E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   
Notícias de eventos culturais, lançamentos etc.



Pesquisa




Fundação do Livro e Leitura antecipa atividades da 19ª Feira Nacional do Livro
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Fundação do Livro e Leitura antecipa atividades da 19ª Feira Nacional do Livro
...

Agenda completa do evento literário será apresentada nesta quarta-feira (8), no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto (SP), a partir das 19h30. Nesta 19ª edição, a Feira reúne ao todo 337 atividades culturais gratuitas, entre salões de ideias, conferências, oficinas, palestras, mesas-redondas, shows, espetáculos teatrais infantis, apresentações musicais, rodas de conversa, performances, contações de histórias, entre outras

Ribeirão Preto (SP), 7 de maio de 2019 - A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto anuncia prévia da programação da 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. Entre uma vasta agenda de nomes e atrações (ao todo 337 atividades confirmadas), estão: Monja Coen, Djamila Ribeiro, Sérgio Vaz, Marcelino Freire, Marçal Aquino, João Anzanello Carrascoza, Estrela Leminski, Heloisa Prieto, Ignácio de Loyola Brandão e Renan Inquérito.

O lançamento oficial da programação completa do evento será no próximo dia 8 de maio (quarta-feira), a partir das 19h30, no Theatro Pedro II. O evento é aberto ao público (com entrada sujeita à lotação de espaço) e inicia a contagem regressiva para a feira literária, que acontece de 9 a 16 de junho e é um dos maiores eventos culturais do País.

Nesta edição, a Feira Nacional do Livro traz o tema “Entre Uma História e Outra, Uma Nova História – Um Mundo Melhor para Todos. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. A proposição embasa a tônica dos salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, exposição de filmes, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias.

O tema apresenta uma pauta relacionada à agenda desenvolvida pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2015. Trata-se de um plano de ação fundamentado em 17 objetivos criados para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas. Busca também fortalecer a paz universal com mais liberdade.

Segunda a curadora da Feira, Adriana Silva, vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura, o evento traz debates importantes para a reflexão necessária sobre o papel da sociedade em relação ao cumprimento dos ODS, mas também terá um caráter bastante festivo, com ação cultural intensa durante os oito dias do evento. “Por conta deste tema central, todas as atividades foram atreladas aos conceitos que permeiam os ODS com foco na Agenda 2030. A programação reúne ícones da literatura e nomes que são referências nas esferas educacional, artística, do universo das instituições, ONGs inclusivas e outras”, explica.

“A Feira deste ano foi totalmente pensada para que todos tenham acesso ao melhor da literatura e também para que todos acompanhem os salões de Ideias, as conferências, seminários e as apresentações artísticas e musicais. Queremos discutir os temas da ODS da Agenda 2030 da ONU, através da literatura e do estímulo à leitura”, destaca a presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Dulce Neves.

Agenda diversificada

Uma das presenças confirmadas desta edição do evento é Monja Coen que participa da Conferência, no dia 9 de junho (domingo), às 17h, na Sala Principal do Theatro Pedro II. Nascida em São Paulo, em 1947, Monja Coen já foi repórter do Jornal da Tarde e do Estado de São Paulo e em 1993 foi ordenada e viveu 12 anos no Japão. É missionária oficial da tradição Soto Shu do Zen Budismo, fundadora da Comunidade Zen Budista Zendo Brasil e autora dos livros \"Viva Zen\", \"Palavras do Darma\" e \"Zen para Distraídos\".

Também confirmada para participar neste ano é a autora dos livros “Lugar de fala” e “Quem tem medo do Feminismo negro?”, Djamila Ribeiro. Ela, que é coordenadora e idealizadora do Selo Sueli Carneiro e Coleção Feminismos Plurais, falará sobre feminismo, igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres, no dia 14 de junho, às 19h30.

Entre as atividades programadas para debater as diretrizes do tema da Feira outro destaque é Conferência da ONU, com Niky Fabiancic (coordenador residente do Sistema das Nações Unidas no Brasil) e Carlo Pereira (diretor executivo da Rede Brasil no Pacto Global da ONU) que irão discutir cada um dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), através da Agenda 2030. A mediação deste encontro será feita por Henrique Sartori, doutor em Ciência Política e trabalha na área da Ciência Política, Relações Internacionais e Regulação da Educação Superior. A conferência será no dia 10 de junho, às 19h30, no Theatro Pedro II.

A programação completa também estará disponível no site da Fundação do Livro e Leitura: http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com e nas redes sociais a partir do 9 de maio.

AUTORES DO COMBINANDO PALAVRAS

Pela terceira vez consecutiva, a Feira realiza o Projeto Combinando Palavras que ganha nesta edição mais um desdobramento: o Recortando Palavras. Neste ano, o projeto Combinando Palavras atenderá a cerca de 5 mil estudantes do ensino médio das escolas estaduais e particulares, 2 mil da rede municipal de ensino, além de 500 estudantes do projeto Educandário e 500 da ETEC - José Martimiano da Silva. Os autores Sérgio Vaz, Marcelino Freire, Marçal Aquino, João Anzanello Carrascoza, Estrela Leminski, Heloisa Prieto, Ignácio de Loyola Brandão e Renan Inquérito participam do projeto (atividade agendada apenas para estudantes) e nos Salões de Ideias (abertos à população).

Já o projeto Recortando Palavras, novidade para mil alunos do 9º ano da rede estadual de ensino, instruiu os estudantes a produzirem fanzines com base em textos inéditos (produzidos especialmente para o projeto) de Ignácio de Loyola Brandão, escritor homenageado pela Feira, que também participará das atividades.

“Os dois projetos [Combinando Palavras e Recortando Palavras] possibilitam aos alunos um conhecimento e percepção ampliada sobre a obra do autor escolhido. A oportunidade do contato mais próximo com escritor durante a feira é uma experiência transformadora para estes estudantes”, avalia Adriana Silva.

AGENDA PRÉVIA OFICIAL

Destaques da Programação

Espetáculo “Entre uma história e outra, uma nova história. Um mundo melhor para todos”, com a Academia Livre de Música e Arte (Alma) e o Coral da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). (Entrada aberta e gratuita, sujeita à lotação do teatro).

08/06: 19h30 | Theatro Pedro II – Sala Principal

Salão de Ideias com Ignácio de Loyola Brandão

09/06: 14h30 | Theatro Pedro II - Auditório Meira Junior

Conferência com Monja Coen

09/06: 17h | Theatro Pedro II – Sala Principal

Espetáculo Auto da Compadecida, com Grupo Maria Cutia (Realização: SESC)

Baseado na obra mais conhecida do teatro brasileiro, escrita por Ariano Suassuna, o espetáculo apresenta repertório musical tocado e cantado ao vivo pelos atores. As aventuras picarescas de Chicó e João Grilo começam com o enterro e o testamento do cachorro do Padeiro e de sua Mulher e acabam em uma epopéia milagrosa no sertão envolvendo o clero, o cangaço, Jesus, Maria e o Diabo. Direção: Gabriel Villela.

Dia 09/06: 19h30 | Esplanada do Theatro Pedro II
Dia 10/06: 21h | Esplanada do Theatro Pedro II

Salão de Ideias com Sérgio Vaz

10/06: 16h30 | Theatro Pedro II – Auditório Meira Junior


Conferência da ONU – A cultura como meio de transformação – Os ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com Niky Fabiancic e Carlo Pereira. Mediador Henrique Sartori

10/06: 19h30 | Theatro Pedro II – Sala Principal

Salão de Ideias com Marcelino Freire

11/06: 16h30 | Theatro Pedro II - Auditório Meira Junior

Salão de Ideias com Marçal Aquino

12/06: 16h30 | Theatro Pedro II - Auditório Meira Junior

Salão de Ideias com João Anzanello Carrascoza

13/06: 16h30 | Theatro Pedro II - Auditório Meira Junior

Salão de Ideias com Estrela Leminski

14/06: 16h30 | Theatro Pedro II - Auditório Meira Junior

Conferência com Djamila Ribeiro

14/06: 19h30 | Theatro Pedro II – Sala Principal

Parada Poética com Renan Inquérito
15/06 : 19h | Estande Fundação do Livro e Leitura

Intervenção literária idealizada pelo rapper e professor Renan Inquérito, a Parada Poética surgiu como um Sarau em 2013 e já conquistou outras paradas em Portugal, Inglaterra, Chile e Argentina. A proposta é permitir que o público seja plateia e também poeta em cena.

Autores do Combinando Palavras (atividades agendadas para estudantes)
(Projeto da Fundação do Livro e Leitura, em parceria com Sesc Ribeirão Preto, Diretoria de Ensino – Região de Ribeirão Preto, Secretaria Municipal de Educação, Etec José Martimiano da Silva, Fundação Educandário \"Cel. Quito Junqueira” e escolas particulares).

Sérgio Vaz

10/06 – 8h30 (atividade agendada para escolas) | Theatro Pedro II – Sala Principal

Heloisa Prieto

10/06 - 8h30 e 14h30 (atividade agendada para escolas) | Teatro Municipal

11/06 - 8h30 e 14h30 (atividade agendada para escolas) | Teatro Municipal

Marcelino Freire

11/06 - 8h30 (atividade agendada para escolas particulares) | Theatro Pedro II – Sala Principal

Marçal Aquino

12/06 - 8h30 (atividade agendada para escolas) | Theatro Pedro II – Sala Principal

Ignácio de Loyola Brandão

11/06: 14h30 Projeto Recortando Palavras (atividade exclusiva para alunos do 9º ano da rede estadual) | Theatro Pedro II – Sala Principal
12/06 - 8h30 (Projeto Combinando Palavras - atividade agendada para alunos do Educandário) | Teatro Municipal

João Anzanello Carrascoza

13/06 - 8h30 (atividade agendada para escolas) | Theatro Pedro II -– Sala Principal

Estrela Leminski

14/06 - 8h30 (atividade agendada para escolas | Theatro Pedro II – Sala Principal

Renan Inquérito

14/06 - 8h30 (atividade agendada para escolas) | Teatro Municipal


Realização

A 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto é uma realização do Ministério da Cidadania, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa, Prefeitura Municipal, Alta Mogiana, GasBrasiliano, Tanger e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, além de patrocinadores, apoiadores, entre outros parceiros.

Como em todos os anos, a feira fará homenagem a um país – e o escolhido foi a Suécia. Quanto aos autores homenageados, o escritor principal é Ignácio de Loyola Brandão. O autor educação é Boaventura de Sousa Santos; a autora infantojuvenil é Heloisa Pietro; autor local, Gilberto de Andrade Abreu; a professora homenageada (local), Amini Boainain Hauy e o patrono Luiz Octávio Junqueira Figueiredo.


Atendimento à Imprensa
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Juliana Castro e Gabriel Todaro (redação@verbo.jor.br)

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Feminina  Masculino  Mídia  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Telefone: 16-36108659-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Tags
•  EDUCAÇÃO  •  CULTURA  •  SAÚDE  •  TECNOLOGIA  •  INTERNET  •  TI  

Mais tags
O que são tags ?

Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.