Construtora aplica técnica de Mindfullness para alertar equipe sobre segurança no trabalho
...

Vitta Residencial promoveu workshop com técnicas de meditação durante sua 1ª Sipat. O objetivo foi mostrar às equipes de profissionais dos canteiros de obras o quanto a atenção e a concentração – condições fundamentais para se manter o ambiente de trabalho seguro - também precisam de treinos

Ribeirão Preto (SP), 11 de dezembro de 2018 – Aderir ao Mindfullness – técnica que ensina a desenvolver a atenção plena no momento presente - para proporcionar mais qualidade de vida e ser uma prática preventiva para se evitar acidentes e riscos na segurança do ambiente do trabalho. Essa foi a proposta da Vitta Residencial Construtora e Incorporadora para sua equipe de profissionais que atuam diretamente nos canteiros de obras das regionais de Ribeirão Preto, Sertãozinho, Araraquara, Bauru e Piracicaba. O tema foi apresentado de forma prática durante workshop realizado com o facilitador Marcelo Borges, da Entuá Educação e Treinamento para Desenvolvimento Humano, com apoio dos profissionais Daniel Bellíssimo e Tatiana Brechani, no dia 7 de dezembro, na obra do Vitta Jardim Interlagos, no Jardim Interlagos, em Ribeirão Preto (SP).

O workshop aconteceu durante a 1ª Sipat - Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho com o tema “Você é a Peça mais Importante”. Promovido pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) o evento reuniu cerca de 400 profissionais desde engenheiros, arquitetos, mestres de obras, carpinteiros, colaboradores da área administrativa, entre outros.

A escolha pelo Mindfulness como eixo central do treinamento visou propiciar aos profissionais o contato com a sensação do estado mental de controle sobre a capacidade de se concentrar nas experiências, atividades e sensações do presente. Traduzido em português como Atenção Plena ou Consciência Plena, o Mindfulness, segundo Marcelo Borges, é fundamental no ambiente corporativo para auxiliar os profissionais a buscarem um alívio ao estresse do dia a dia, além de ajudar a melhorar as suas capacidades mentais e, consequentemente, a produtividade no trabalho.

Durante a atividade que propôs uma série de dinâmicas, o grupo foi induzido a refletir sobre questões como “O que é respeito”, “O que cada um faz por sua saúde, “Quem e o que é mais importante na vida”, “A importância da concentração para manter o bom clima de equipe”, entre outros enfoques. “Tentamos mostrar a eles, o quanto é essencial parar antes de agir, respirar e sempre observar com calma o momento, o cenário e as pessoas envolvidas”, destaca Borges.

O facilitador também abordou sobre a necessidade que as pessoas têm de criar campos de conexão e ensinou alguns caminhos para isso, como o exercício da gentileza para com o próximo. “Precisamos estar sempre atentos com todos para mantermos a segurança no trabalho, mas é muito importante que façamos nosso trabalho com amor, de forma que cada um se preocupe consigo mesmo e com todos da equipe”

“É a primeira vez que participo e achei muito importante a equipe ter essa oportunidade de aprender a enxergar e a valorizar pequenas coisas no cotidiano”, comenta a engenheira, Maria Paula Rosa Freato, que é assistente de produção na empresa. O mestre de obras, Elizeu Batista Duarte, relatou diante do grupo que o fato de aprender a respirar o trouxe coragem. “Fiquei calmo e me senti à vontade de pegar o microfone e dar este depoimento”.

A Sipat
Logo na entrada do evento, os profissionais foram recebidos por uma equipe de saúde para realização de exames, aferição de pressão, massagens, limpeza de pele. Em seguida, Marcelo Meloni Ribeiro, engenheiro de Segurança do Trabalho, fez a abertura. Segundo ele, a ideia era sair do contexto padrão da segurança e trazer um novo conteúdo para que a equipe assimilasse a segurança do trabalho de uma forma inusitada. “É extremamente importante um evento como esse para qualquer empresa. A intenção foi despertar no colaborador a consciência de se prevenir acidentes e de se trabalhar um pouco o emocional da equipe”.

Para o gerente de engenharia, Cassio Almeida, a Sipat é de extrema importância porque é o momento em que a equipe para as suas atividades cotidianas para pensar sobre prevenção de acidentes de trabalho. “Os índices no Brasil de acidentes de trabalho ainda são altos e principalmente na construção civil. Eventos como esse servem para os colaboradores se conscientizarem da importância de adotarmos práticas de proteção coletivas dentro do canteiro de obra, com o intuito de preservar as vidas que estão envolvidas no processo de execução dos nossos empreendimentos”. O gerente ainda completou que a Vitta vai crescer muito, mas de forma sustentável. “Dentro desta sustentabilidade, um dos pilares é a segurança do nosso trabalhador e a de cada pessoa que está no dia a dia dentro do canteiro de obra”.

A Sipat ainda realizou sorteio de brindes e almoço com show sertanejo no encerramento.

Marca de compromisso
A Vitta Residencial Construtora e Incorporadora tornou-se referência no setor imobiliário do interior de São Paulo, com mais de 13 mil imóveis lançados nas cidades de Ribeirão Preto, Sertãozinho, Bauru, Araraquara, Piracicaba, Jaboticabal e recentemente em Franca. Entre seus diferenciais, constrói condomínios com áreas de lazer equipadas e decoradas. Ao todo reúne 42 empreendimentos em seu portfolio – todos atrelados ao programa Minha Casa Minha Vida.

Criada há oito anos, a Vitta Residencial já entregou mais de 5.000 unidades. Hoje, conta com mais de 800 funcionários e vem ampliando, de forma acelerada, seu desenvolvimento para manter-se como uma marca empregadora e em pleno ritmo de expansão pelo país. Com essa performance, a empresa foi eleita pelo segundo ano consecutivo como uma das “100 Maiores Construtoras do Brasil”, classificada pelo 14º Ranking ITC (Inteligência Empresarial da Construção), ocupando o 6º lugar na categoria nacional.

Editorias: Construção e Arquitetura  Feminina  Masculino  Mídia
Empresa: Verbo Nostro Comunicação Planejada