Prontuário eletrônico aumenta a eficiência de serviços de saúde no País
Prontuário eletrônico para o registro dos dados clínicos é o primeiro passo a saúde conectada

Está em debate na Comissão de Ciência e Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) o Projeto de Lei do Senado (PLS) 167/2014, que tem como proposta a digitalização dos antigos prontuários médicos de papel utilizados em hospitais públicos. Porém, o que falta é o projeto entrar em votação, mas isso não tem prazo determinado para acontecer. Se entrasse em vigor desde já, o serviço público de saúde ganharia muito mais eficiência.

Para Alexandre Tunes, Country Sales Manager, InterSystems Brasil, “a transformação digital na área da saúde pode trazer inúmeros benefícios à população, principalmente no que diz respeito aos cuidados à saúde”. “A adoção do prontuário eletrônico para o registro dos dados clínicos é apenas o primeiro passo para atingirmos o conceito de saúde conectada. Após a implantação do prontuário, temos que realizar o intercâmbio dos dados de saúde, que permitirá ao médico ter acesso a informações completas e confiáveis, proporcionando um atendimento mais ágil, preciso e eficiente.”

Com o uso da tecnologia na área da saúde, o governo poderá ter em mãos informações importantes e abrangentes sobre a saúde da população, mapeando e prevenindo epidemias, por exemplo, além de reduzir custos.

O InterSystems HealthShare, por exemplo, é uma suíte de soluções que propicia o compartilhamento de dados clínicos, cuidados mais eficientes e ágeis, além do suporte às decisões de socorristas e médicos nos momentos de emergência. É o que a InterSystems chama de “interoperabilidade estratégica”. “O objetivo é que os profissionais da saúde se concentrem em fornecer as informações certas para as pessoas certas, no momento certo, a favor do paciente”, conclui Tunes.

Durante a conferência anual HIMSS18 Conference & Exhibition, em março, em Las Vegas (EUA), InterSystems e ZOLL Medical Corporation demonstraram como a parceria estratégica pode salvar vidas. A ZOLL é especializada em cuidados intensivos e em ressuscitação e passa a usar o InterSystems HealthSare para modificar a forma de os socorristas se comunicarem com os hospitais e com os prestadores de serviços de saúde. O ZOLL Care Exchange também deve melhorar a qualidade do atendimento de emergência e a eficiência de reembolsos, ao oferecer atualizações completas e em menos tempo sobre os diagnósticos dos pacientes e resultados dos tratamentos.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Informática  Internet  Saúde  Telecomunicações
Empresa: Marcelo Danil