E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Seminário na 19ª Feira Nacional do Livro debate desafios, diagnósticos e propostas para a educação básica brasileira
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Boaventura de Sousa Santos
Boaventura de Sousa Santos

Abertura do seminário promovido pelo IEA (Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, Polo Ribeirão Preto), será no dia 11 de junho, no Theatro Pedro II, com conferência do português Boaventura de Sousa Santos

Ribeirão Preto (SP), 7 de junho de 2019 – Cultura e educação sempre andaram de mãos dadas na Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. E nesta 19ª edição não poderia ser diferente, com a realização do Seminário de Educação “Dificuldades aparentes, desafios reais. Diagnósticos e propostas para a educação básica brasileira”, promovido pelo IEA (Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, Polo Ribeirão Preto) em parceria com a Fundação do Livro e Leitura. Os debates ocorrerão nos dias 11, 12 e 13 de junho, na sala principal do Theatro Pedro II.

“O objetivo do seminário é debater questões fundamentais relacionadas à educação básica de nosso país, dando ênfase às tecnologias aplicadas à educação, a relevância dos critérios qualitativos e quantitativos, enfatizando também a importância da discussão sobre a profissão professor”, avalia João Henrique Rafael Júnior, Analista de Comunicação do Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto. O seminário tem como público-alvo professores da rede de ensino pública e privada de Ribeirão Preto e região, assim como estudantes, pesquisadores e profissionais ligados à área da educação e ensino, e demais interessados nos temas abordados. A programação é gratuita e serão distribuídas senhas com 30 minutos de antecedência em cada dia de realização dos debates.

A abertura do seminário, no dia 11 de junho, às 19h30, terá as conferências do rapper Renan Inquérito e do professor português Boaventura de Sousa Santos. Inquérito, que vai abordar o tema “A Ecologia de Saberes: entre o rap e a sociologia”, teve a oportunidade de passar o período de seu doutorado na Universidade de Coimbra, em Portugal, e trabalhou diretamente com Boaventura. O desafio foi mostrar como a sua arte e as ciências sociais poderiam ser enriquecidas através da ecologia de saberes, criando o que o professor português designa por conhecimento pós-abisal. Juntos, realizaram várias atividades com este objetivo. O resultado pode ser visto nas letras de Inquérito com base em suas principais teorias durante esse exercício – publicadas no livro “Na Oficina do Sociólogo Artesão”.

Boaventura de Sousa Santos
Nascido em 1940, em Coimbra (Portugal), Boaventura de Sousa Santos é doutor em Sociologia do Direito pela Universidade de Yale e professor catedrático jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde também dirige o Centro de Estudos Sociais. É coordenador científico do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa. Possui inúmeras publicações nas áreas de sociologia do direito e política, estudos pós-coloniais, movimentos sociais e direitos humanos, com traduções para oito línguas. É também poeta, com 13 livros lançados no Brasil e em Portugal.
Boaventura é também o autor educação homenageado nesta edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. “Trata-se de um reconhecimento que a Fundação do Livro e Leitura faz a uma pessoa que, de uma maneira muito abrangente, tem alterado a maneira como pensamos e enxergamos o mundo. Suas contribuições filosóficas, resultado de suas observações, de suas pesquisas, de seus trabalhos acadêmicos e de sua vivência, contribuem para uma maior compreensão do estado em que estamos, de onde viemos e quais caminhos temos que percorrer para chegarmos aonde desejamos chegar. Ter o Boaventura de Sousa Santos em Ribeirão Preto é um momento de materializar este debate tão importante na concepção do momento histórico em que vivemos, não sob o ponto de vista do Brasil, mas sob o ponto de vista planetário”, analisa Adriana Silva, curadora da 19ª Feira Nacional do Livro.

Sobre o IEA
O Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto (IEA-RP), tem como missão pesquisar e discutir, de forma aprofundada e abrangente, questões fundamentais das ciências (exatas, biológicas e humanas), da tecnologia, das artes e das demais áreas do conhecimento, estimulando a interdisciplinaridade, promovendo a inovação e contribuindo para a análise de questões sociais e a formulação de políticas públicas em Ribeirão Preto e região.
As atividades do Instituto são fundamentalmente transdisciplinares, envolvem parcerias com as diversas Unidades da USP, além de instituições e organizações externas, e acontecem por meio de estudos dos grupos de pesquisa e dos professores em torno de temas de ponta; planejamento e realização de programações científicas e de difusão do conhecimento; a produção do programa de rádio \"USP Analisa\" e a publicação da revista “Estudos Avançados”, em conjunto com livros e artigos sobre os temas investigados.

Sobre a Fundação do Livro e Leitura
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior Feira a céu aberto do país. Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividades permanentes durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Confira a programação do Seminário de Educação “Dificuldades aparentes, desafios reais. Diagnósticos e propostas para a educação básica brasileira”
11 de junho – Theatro Pedro II
19h30: A Ecologia de Saberes: Entre o rap e a sociologia
Apresentação: Renan Inquérito
Renan Inquérito é doutor em Geografia, rapper, MC e poeta com 20 anos de carreira e tem um vasto trabalho com o professor Boaventura de Sousa Santos.
Conferência com Boaventura de Sousa Santos
Abertura do Seminário com o autor educação homenageado da 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto
Boaventura de Sousa Santos é doutor em Sociologia do Direito pela Universidade de Yale e Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Distinguished Legal Scholar da Universidade de Wisconsin-Madison. Foi também Global Legal Scholar da Universidade de Warwick e Professor Visitante do Birkbeck College da Universidade de Londres. É diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e coordenador científico do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa e também poeta.

12 de junho – Theatro Pedro II
13h30: Documentos oficiais (Eles favorecem ou limitam a ação docente?)
Expositor: Francisco Aparecido Cordão / Debatedor: Elie Ghanem
Francisco Aparecido Cordão é educador, sociólogo e filósofo. Graduado em Filosofia e Pedagogia e especialista em Educação Profissional, Administração Educacional e Sociologia da Educação.
Elie Ghanem tem graduação em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação na USP. É responsável pelo grupo de pesquisa do Centro Universitário de Investigações em Inovação, Reforma e Mudança Educacional.

15h30: Tecnologias e educação (Em busca da articulação entre meios e fins)
Expositor: Lino de Macedo / Debatedor: Nilson José Machado
Lino de Macedo é doutor e livre-docente em Psicologia pela USP e professor e orientador no programa de pós-graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano da USP.
Nilson José Machado é doutor em Filosofia da Educação e livre-docente na área de Epistemologia e Didática pela USP, onde também atua como professor sênior.

13 de junho – Theatro Pedro II
13h30: Qualidade na educação (Diálogo entre os aspectos qualitativos e quantitativos)
Expositor: Luís Carlos de Menezes / Debatedor: Lino de Macedo
Luís Carlos de Menezes é doutor em Física e consultor da Unesco para propostas curriculares. É também membro do conselho do Prêmio Jabuti de Literatura, junto à Câmara Brasileira do Livro.
Lino de Macedo é doutor e livre-docente em Psicologia pela USP e professor e orientador no programa de pós-graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano da USP.
15h30: Profissão professor (Profissionalismo e competência na ação docente)
Expositor: Bernardette Angelina Gatti / Debatedor: Lino de Macedo
Bernardette Angelina Gatti é pós-doutorada na Université de Montréal e na Pennsylvania State University. Atuou como consultora da Unesco e é membro titular da Academia Paulista de Educação.
Lino de Macedo é doutor e livre-docente em Psicologia pela USP e professor e orientador no programa de pós-graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano da USP.

19ª Feira Nacional do Livro
A 19ª Feira Nacional do Livro acontece entre os dias 9 a 16 de junho de 2019, em Ribeirão Preto (SP). Trata-se de uma das maiores programações culturais do país e neste ano traz o tema “Entre Uma História e Outra, Uma Nova História – Um Mundo Melhor para Todos. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” que embasa a tônica de todos salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, exposição de filmes, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, entre outras atividades. São planejadas mais de 330 atrações culturais totalmente gratuitas com nomes referências nas esferas literária, educacional e cultural. A programação completa pode ser acessada no site da Fundação:
https://fundacaodolivroeleiturarp.files.wordpress.com/2019/05/19_fnlrp_revista_final.pdf .

Homenageados
Como em todos os anos, a Feira Nacional do Livro fará homenagem a um país – e o escolhido foi a Suécia. Quanto aos autores celebrados, o escritor principal é Ignácio de Loyola Brandão; o autor educação é Boaventura de Sousa Santos; a autora infantojuvenil é Heloisa Prieto; autor local, Gilberto Andrade de Abreu e a professora homenageada, Amini Boainain Hauy. O patrono desta edição é o empresário Luiz Octávio Junqueira Figueiredo.

Lista completa de locais da Feira e endereços
ACIRP
Rua Visconde de Inhaúma, 489 – Centro

Biblioteca Padre Euclides
Rua Visconde de Inhaúma, 490, 1º andar, Centro

Centro Cultural Palace
Rua Álvares Cabral, 322 – Centro

Coreto Praça XV
Rua Álvares Cabral, 370 – Centro

Espaço Sustent’arte
Rua Álvares Cabral, 370 – Centro

Esplanada do Theatro Pedro II
Rua Álvares Cabral, 370 – Centro

Estande Fundação do Livro e Leitura
Rua Álvares Cabral, 370 – Centro

Gabinete de Curiosidades e Habilidades (Sesc)
Rua Álvares Cabral, 370 – Centro (Esplanada Theatro Pedro II)

Praça Carlos Gomes
Centro

Praça XV de Novembro
Rua Álvares Cabral, 370 – Centro

Sesi Castelo Branco
Rua Dom Luís do Amaral Mousinho, 3465 – Jardim Castelo Branco

Sincovarp (Auditório)
Rua Lafaiete, 394 – Centro

Teatro Marista
Rua Comandante Marcondes Salgado, 1280 – Centro

Teatro Municipal
Praça Alto do São Bento, s/n – Jardim Mosteiro

Tenda Sesc
Rua Álvares Cabral, 370 – Centro

Theatro Pedro II
Rua Álvares Cabral, 370 – Centro

Realização
O Ministério da Cidadania, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura Municipal, Alta Mogiana, GasBrasiliano, Tanger e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Ouro: Alta Mogiana - Açúcar, Etanol e Energia; GasBrasiliano e Tanger. Patrocínio Prata: Ambient, Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Passalacqua, Grupo São Francisco e Savegnago Supermercado. Patrocínio Bronze: Grupo Maubisa, Pedra Agroindustrial, RibeirãoShopping e Riberdoces. Patrocínio: ACIRP - Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Madeiranit e Grupo Via Brasil. Instituição Cultural Parceira: SESC - Serviço Social do Comércio. Parceria Cultural Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Colorado John Deere, Imma Escola de Design, Santa Helena, Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Sesi – Serviço Social da Indústria, Grupo Thathi de Comunicação. Apoio Cultural: Consulado Geral da Suécia em São Paulo, Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Ecofalante, Superintendência de Gestão Ambiental, Heurys Tecnologia, IEA – Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, Shopping Iguatemi – Ribeirão Preto, Monreale Hotel Ribeirão Preto, NW3 Comunicação, Protécnica – Proteção Individual Técnica, Rodonaves, Usina São Martinho, Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto, Verbo Nostro Comunicação Planejada, Sistema Clube de Comunicação, EPTV, Rádio CBN, Record TV e SBT. Apoio: Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal de Turismo, Teatro Municipal de Ribeirão Preto, Centro Cultural Palace, Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto, Câmara Municipal de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto - Convention & Visitors Bureau, Brasil Convention & Visitors Bureau, Fundação Educandário, Colégio Marista, Biblioteca Padre Euclides, OAB, Sincovarp - Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, Macboot, Grupo Utam, ALMA – Academia Livre de Música e Artes, IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais, Instituto Ribeirão 2030, Recicla Bytes, Tonin Superatacado, Coderp, Daerp, Transerp, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar. Realização Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Prefeitura Municipal, Governo do Estado de São Paulo - Secretaria da Cultura e Economia Criativa, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Brasil – Governo Federal.

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Serviços  Sociedade  Turismo  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Telefone: 16-36108659-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.