E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Idosos do Lar Padre Euclides participam do projeto Recortando Palavras
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Idosos do Lar Padre Euclides participam do projeto Recortando Palavras
...

Histórias dos moradores do lar vão inspirar recortes de fanzines que serão apresentados durante a 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto

Ribeirão Preto (SP), 03 de maio de 2019 – O projeto Recortando Palavras – novidade na 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto realiza neste sábado (4), das 14h às 16h, visita ao Lar Padre Euclides, em Ribeirão Preto. A ação vai oferecer um café da tarde aos idosos que vivem na instituição e será uma oportunidade para eles contarem suas histórias de vidas para produção de fanzines.

Através destes relatos, os idosos poderão criar textos e recortes, que resultarão em fanzines. Todo material será apresentado durante a programação da 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. A oficina será desenvolvida pelos historiadores do projeto: Arnaldo Martinez de Bacco Junior e Arnaldo Martinez de Bacco Neto, o jornalista Angelo Davanço e o professor João Francisco de Aguiar.

Além das ações nas escolas envolvidas, o Recortando Pala abrange o trabalho com uma entidade social. O objetivo, segundo Angelo Davanço, é que a cada ano uma instituição receba o Recortando Palavras para a criação de fanzines sobre histórias de vidas. “Queremos jogar luzes aos trabalhos dessas entidades e fazer com que as pessoas além de conhecê-las por meio dos fanzines, passem a colaborar de alguma maneira com elas”, conclui.

O Recortando Palavras segue as diretrizes do tema da 19ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto: “Entre Uma História e Outra, Uma Nova História – Um Mundo Melhor para Todos. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”. A proposição também vai embasar todas as atividades e debates do evento, que acontece de 9 a 16 de junho.

Recortando Palavras

O público da Feira Nacional do Livro já teve contato com a produção de fanzines desde a edição de 2015, por meio de salões de ideias e lançamentos. Neste ano foi criado um projeto voltado só para a confecção dos zines: o Recortando Palavras, que visa incentivar o potencial criativo dos jovens.

O projeto é realizado exclusivamente com alunos do 9º ano da rede estadual de ensino. Ao longo de três meses, os historiadores Arnaldo Martinez de Bacco Junior e Arnaldo Martinez de Bacco Neto, o jornalista Angelo Davanço e o professor João Francisco de Aguiar, trabalham com professores das mais variadas disciplinas um conjunto de textos inéditos de Ignácio de Loyola Brandão, que foram produzidos para o projeto e tratam dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Os professores, por sua vez, estão desenvolvendo trabalhos sobre o tema com seus alunos. A proposta é que eles adaptem o que aprenderam sobre os textos do escritor para linguagens como histórias em quadrinhos, colagens e literatura.

O professor João Francisco de Aguilar explica que o fanzine surgiu como uma revista na contramão do que se encontrava nas bancas e hoje é uma poderosa ferramenta de educação. “É uma revista artesanal. Nós começamos a fazer os fanzines sobre os temas que a gente gostava – que era música e os problemas da nossa cidade”.

Com o tempo, eles foram percebendo que o “zine” era uma arma de comunicação, antes de mais nada. “Hoje, o usamos com ferramenta em sala de aula e em oficinas e damos essa oportunidade para os jovens protagonizarem aquilo que pensam e sentem com relação ao mundo em que vivem”. Aguilar garantiu aos professores que eles vão perceber mudanças significativas nos alunos em sala de aula, após essa experiência do Recortando Palavras.

O resultado deste trabalho dos alunos será a edição de um fanzine por cada escola participante, além de uma coletânea com as produções mais significativas, que serão entregues para a coordenação de cada escola participante do projeto e para o autor homenageado. O projeto trabalhará exclusivamente com os textos do escritor Ignácio de Loyola Brandão – também homenageado pela 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto.

19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto

Já consolidada como um dos maiores eventos culturais do país, a intenção dos organizadores é que a feira reúna uma programação com mais de 300 atividades - todas gratuitas e abertas para à população. São salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, saraus e projeto educacionais, entre outras.

Como em todos os anos, a feira fará homenagem a um país - e o escolhido foi a Suécia. Quanto aos autores homenageados, o escritor principal é Ignácio de Loyola Brandão. O autor educação é Boaventura de Sousa Santos; a autora infantojuvenil é Heloisa Prieto; autor local, Gilberto Abreu e a professora homenageada (local), Amini Boainain Hauy e o patrono Luiz Octávio Junqueira Figueiredo.

Neste ano, o tema do evento faz uma referência direta à agenda desenvolvida pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2015. Trata-se de um plano de ação embasado em 17 objetivos criados para a acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas. As ações tomadas em 2015 resultaram nos novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que se baseiam nos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Saiba mais sobre os 17 objetivos no site oficial da ONU: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade - hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho. Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

SERVIÇO:
Data: 3 de Maio / 2019
Horário: 14h às 16h
Local: Lar Padre Euclides ( Av. Saudade, 1577)

Atendimento à Imprensa
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Juliana Castro e Gabriel Todaro (redação@verbo.jor.br)

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Feminina  Masculino  Mídia  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada  
Telefone: 16-36108659-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Tags
•  EDUCAÇÃO  •  CULTURA  •  SAÚDE  •  TECNOLOGIA  •  INTERNET  •  TI  

Mais tags
O que são tags ?

Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.