Clube do Livro discute obra de Clarice Lispector
Clube do Livro discute obra de Clarice Lispector
...

Encontro mensal promovido pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto acontece neste sábado (23), às 16h, na sede da Fundação. Em comemoração ao mês da Mulher, participantes irão debater obra da escritora Clarice Lispector, “Perto do Coração Selvagem”. O encontro é aberto à toda a população

Ribeirão Preto (SP), 21 de março de 2019 – A edição deste mês de março do Clube do Livro, evento realizado mensalmente pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, será em comemoração ao Dia da Mulher. A obra debatida será “Perto do Coração Selvagem”, da escritora Clarice Lispector. O encontro acontece neste sábado (23), às 16h, na sede da Fundação, que fica na Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no bairro Jardim América, em Ribeirão Preto. A participação é gratuita e qualquer interessado em literatura ou na obra da autora pode participar. Basta fazer a inscrição pelo telefone (16) 3911 1050.

A obra “Perto do Coração Selvagem” relata a vida de Joana desde a infância até a idade adulta, através de uma fusão entre o presente e o passado. Vários fatos passam pela narrativa, mas o que fica em primeiro plano é a busca constante de uma revelação da personagem principal. Inquieta, ela analisa, instante por instante e entrega-se àquilo que não compreende. Segundo a curadora do Clube do Livro, a bibliotecária Gabriela Pedrão, “Perto do Coração Selvagem” é um livro introspectivo, de caráter existencial. “Ele foi um ponto importante da literatura brasileira, principalmente por ter sido escrito por uma mulher. Foi premiado e é um texto muito sensível, que mistura fantasia e realidade”.

A curadora explica que a escolha por Clarice Lispector foi uma solicitação do grupo para estar entre as leituras de 2019. “Escolhi esta obra para conhecermos o primeiro livro desta escritora e jornalista ucraniana naturalizada brasileira”. Para a curadora, todos devem ler esse livro. “É uma obra importante da literatura brasileira e de uma autora que marcou época”, acrescenta.

Neste ano, o grupo continua com o mesmo formato dos anos anteriores, porém com todos os 12 livros já escolhidos para 2019 e divulgados no início do ano. A curadora explica que a lista é uma junção de sugestões do grupo e, entre os requisitos de escolha, estavam obras de ficção e romance – todas de fácil acesso e que não estejam esgotadas. “Quanto mais autores e culturas, mais rica será nossa discussão e nossa bagagem”, afirma Gabriela Pedrão.

O Clube do Livro faz parte do Plano Anual da Fundação e conta com incentivo à cultura por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC. A entrada é aberta e gratuita. As inscrições para participar podem ser feitas pelo telefone (16) 3911 1050 ou por email: clubedolivro@fundacaodolivroeleitura.com.br.

SERVIÇO:
Clube do Livro
Obra: Perto do Coração Selvagem, de Clarice Lispector

Data: 23 de março

Horário: 16h

Local: Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (Rua Professor Mariano Siqueira, 81)
Informações e inscrições: (16) 3911 1050 / clubedolivro@fundacaodolivroeleitura.com.br.
Entrada Gratuita

Agenda

Confira abaixo os livros escolhidos para leitura e debate durante os encontros do Clube do Livro para o ano de 2019. A lista também pode ser acessada pelo link: https://fundacaodolivroeleiturarp.com/2018/12/12/encontro-do-clube-do-livro/

27/Abril: Intermitências da Morte, José Saramago
18/Maio: O Som e a Fúria, William Faulkner
15/Junho: O Deus das Pequenas Coisas, Arundhati Roy
20/Julho: A Festa do Bode, Mario Vargas Llosa
24/Agosto: O Avesso da Vida, Philip Roth
21/Setembro: Ratos e Homens, John Steinbeck
19/Outubro: Desonra, J.M. Coetzee
23/Novembro: O Capote, Nikolai Gógol
14/Dezembro: Canção de Natal, Charles Dickens

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho. Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Informações para a Imprensa
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Gabriel Todaro e Juliana Castro

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Feminina  Masculino