Contadores de Histórias se reúnem neste sábado (29) na Fundação do Livro e Leitura
...

O Programa reúne participantes para uma dinâmica de contação e exercícios com foco na capacitação da atividade. Os escritores em destaques do dia são os homenageados pela 17ª Feira Nacional do Livro (Fernando Pessoa, Ricardo Azevedo, Rosa Maria de Britto Cosenza e César Nunes). Atividade acontece das 9h às 12h, na sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto

Ribeirão Preto (SP), 28 de abril de 2017 – Neste final de semana a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto promove duas atividades literárias que fazem parte de sua programação permanente. No sábado (29), das 9 às 12 horas, o Núcleo de Contadores de Histórias se reúne para mais em encontro mensal com espaço para dinâmica com obras de alguns dos autores homenageados pela 17ª edição da Feira Nacional do Livro. A atividade é gratuita e aberta à população, realizada na sede da Fundação, que fica na Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no Jardim América.

Núcleo de Contadores de Histórias
A atividade faz parte do Plano Anual da Fundação do Livro e Leitura e conta com incentivo à cultura por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC.. Sob o comando da atriz Míriam Fontana, o Núcleo de Contadores de Histórias busca fomentar experiências, contação de histórias e planejamento para a sequência de atividades programadas. A atividade é aberta para a participação do público e os encontros acontecem uma vez por mês, sempre no último sábado.

No encontro deste sábado, o grupo deve focar nas obras de Fernando Pessoa, Ricardo Azevedo, Rosa Maria de Britto Cosenza e César Nunes. “Daremos continuidade ao trabalho corporal no momento da chegada, recepcionando os professores para que se sintam à vontade para iniciar as atividades”, explica Míriam Fontana. Na sequência, o espaço ficará aberto aos participantes para a contação de histórias. Segundo a atriz, ao longo dos encontros, o Núcleo vem se preparando para a 17ª Feira do Livro, trocando informações e ideias sobre os escritores homenageados nesta edição.

Encontro Clube de Leitura
No domingo (30), às 9 horas, acontece o Encontro Clube de Leitura, conduzido pelo escritor Menalton Braff. A atividade será realizada também na sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Sobre a 17ª Feira Nacional do Livro
Como em todos os anos, a 17ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto presta homenagem a um país – e o escolhido foi Portugal, berço da Língua Portuguesa, o oitavo idioma mais falado no mundo. Um presente para o público da feira. Unidos pelo idioma, Brasil e Portugal possuem uma relação forte. Por conta desta identificação cultural imediata, o debate e o interesse do público leitor só tende a crescer neste ano.

Entre os autores homenageados, o escritor principal é Fernando Pessoa – ícone da literatura portuguesa. O autor educação escolhido é César Nunes; o autor infantojuvenil é Ricardo Azevedo e autor local Rosa Maria de Britto Cosenza. Como patrono, a feira indicou o empresário e fundador do Sistema Coc, Chaim Zaher. Neste ano, há uma novidade que também remete à importância da educação na formação do ser humano - a modalidade de professor homenageado e o nome indicado é o de Maris Ester de Souza – professora da rede de ensino local. A feira é uma realização da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

Informações para a Imprensa:
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis: Andréa Berzotti, Luciana Grili, Valter Jossi Wagner