Notícias de eventos culturais, lançamentos etc.

Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Documentos (ABDG) completa 10 anos

A Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Documentos (ABGD) acaba de completar uma década de fundação e tem desde o início do ano novo presidente. Paulo Pinho Pereira, que dirige a PA Arquivos, foi eleito para o biênio 2015/2016.

De acordo com Pereira, a entidade planeja manter sua atuação dinâmica e relevante, por meio de iniciativas que resultem em benefícios concretos para o desenvolvimento e crescimento do setor, com a responsabilidade de agregar valor às empresas associadas através da realização de cursos de especialização e formação profissional, atestando e certificando a capacidade técnica das mesmas.
“Queremos contribuir para o desenvolvimento dos associados e do setor, agregando valores aos seus ativos e protagonizando uma conduta ética e qualificada no atendimento desse mercado, cujos investimentos no Brasil para os próximos cinco anos estão estimados em aproximadamente US$ 2,5 bilhões”, afirma ele.

Como parte desse compromisso, segundo o presidente, estão previstas a criação de um fórum aberto para debates técnicos, a realização de palestras, seminários e acordos de cooperação com entidades empresariais, acadêmicas e órgãos governamentais, entre outras iniciativas.

“Quando a ABGD foi fundada, gerenciávamos apenas a custódia/guarda de caixas-arquivos `lacradas´. Hoje o mercado exige cada vez mais soluções sistêmicas de gestão plena da informação existente nos documentos, que agora são originadas em vários formatos e mídias. Ou seja, enquanto entidade, precisamos acompanhar esse avanço e trabalhar com uma visão muito mais ampla, global e de futuro, de olho nos novos formatos dos documentos (análogos e digitais), sempre propondo soluções de menor custo para sua rastreabilidade, preservação e armazenamento”, diz o dirigente.

As três comissões de trabalho da entidade (estudos técnicos, marketing e recursos humanos) também passam a trabalhar com maior efetividade, buscando alcançar resultados palpáveis para expansão e desenvolvimento das empresas associadas.

O primeiro evento da ABGD sob a nova gestão está marcado para 14 de agosto, em São Paulo. Será a palestra “Terceirização – Cuidados com o Atual e Novos Cenários Legais”, voltada aos fornecedores de serviços de TI e será ministrada pelos advogados Cyntia Ruiz, que há 15 anos atua na área trabalhista, e Jorge Cavalcanti Boucinhas Filho, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV). As inscrições devem ser feitas antecipadamente através do e-mail redacao@fontedanoticia.com.br até o próximo dia 10.

Na sequência da palestra sobre terceirização, a ABGD participa do ECMSHOW 2015, principal congresso do país sobre gestão da informação, que ocorre nos dias 1 e 2 de setembro, na AMCHAM, em São Paulo. Na ocasião, a entidade apresentará seus novos serviços e o plano de ação para fortalecimento do mercado de gestão documental.

Editorias: Economia  Informática  Negócios  Serviços
Tipo: Pauta  Data Publicação: 03/08/15