Varejo Mais vai desenvolver empresas em Medianeira, no oeste do Paraná
Turma será de até 30 empresas participantes (crédito: divulgação)

Nova turma do programa inicia capacitações em junho e segue até novembro no município

Cerca de 60 pessoas participaram do evento de lançamento do Programa Varejo Mais em Ação em Medianeira na noite desta terça-feira, dia 22, no Sesc do município. A cidade foi a primeira da região a receber a proposta de turma 2018 do Programa, que será composta por até 30 empresas. Aplicada há doze anos pela Fecomércio PR e Sebrae/PR, a metodologia do Varejo Mais tem como objetivo tornar as empresas do comércio de bens e serviços mais competitivas e rentáveis.

Segundo o gerente regional do Sebrae/PR no oeste, Augusto César Stein, o Varejo Mais em Ação é uma oportunidade de capacitação bem específica. “Com foco no comércio varejista, o programa traz ao empresário participante conhecimento especial do setor. Os módulos do Varejo Mais em Ação foram criados com base nas necessidades do dia a dia do segmento. Além disso, o compartilhamento de experiências e vivências entre os participantes ao longo do programa será muito rico”, destaca.

O assessor da presidência da Fecomércio PR, Paikan Salomon de Mello e Silva, salienta que, mesmo sendo um programa realizado há anos pelas instituições, ele se renova. “O Varejo Mais em Ação é o primeiro programa de gestão desenvolvido pela Fecomercio PR e pelo Sebrae/PR, em 2004. Retoma, neste ano, aprimorado e em um modelo inclusivo, um projeto mais subsidiado e mais sucinto para que o empresário seja estimulado a participar”, explica.

Em Medianeira, o Varejo Mais é uma realização da Fecomércio PR e Sebrae/PR em parceria com o Sesc, Senac, Sindicato do Comércio Varejista de Medianeira (Sincomed), Câmara da Mulher Empreendedora e Associação Empresarial de Medianeira (Acime).

Na avaliação do vice-presidente do Sincomed, Danilo Tombini, o comércio local tem necessidade de atualização constante. “Sabemos, até mesmo como clientes do varejo, que nossas empresas precisam de orientações sobre gestão e atendimento. É dentro desse espírito de busca por melhorias que estamos estimulando a participação no Programa. É uma oportunidade única, acessível e que, com certeza, vai resultar em melhoria nas empresas”, assinala.

Para a gerente executiva da Acime, Luciane Dal Pozzo, a qualificação do comércio de Medianeira terá reflexo, inclusive, na microrregião. “O comércio local é forte, com número bastante expressivo, e recebe muitos clientes de municípios vizinhos. É questão de visão o empresário ir em busca de capacitação para que não fiquem estagnados ou omissos ao mercado atual. O Varejo Mais em Ação será um despertar para esse novo conhecimento”, recomenda.

Proposta
O programa é composto por 35 horas de capacitação, interação, troca de experiências e possíveis novos negócios. “A estrutura conta com três grandes temas: gestão, que compreende o autodiagnóstico, plano de ação e finanças da empresa; atratividade, sobre o visual da loja; e vendas, mais especificamente na questão do atendimento ao cliente”, observa a consultora do Sebrae/PR, Danieli Doneda.

No evento de lançamento, enfatiza a consultora, 13 das 30 vagas já foram preenchidas pelas empresas que conheceram a metodologia. “Mesmo não tendo participado do lançamento, é possível inscrever-se ao Varejo Mais em Ação de Medianeira. Para isso, os empresários interessados deverão procurar pelo Ponto de Atendimento ao Empreendedor na Acime, que fica a Avenida José Callegari, no 700”, indica.

O investimento, para todo o cronograma, de junho a novembro, é de R$ 250 por empresa participante, que pode ser dividido em até cinco vezes. “Conseguimos chegar neste valor mais acessível ao empresário, justamente, por conta do subsídio que as instituições parceiras do Varejo Mais em Ação proporcionaram em Medianeira. Resultante disso, temos dentro do programa o olhar e a expertise de todas as entidades que fazem parte Programa no município”, registra Augusto Stein.

Valdemar Luis Weber, empresário em Medianeira, fez questão de garantir vaga logo no lançamento do Programa. “Já tinha participado do programa há quatro anos e muita coisa mudou. Desta vez, percebi que preciso me atualizar - e muitas das ideias já estavam na cabeça -, logo na palestra de abertura do Programa. Como conheço o caminho e com a ajuda do Varejo Mais em Ação, pretendo melhorar muita coisa na loja nesses seis meses que vem pela frente”, planeja.

Editorias: Economia  Moda  Negócios  Serviços  Sociedade
Empresa: Savannah Ações em Comunicação