renan Inquérito, apresentando o tema A Ecologia de Saberes: entre o rap e a sociologia, no Theatro Pedro II, Sala Principal, a partir das 19h30. Renan passou um período de seu doutorado na Universidade de Coimbra, em Portugal e, trabalhou diretamente com o professor Boaventura de Sousa Santos, homenageado como autor educação da 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. Juntos, realizaram várias atividades voltadas a mostrar como a sua arte e as ciências sociais poderiam ser enriquecidas através da ecologia de saberes, criando o que Boaventura designa como pós-abissal. O resultado pode ser visto nas letras de Inquérito com base em suas principais teorias durante esse exercício, publicadas no livro Na Oficina do Sociólogo Artesão.

Logo após a conversa com Renan Inquérito, o português e autor educação homenageado Boaventura de Sousa Santos assume o palco do Theatro Pedro II, às 20h. Boaventura é doutor em Sociologia do Direito pela Universidade de Yale e professor catedrático jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde também dirige o Centro de Estudos Sociais. É também coordenador científico do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa. Sua fala abre o Seminário de Educação do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, IEA-RP que prossegue na semana.

OUTRAS ATIVIDADES DO DIA

OBS> Todos os eventos são gratuitos. Nos espaços sujeitos à lotação, os participantes devem retirar senha com uma hora de antecedência na Central de Informações. Nos demais locais, a entrada será feita por ordem de chegada.
8h30 - Encontro de Marcelino Freire com estudantes do projeto Combinando Palavras
Local: Theatro Pedro II – Sala Principal

9h - APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA | Feira de Teatro Lambe-Lambe
Local: Sesi Ribeirão Preto
Apresentação simultânea de diversas caixas lambe-lambe. A feira foi idealizada como um ponto de encontro dos integrantes do coletivo Teatro de Caixeiros - uma intervenção que apresenta suas caixas e respectivas histórias em miniatura.

9h - PALESTRA | O que você sabe sobre as drogas? [Comad]
Local: Auditório Sincovarp
O encontro visa solucionar dúvidas sobre os principais tipos de drogas e seus mecanismos de ações - com Caroline Leone. Realizado pelo Conselho Municipal sobre Álcool e Outras Drogas de Ribeirão Preto (Comad). Atividade agendada.

9h - MESA-REDONDA | Literatura e resistência: representações da imagem feminina - com Marineia Lima Cenedezi, Michelle Aranda Facchin e Lilliân Alves Borges
Local: Centro Cultural Palace - Auditório Pedro Paulo da Silva
Baseando-se no conceito de literatura como resistência, as debatedoras discorrem sobre personagens femininas em narrativas literárias que impulsionam a reflexão acerca do papel da mulher no espaço social.

9h - SARAU [Sesi CE298]
Local: Espaço Sustent’ Arte
Alunos dos 8º anos e do 3º ano do Ensino Médio apresentam um sarau musical e poético baseado nas obras de Ziraldo.

9h - LEITURA DRAMÁTICA [Sesi CE342]
Local: Estande Fundação do Livro e Leitura
Leitura dramática do romance distópico de Ignácio de Loyola Brandão, “Não verás País nenhum”, com discussão sobre inquietações presentes na obra, que interferem na realidade brasileira.

9h às 13h - OFICINA | Criando Histórias e semeando saberes: Isogravura - com Companhia O Curioso
Local: Gabinete de Curiosidades e Habilidades – Sesc
Os participantes farão uma poesia coletiva resultando num pequeno livro e para ilustração individual utilizarão a Isogravura, técnica da xilogravura com o isopor.

9h30 - SALÃO DE IDEIAS | Novas histórias pela literatura: Carolina Maria de Jesus e Cora Coralina - com Sueli Fernandes, Sada Ali, Marcos Diamantino e Luiz Felipe Nunes
Local: Centro Cultural Palace - Auditório 1º andar
Através das letras, Cora e Carolina foram vozes intensas em uma sociedade brasileira desigual e machista. Conseguiram espaços para suas narrativas e permanecem essenciais, numa atualidade onde pouca coisa mudou.

9h30 - EXIBIÇÃO DE FILME E DEBATE | O Homem do Saco
Local: Biblioteca Padre Euclides
O filme trata de um personagem real, um homem que vive à margem, catando materiais recicláveis. Erradicação da pobreza, trabalho decente e consumo responsável serão objetivos para a sustentabilidade presentes no debate conduzido pelo filósofo da ética e educação em saúde, Ronildo Alves dos Santos e Ana Maria Razaboni. Atividade agendada.

9h30 - SALÃO DE IDEIAS | Luiza Romão
Local: Theatro Pedro II - Auditório Meira Junior
A poeta, atriz, slammer e arte-educadora discutirá seu livro “Sangria”, além da influência do feminismo e do spoken word em sua produção poética. Durante o bate-papo, também haverá performance ao vivo. Formada em Artes Cênicas, Luiza Romão também escreveu “Coquetel Motolove” e já participou de inúmeras antologias virtuais e impressas de poesia contemporânea. Seu projeto multi-artístico “Sangria” circulou por diversos estados brasileiros e países latino-americanos.

10h - APRESENTAÇÃO TEATRAL [Sesi CE259]
Local: Espaço Sustent’ Arte
Apresentação teatral dos alunos do 3º ano do Ensino Médio que retrata o uso excessivo da tecnologia nos lares brasileiros e o descarte inadequado do lixo eletrônico, que causa sérios riscos à saúde da população e ao meio ambiente.

10h - OFICINA | Quintais Produtivos - Cultive o seu alimento [Fundação Educandário]
Local: Coreto Praça XV
Dicas para adotar práticas sustentáveis: separar o lixo, compostar resíduos orgânicos e cultivo de horta em pequenos espaços.

10h e 15h30 - ESPETÁCULO DE TEATRO | As Presepadas de Damião - com Damião e Cia de Teatro
Local: Esplanada Theatro Pedro II
O espetáculo narra a saga do herói errante Damião, um homem pobre, amigo da vadiagem, esperto e generoso, que viu sua vida - e de toda a humanidade - transformada após a visita de dois misteriosos viajantes. Baseada no conto de origem medieval “O Ferreiro e a Morte”, a peça bebe de expressões regionais da cultura popular brasileira como a folia de reis e o maracatu.

11h - CONTAÇÃO DE HISTÓRIA [Sesi CE259]
Local: Espaço Sustent’ Arte
Contação de histórias pelo 9º ano do Ensino Fundamental sobre o livro “O Colecionador de Histórias” de Edison Rodrigues Filho.

13h - INTERVENÇÃO | Travessia - com Grupo Caixa de Imagens
Local: Esplanada Theatro Pedro II
Travessia trabalha na atmosfera da intimidade, criando elos, quebrando distâncias, colocando lado a lado, atores e público. A poesia que nasce da saudade de tudo o que o homem é, e pelo o que ainda poderia ter sido é o ponto de partida dessa intervenção, que instaura um corte no espaço e no tempo para permanecer gravado na memória.

13h - SARAU [Sesi CE297]
Local: Espaço Sustent’ Arte
Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental declamam poemas de Cecília Meireles.

13h - OFICINA | Aproveitamento integral dos alimentos - com Aline Cristiane Pernati Marchetti [Sesi]
Local: Espaço Sustent’ Arte
Por meio da oficina, a nutricionista pretende sensibilizar os participantes à prática sustentável no preparo dos alimentos, apresentando quais de suas partes podem ser aproveitadas, seus valores nutricionais, bem como suas formas de higienização e conservação.
Capacidade máxima: 30 pessoas.

14h - CORAL [Sesi CE362 e CE346]
Local: Espaço Sustent’ Arte
Alunos dos 3º e 4º anos do Ensino Fundamental I fazem uma apresentação de canto/coral com a música “Brincar de Ler”, do grupo Palavra Cantada.

14h - Sala de Aula Aberta | Práticas interdisciplinares na formação de professores - com Claudia Baldo, Liliane Cury Sobreira, Damaris S. C. Borges [Centro Universitário Barão de Mauá]
Local: Centro Cultural Palace - Auditório 1º Andar
As professoras e pedagogas relatam uma experiência de ensino e aprendizagem muito interessante, envolvendo um trabalho interdisciplinar entre a arte, o jogo, a brincadeira e as tecnologias digitais de informação e comunicação.

14h - RODA DE CONVERSA | Ética e Meio Ambiente - com Caio Vinícius Osman
Local: Centro Cultural Palace - Galeria 1º andar
A humanidade compartilha com inúmeras formas de vida a existência na generosa Mãe Terra e o ser humano precisa urgentemente resgatar a linguagem da vida, fruto do ideal filosófico atemporal, para poder ser justo com o meio ambiente.

14h - PALESTRA | Se droga fosse bom, não chamaria droga [Comad]
Local: Auditório Sincovarp
O encontro apresentará casos reais de jovens bem-sucedidos, confrontando-os com exemplos de usuários que tiveram seus planos e desafios para o futuro destruídos pelo uso das drogas - com Samuel Ferreira. Realizado pelo Conselho Municipal sobre Álcool e Outras Drogas de Ribeirão Preto (Comad). Atividade agendada.

14h - APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA | Coral Infanto-juvenil da Orquestra Sinfônica - com regência de Snizhana Drahan
Local: Centro Cultural Palace - Auditório Pedro Paulo da Silva
14h30 - SALÃO DE IDEIAS | Cordel: patrimônio cultural em movimento - com Arnaldo Martinez de Bacco Jr, Marcio Fabiano Monteiro e Fernando José dos Santos
Local: Centro Cultural Palace - Auditório Pedro Paulo da Silva
Considerado patrimônio cultural do Brasil, o cordel tem sua longa influência cultural percorrida desde as raízes nordestinas até os movimentos contemporâneos da literatura na região sudeste. É a divulgação da arte, das tradições populares e contribui para a perpetuação do folclore brasileiro. Organização da UEI – União dos Escritores Independentes. Mediação: Gilson Rollemberg (ator, professor e cordelista).

14h às 18h - OFICINA | Poesia Têxtil - com Zezé e Alvinho Cherubini
Local: Gabinete de Curiosidades e Habilidades – Sesc
Utilizando retalhos de tecido, linhas, rendas e diversos aviamentos, os participantes irão ilustrar em um painel de tecido, poemas inspirados nas obras de Manuel de Barros e Cecília Meireles.

14h30 - LANÇAMENTO DE LIVRO | “(Des)igualdade: esse prefixo desumano” [Colégio Anglo Ribeirão]
Local: Theatro Pedro II - Auditório Meira Junior
Apresentação artística para lançamento da coletânea, que é o quinto livro de poemas, crônicas e imagens dos alunos do Colégio.

14h30 - CONTAÇÃO DE HISTÓRIA | O Bicho Manjaléu - com Ademir Apparício Júnior
Local: Tenda Sesc
Um velho sentia muitas saudades de suas três filhas que foram raptadas. Seu filho mais novo, ao separar uma briga, ganhou presentes mágicos que o fariam resgatar suas três irmãs, mas para isso precisaria se encontrar com o temível Bicho Manjaléu. Livre inspiração em conto de Monteiro Lobato. ACESSÍVEL EM LIBRAS.

14h30 - ENTREGA DO PRÊMIO PROFESSOR ELECTRO BONINI | IX Concurso Nacional de Projetos Escolares de Incentivo à Leitura [UNAERP]
Local: Biblioteca Padre Euclides
O concurso foi voltado para professores das séries finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) das redes pública e particular de ensino de todo o Brasil e teve como objetivo incentivar e divulgar o trabalho de formação de jovens leitores, desenvolvido por professores em ambiente escolar.

A proposta visou incentivar a atuação de professores em sala de aula para promover o contato de seus alunos com a língua portuguesa, bem como identificar e dar visibilidade a projetos de incentivo à leitura, de forma a valorizar o trabalho de professores no País.

14h30 - APRESENTAÇÃO TEATRAL | O Livro Enfeitiçado - com Cia Nuvenzinha Azul
Local: Estande Fundação do Livro e Leitura
A peça, baseada no livro “Fantástico Mundo de Cordel”, de Arlene Holanda, conta a história de Marianinha, uma menina que mora no sertão e adora ler livros. Em uma noite misteriosa, seu livro se abre e os personagens da história ganham vida em uma grande aventura.

15h - OFICINA | Arte com Argila - Em harmonia com a terra [Fundação Educandário]
Local: Coreto Praça XV
O participante descobre, através do contato com a argila, os inúmeros benefícios da terra, além de explorar a criatividade na elaboração de pequenas esculturas.

15h - OFICINA POÉTICA | Lettering em placa de madeira - com Cristiane Cordeiro
Local: Espaço Sustent’ Arte
Os participantes são levados ao mundo da escrita por meio de técnicas de caligrafia, utilizando como suporte, placas de madeira, que também serão customizadas com a utilização de diversos materiais. Capacidade máxima: 30 pessoas.

15h30 - DECLAMAÇÃO DE POESIAS ADEVIRP
Local: Estande Fundação do Livro e Leitura

16h - SALA DE AULA ABERTA | A literatura infantil no contexto do desenvolvimento da competência social - com Marlene Trivellato Ferreira e Dâmaris S. C. Borges [Centro Universitário Barão de Mauá]
Local: Centro Cultural Palace - Auditório 1º Andar
A aula discute o uso da literatura infantil, pelo professor, como instrumento para a promoção da competência social de crianças e adolescentes, prevista pela BNCC - Base Nacional Comum Curricular.

16h30 - SALÃO DE IDEIAS | Marcelino Freire
Local: Theatro Pedro II - Auditório Meira Junior
Marcelino Freire contará sua trajetória como escritor e leitor, além de falar de leituras e sobre como identificar as entrelinhas de um texto. Nascido no sertão pernambucano em uma família de não-leitores, vive em São Paulo desde 1991. Escreveu, entre outros, “Contos Negreiros” (Editora Record, 2005), com o qual foi vencedor do Prêmio Jabuti. Em 2013, lançou o romance “Nossos Ossos” (Record, Prêmio Machado de Assis). É o criador e curador da Balada Literária, evento que reúne, anualmente, desde 2006, uma centena de escritores nacionais e internacionais, pelo bairro paulistano da Vila Madalena. ACESSÍVEL EM LIBRAS.

17h - MESA DE DEBATE | Crise na Venezuela [OAB]
Local: Centro Cultural Palace - Auditório Pedro Paulo da Silva
Especialistas farão uma introdução sobre a polarização política na Venezuela e os reflexos humanitários da crise, como por exemplo, a imigração - com Cynthia Soares Carneiro e Carolina Silva Pedroso. Realização: OAB. Mediação: Bruno César Castro Cunha.

17h30 - INTERVENÇÃO | Pow Pow Pow - com Bollywood Clown
Local: Calçadão
Em um programa de auditório interativo realizado ao ar livre, um grupo de performers e palhaços cruzam a comédia circense com a música e as coreografias da televisão e do cinema indiano atual, a chamada Bollywood. Entre as sequências de dança, o público é convidado a participar de jogos de improvisação e humor, além de aprender as coreografias.

18h - RODA DE CONVERSA | Educação para o desenvolvimento sustentável [Fundação Educandário]
Local: Coreto Praça XV
Diálogos e reflexões com os educadores da Fundação Educandário e convidados.

18 às 20h - OFICINA | Jovens pelo clima: ativismo, empreendedorismo e participação na política
Local: Estande Instituto Terroá

A oficina objetiva demonstrar na prática como ferramentas utilizadas pelo Programa Jovens Transformadores, do Instituto Terroá, que passam pelo ativismo, pelo empreendedorismo e pela participação na política podem catalisar transformações em nossas comunidades.

18h30 - APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA | Flashmob - com An Sullivan e Adevirp
Local: Estande Fundação do Livro e Leitura

19h - SALA DE AULA ABERTA | Projeto de ciências voltado para meninas - com Izabela Guerra Pereira [IEA-RP/USP]
Local: Centro Cultural Palace - Auditório 1º Andar
Reflexão sobre a importância das mulheres no cenário científico, trazendo grandes nomes que marcaram o progresso da ciência e mostrando o resultado de um programa de extensão voltado para o público feminino.

19h - SALÃO DE IDEIAS | Escala para o Bem – com Leonardo Lima e Leandro Lima
Local: Centro Cultural Palace - Auditório Pedro Paulo da Silva
O encontro irá abordar como a McDonald’s Corporation, uma das principais marcas de restaurantes do mundo, utiliza sua escala global para transformar a realidade em soluções inovadoras e ações coletivas. A empresa identificou oportunidades em alguns dos desafios sociais e ambientais mais urgentes atualmente, com a adoção de práticas para impulsionar um progresso significativo, contribuindo com clientes, funcionários, franqueados, fornecedores e outros parceiros no caminho do desenvolvimento sustentável.

19h30 - SARAU [Centro Educacional Marista Ir. Rui]
Local: Estande Fundação do Livro e Leitura
Ação realizada pela área das linguagens, fruto de diversas atividades vivenciadas dentro e fora da sala de aula, abordando questões sobre fraternidade e políticas públicas, envolvendo músicas, danças, intervenções artísticas, poemas e textos, tanto de autoria dos próprios estudantes quanto de autores da literatura.

19h30 - PALESTRA | “Entre uma história e outra, uma nova história: as misérias diárias de Carolina Maria de Jesus em Quarto de despejo – Diário de uma favelada” - com André Luiz Alselmi [Centro Universitário Barão de Mauá]
Local: Theatro Pedro II - Auditório Meira Junior
André Luiz Alselmi discute aspectos importantes da obra de Carolina Maria de Jesus, que constitui um duro retrato do cotidiano de uma catadora de lixo, moradora de uma favela em São Paulo.

19h30 - A Ecologia de Saberes: entre o rap e a sociologia
Local: Theatro Pedro II - Sala Principal
Renan Inquérito teve a oportunidade de passar o período de seu doutorado na Universidade de Coimbra, em Portugal e, trabalhou diretamente com o professor Boaventura de Sousa Santos (foto). O desafio foi mostrar como a sua arte e as ciências sociais poderiam ser enriquecidas através da ecologia de saberes, criando o que Boaventura designa por conhecimento pós-abissal. Juntos, realizaram várias atividades com este objetivo. O resultado pode ser visto nas letras de Inquérito com base em suas principais teorias durante esse exercício - publicadas no livro “Na Oficina do Sociólogo Artesão”.

20h - CONFERÊNCIA | Boaventura de Sousa Santos
Local: Theatro Pedro II - Sala Principal
Doutor em Sociologia do Direito pela Universidade de Yale e professor catedrático jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde também dirige o Centro de Estudos Sociais, Boaventura de Sousa Santos é também coordenador científico do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa. Sua fala abre o Seminário de Educação IEA-RP - Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. ACESSÍVEL EM LIBRAS.

Atendimento à Imprensa
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Juliana Castro e Gabriel Todaro (pauta@verbo.jor.br e redacao@verbo.jor.br)

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Feminina  Masculino  Mídia  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Telefone: 16-36108659-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Tags
•  EDUCAÇÃO  •  CULTURA  •  SAÚDE  •  TECNOLOGIA  •  INTERNET  •  TI  

Mais tags
O que são tags ?

Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.