Saiba como proteger a sua empresa de ameaças virtuais

O gerenciamento de riscos relacionados à tecnologia, sem perder o foco no core business, é um desafio para os executivos com o crescente aumento de ameaças aos sistemas de informação das organizações.

Dados recentes do CERT.Br mostram um aumento de 197% de incidentes de Segurança da Informação no Brasil em 2014, sendo que 45% destes incidentes representam tentativas de fraude. Anualmente, as empresas perdem cerca de 5% do faturamento devido a fraudes relacionadas a vulnerabilidades de TI, de acordo com a Association of Certified Fraud Examiners.

Neste contexto, com o intuito de oferecer às empresas uma abordagem inovadora de como se protegerem, de forma contínua, contra crimes cibernéticos e fraudes digitais, a ICTS Protiviti, consultoria especializada em Gestão de Riscos corporativos, acaba de lançar o portal Gestão de Vulnerabilidades http://www.gestaodevulnerabilidades.com.br.

O portal hospeda o vídeo “As ameaças virtuais chegaram ao seu negócio”, uma narrativa didática com um alerta: quando se fala em segurança das operações de empresas, a Tecnologia da Informação possui grande importância, pois pode colocá-las em posição de extrema vulnerabilidade, aumentando sua exposição a riscos, principalmente de fraudes.

Além das perdas financeiras diretas, há todo um conjunto de perdas intangíveis relacionadas ao vazamento de informações que podem causar danos à reputação da empresa. Portanto, é de responsabilidade da alta administração o papel de identificar e monitorar, de forma contínua, os riscos aos quais suas organizações estão expostas.

“As empresas investem em alta tecnologia, hardwares e softwares, o que é muito importante, mas a segurança se faz com padrões e processos. Não adianta ter os melhores equipamentos se não houver configurações adequadas de segurança para o controle. A responsabilidade sobre a Segurança da Informação não deve estar atrelada ao TI, e sim estar diretamente ligada à área de governança, compliance, riscos”, afirma Mauricio Fiss, sócio-diretor da ICTS Protiviti.

No portal http://www.gestaodevulnerabilidades.com.br, a ICTS Protiviti disponibiliza a metodologia que permite prevenir, conhecer, corrigir e avaliar vulnerabilidades para o controle dos riscos de forma contínua e abrangente.

“O monitoramento contínuo e a implementação adequada de padrões efetivos de segurança são fundamentais para a proteção do negócio”, destaca Marco Ribeiro, gerente-executivo líder da unidade de Riscos de TI, da ICTS Protiviti.

O executivo ressalta ainda que a Gestão de Riscos deve proporcionar o balanço adequado entre eficiência operacional e proteção dos processos e ambiente de negócios, proporcionando à empresa atingir e sustentar seus objetivos e resultados.

Para alcançar isto, a ICTS Protiviti auxilia as empresas desde a melhoria de resultados operacionais, por meio da redução de perdas e identificação de vulnerabilidades, até o desenvolvimento de modelos para a gestão integrada e contínua dos riscos da organização.

Sobre a ICTS

A ICTS é uma empresa de consultoria, auditoria e serviços em gestão de riscos. Possui a mais ampla atuação do mercado de gestão de riscos, auditoria interna, compliance, gestão da ética, prevenção à fraude e gestão da segurança. A ICTS também oferece uma plataforma de serviços recorrentes de gestão de riscos, como o Canal de Denúncias, para a proteção contínua dos negócios.

A ICTS Protiviti atende 40% dos 200 maiores grupos empresariais do Brasil (Valor Econômico – Maiores e Melhores 2013).

No Brasil, a empresa representa a Protiviti, empresa global que auxilia empresas a resolver problemas em finanças, tecnologia, operações, governança corporativa, riscos e auditoria interna. Através de sua rede com mais de 70 escritórios em mais de 25 países, a Protiviti atende a mais de 35% da FORTUNE® 1000 e Global® 500.

A ICTS é liderada pelos sócios Fernando Fleider, Marcelo Forma, Mauricio Fiss, Mauricio Reggio, Raul Silva, Shimon Guigui, Heloisa Macari e Cassiano Machado.

Editorias: Informática  Internet
Tipo: Pauta  Data Publicação: 18/09/15