Sessão do Cinepsiquiatria no Minas Shopping debate tema relacionado ao filme “A Aparição”
...

Evento será realizado, no dia 18 de agosto, das 10h30 às 14h, no Cineart do Minas Shopping

O Minas Shopping vai promover, neste mês, a segunda edição do projeto Cinepsiquiatria, em parceria com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Associação Latinoamericana de Psiquiatria (APAL), Associação Mineira de Psiquiatria (AMP) e Cineart. O objetivo do projeto é abrir espaço para a sociedade debater questões cotidianas e relacionadas à saúde mental, a partir da exibição de filmes e palestras sobre o tema a ser tratado. No dia 18 de agosto (sábado), às 10h30, será exibido o longa-metragem \"A Aparição\", em sessão destinada exclusivamente a convidados.

Estarão presentes os psiquiatras dr. Antônio Geraldo da Silva, presidente eleito da APAL, que vai coordenar a sessão, e os debatedores dr. Humberto Corrêa, presidente da Associação Mineira de Psiquiatria, e dr. Cláudio Meneghelo Martins, diretor-secretário da Associação Brasileira de Psiquiatria. O longa-metragem “A Aparição” aborda temas relacionados a traumas físicos (danos na audição) e psicológicos (morte de colegas) enfrentados por um famoso repórter de guerra. Ele, que é um homem pouco religioso, se surpreende quando é convocado por um bispo do Vaticano para investigar uma suposta aparição da Virgem Maria a uma adolescente no sul da França. Diante dele, trava-se uma extensa guerra de versões a respeito da veracidade do fenômeno.

\"A ideia do Cinepsiquiatria é orientar a sociedade e acredito que é preciso desmistificar os estigmas, além das doenças mentais e seus tratamentos. A ABP entende que a arte é uma importante ferramenta na construção do homem e da sociedade. Esse é um trabalho de responsabilidade social que leva o psiquiatra e o entendimento da psiquiatria cada vez mais para perto da população, com uma linguagem clara e sem intermediários É também uma forma de aproximar a população a essas questões e à própria área da psiquiatra, promovendo o debate e a aceitação das diferenças entre as pessoas\", declara o psiquiatra Antônio Geraldo da Silva, coordenador do projeto.

Segundo o gerente geral do Minas Shopping, Fábio Freitas, o Cinepsiquiatria é importante para toda a sociedade por oferecer informações sobre temas ainda pouco debatidos. \"O Minas Shopping é pioneiro na realização do projeto, que está alinhado com a nossa atuação voltada para a responsabilidade social. Esse é mais um serviço prestado para a população\", declara.

Editorias: Cultura e Lazer
Empresa: Ture Comunicação