Fundação do Livro e Leitura promove Conferência Internacional com Humberto Maturana
...

Educador chileno participa de mais uma Conferência Internacional de Literatura e Educação realizada pela Fundação. Voltado para educadores, estudantes e interessados em educação, o evento é gratuito e aberto. Acontece no dia 23 de outubro, na sede do Instituto Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto (IEA-RP)

Ribeirão Preto (SP), 11 de outubro de 2017 - A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, com apoio do Instituto de Estudos Avançados da USP, traz a Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, o doutor Humberto Maturana com participação de Ximena Dávila para a realização de mais uma Conferência Internacional de Literatura e Educação, no próximo dia 23 de outubro, às 16h. O evento é gratuito e acontecerá na sede do Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto (IEA-RP), campus da USP Ribeirão, que fica na Avenida Bandeirantes, 3.900, no Monte Alegre/ Rua Pedreira de Freitas, número 20 (ao lado do prédio central da Faculdade de Medicina da USP. As vagas são limitadas.

Professor, neurobiólogo e pensador chileno Humberto Maturana, é Ph.D. pela Universidade de Harvard (EUA), pós-doutorando pelo MIT (Instituto Tecnológico de Massachusetts).

O convidado da Fundação do Livro e Leitura vem do Chile para relatar sua experiência inovadora em educação. Maturana é um dos propositores do pensamento sistêmico e do construtivismo radical, além de criador da Teoria da Autopoiese e da Biologia do Conhecer, junto a Francisco Varela. O debate contará com a participação da bióloga Ximena Dávila Yáñez, pesquisadora nos processos que acompanham a transformação cultural.

“Maturana vem influenciando uma geração de novos pesquisadores. Sua teoria da Autopoiese ou Biologia do Conhecer reúne um conjunto de ideias que buscam a explicação do vivo. Para ele, os seres vivos existem na linguagem”, explica Adriana Silva, presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

A presidente comenta que o evento dá continuidade à série de conferências internacionais promovidas durante a 17ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, em junho deste ano. Ela avalia que a participação de autores como Maturana possibilita um novo olhar e aprofunda o debate sobre educação e literatura. “Procuramos trazer autores internacionais que pensam a educação e a literatura como instrumento de transformação. São pensadores que propõem relevantes debates e diferentes propostas acerca do campo educacional”, conta.

A realização da conferência vai ao encontro dos objetivos da Fundação do Livro e Leitura para sua evolução e propósitos. A entidade defende que planejar a educação e a cultura deste milênio visando formar cidadãos conscientes é uma lição de casa para diversos setores da sociedade. “Atenta a essa meta, nos últimos anos a diretoria da Fundação passou a levantar a bandeira da aproximação entre educação e cultura de maneira mais efetiva”, complementa Adriana Silva.

Sobre o autor

A epistemologia de Maturana se desenvolveu e denota um evidente traço marcante que a diferencia de outras, a partir do estudo e explicação do ser vivo que produz o conhecimento. Focado no ser humano e explicando-o como um sistema autoconstrutivo, permeado de emoções e incapaz de distinguir entre percepção e ilusão, Maturana traça um caminho desde a explicação do agente para poder chegar à explicação do conhecimento científico, na qual o agente tem papel central.

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade - hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

O que : Conferência Internacional de Literatura e Educação
Quando: 23 de outubro
Local: sede do Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto (IEA-RP), campus da USP Ribeirão
Endereço: USP - Avenida Bandeirantes, 3.900, no Monte Alegre
Sede do IEA - Rua Pedreira de Freitas, número 20 (ao lado do prédio central da Faculdade de Medicina da USP).
Inscrições : podem ser feitas pelo site: http://www.iea.rp.usp.br
ou direto no link:
#Educação #HumbertoMaturana #VagasLimitadas #EntradaGratuita #RP