Seconci-MG promove ações de conscientização voltadas para a saúde da mulher
Seconci-MG promove ações de conscientização voltadas para a saúde da mulher
...

Setembro é dourado, outubro é rosa, novembro é azul, dezembro é vermelho... Várias campanhas se alternam no “calendário da saúde”, promovendo os chamados meses de conscientização. Atento à importância destas ações, o Serviço Social da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Seconci-MG) procura chamar a atenção do público de seu alcance sobre o valor da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças como o câncer de mama, o câncer de próstata e a Aids.

Nos dias 9 e 24 de outubro, a entidade vai promover, em seu Centro de Treinamento (R. Adalberto Ferraz, 336 - Lagoinha, BH), palestras voltadas para a saúde feminina, com foco na prevenção do câncer de mama. O evento destina-se às profissionais que atuam nas empresas e às esposas e filhas dos trabalhadores. Após a palestra, será disponibilizado o exame de palpação das mamas, e a médica também vai ensinar a forma correta de fazer o autoexame.

O câncer de mama ainda é uma das principais causas de morte de mulheres no país. Já se sabe, contudo, que a chance de cura aumenta quando ele é descoberto de forma precoce, daí a importância de estar sempre em dia com a saúde. Dados de 2016 do Instituto Nacional do Câncer (Inca) atestam que nos novos casos de câncer em mulheres, mais de 25% são diagnosticados como de mama, enquanto o de colo do útero é a quarta causa de morte de mulheres pela doença no Brasil.

Além de reforçar a orientação sobre a importância do diagnóstico precoce e esclarecer mitos e tabus em relação ao câncer de mama, as palestras vão abordar, de forma simples e clara, os benefícios da boa alimentação e da prática regular de atividade física. Segundo a ginecologista Elza Brandão, que integra a equipe médica do Seconci-MG, é preciso, também, “procurar equilibrar as emoções e manter uma rotina periódica de consultas médicas, de acordo com a idade e o histórico familiar”. A médica alerta, ainda, sobre fatores de risco como obesidade, ingestão de álcool e tabagismo.

Embora os assuntos tratados nas palestras tenham mais apelo junto ao público feminino, eles são extensivos aos trabalhadores do sexo masculino. A ginecologista chama atenção para o fato de que “apesar do câncer de mama acometer principalmente as mulheres, a doença não é restrita a elas, podendo ocorrer nos homens, já que possuem tecido mamário, local onde se origina a neoplasia ou tumor”. Além de colaborarem como multiplicadores da informação recebida, os homens também são, portanto, público da campanha.

Para a supervisora do Departamento de Serviço Social da entidade, Sylvia Helena Costa, a iniciativa tem como objetivo compartilhar informações essenciais sobre o câncer de mama, sua prevenção, além de reforçar a importância do acompanhamento médico. “O que é fundamental é passar para os participantes, mulheres ou homens, a importância da manutenção da saúde integral de todos nós”, pontua a assistente social.

O Seconci-MG

O Serviço Social da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais – Seconci-MG – foi fundado em 1992, por iniciativa dos empresários da construção civil de Minas Gerais vinculados ao Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais. Ele é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, que visa a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores do setor e de seus dependentes, através do cuidado com a sua saúde e bem estar, prestando-lhes, ainda, assistência social e na área de segurança do trabalho, sem ônus para os mesmos.

Visto pela ótica empresarial, o objetivo principal do Seconci-MG é o resgate da dignidade do trabalhador da construção civil. Ao tratar da saúde do operário e dos dependentes deste, o empresário favorece o aumento de produtividade e de qualidade nos serviços de sua empresa, uma vez que um operário saudável produz mais e melhor.

O Seconci está presente em vários estados brasileiros, constituindo-se em unidades autônomas, com características próprias, dadas às peculiaridades regionais. Além de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Amazonas, Espírito Santo e Sergipe possuem Seconcis.

Serviço : Outubro Rosa: Palestras sobre Saúde da Mulher

*Evento restrito a funcionários e familiares de empresas associadas ao Seconci-MG e ao Sinduscon-MG.

Datas e horários: 9 de outubro de 2017 (14h às 17h)

24 de outubro de 2017 (8h30 às 11h30)

Local: Centro de Treinamento do Seconci-MG

Rua Adalberto Ferraz, 336 - Lagoinha