Instituto Cervantes Belo Horizonte anuncia encontro e espetáculo da bailarina de flamenco Maria Pagés na capital mineira
...

Uma das mais renomadas bailarinas de flamenco da atualidade, a espanhola Maria Pagés, natural de Sevilha, vai desembarcar em Belo Horizonte no dia 17 de maio. Com a participação doapoio do Instituto Cervantes BH, órgão oficial do governo da Espanha no Brasil, a artista vai participar de um bate-papo, às 15h, no Sesc Palladium, e, às 20h30, será protagonista do espetáculo “Óyeme com los Ojos” (Ouça-me com os Olhos) também no Sesc Paladium (rua Rio de Janeiro, 1046, Centro).

O Instituto Cervantes Belo Horizonte é referência no ensino do espanhol e tem como missão divulgar a cultura hispânica. “Nosso papel é promover uma integração cultural com os locais onde estamos presentes. O povo mineiro é muito receptivo aos eventos culturais. Temos muito a aprender com as diferenças culturais. Pagés representa muito bem a arte flamenca, que envolve alma, fogo e paixão. Convidamos a todos para viajar nessa expressão artística tão característica da Espanha”, comenta Luís Javier Ruiz Sierra, diretor do Instituto Cervantes Belo Horizonte.

O encontro com Maria Pagés é gratuito e as vagas são limitadas. Informações pelo tel: 3270 8100

As apresentações nos tablados brasileiros fazem parte da Temporada Pólobh 2018 em parceria com a Temporada Dell Arte de Dança. “Óyeme com los Ojos” é inspirado no poema “Sentimientos del ausente”, escrito pela freira e grande poeta mexicana Juana Inés de La Cruz, que conta a vida e as inquietudes de uma mulher que tinha a vocação da dança no distante século 17. Acompanhada por seis músicos, a coreógrafa e dançarina Maria Pagés desenvolveu uma peça que é um compêndio de palavra e ritmo, canto e melodia, sapateado e percussão, humor e ironia, com uma protagonista humana e muito familiar. “Óyeme com Los Ojos” foi eleito o melhor espetáculo internacional de dança de 2016 pelo jornal La Vanguardia.

Maria Pagés

Artista amplamente premiada, Pagés começou a carreira com o grande mestre Antonio Gades. Com personalidade singular, desenvolveu uma linguagem própria, poderosa e marcante. Em 1990 fundou sua companhia e desde então tem colaborado com os grandes artistas da dança da nossa época. Entre eles: Mikhail Baryshnikov, Sidi Larbi Cherkaoui, Tamara Rojo, Ángel Corella, Plácido Domingo, José Saramago . Os oito prêmios Giraldillo da Bienal de Arte Flamenco de Sevilha a confirmam como uma das bailarinas e coreógrafas mais importantes de flamenco.

Serviço: Encontro com Maria Pagés e apresentação da bailarina

Dia: 17 de maio