Melhoria do ambiente de negócios é tema de Seminário, em Ponta Grossa

Na próxima quarta-feira (10), a Regional Centro do Sebrae/PR, em Ponta Grossa, sedia o Seminário Regional Centro de Ambiente de Negócios. Integrantes de comitês territoriais e municipais da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (MPE), lideranças de instituições públicas, representantes de associações comerciais e de entidades de apoio da região dos Campos Gerais, Paraná/Centro e Pinheirais participam do evento a fim de discutir ações de melhorias para o ambiente de negócios nos territórios.

Conforme o consultor do Sebrae/PR, Marlon Farias, o Seminário é uma consequência do Encontro do Sistema de Melhoria de Ambiente de Negócios do Paraná, realizado no mês passado em Curitiba, com o intuito de melhorar o ambiente para os negócios no Estado através do planejamento e troca de informações.

“Na ocasião do Encontro, foi elaborada uma carta com ações prioritárias para a melhoria do ambiente de negócios tanto no âmbito estadual quanto territorial. Na região dos Campos Gerais, Paraná/Centro e Pinheirais vamos focar nos temas inovação, compras públicas e crédito”, pontua o consultor. Segundo ele, os três temas têm sido trabalhados de maneira individualizada pelos municípios vizinhos.

“Com relação às compras públicas, por exemplo, é possível criar um grupo para debater melhorias no processo. A inovação, que está mais presente em Ponta Grossa, pode se tornar um sistema se novas parcerias forem feitas na região, e o crédito pode ser fortalecido com a expansão da Sociedade Garantidora de Crédito”, explica.

No evento serão apresentadas boas práticas e experiências de sucesso, que podem contribuir para o desenvolvimento da economia regional, como é o caso da Prefeitura de Londrina, com as compras públicas, e da Incubadora de Irati, com a inovação. Além dos painéis, haverá três palestras. Às 11 horas, o gerente da Unidade de Ambiente e Negócios Empresariais do Sebrae/PR, César Reinaldo Rissete, falará sobre a importância dos comitês para o ambiente de negócios. Às 13 horas, o coordenador Estadual de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae/PR, Flávio Locatelli, vai falar sobre a melhoria do acesso ao crédito nos municípios. Às 15 horas, acontece a palestra “Tendências mundiais de inovação”.

Seminário Regional Centro de Ambiente de Negócios

Data: 10 de outubro

Horário: 8h30 às 16 horas

Local: Escritório do Sebrae/PR, em Ponta Grossa