Shows enriquecem programação do Sintonia Cultural: Uberlândia-Índia

Além de palestra, workshop e oficinas, evento, que acontece de 21 a 27/09, vai oferecer shows de música com os grupos Saravashivaya e Pedra Branca.

A primavera chega para colorir não só a paisagem natural, mas também a virtual. Repleto de atividades gratuitas e on line, o projeto Sintonia Cultural: Conexão Uberlândia-Índia irá oferecer de 21 a 27 de setembro, palestra, workshop de culinária, oficinas de dança, mantras, mandalas e massagem, contação de histórias para crianças, além de dois shows inéditos.
Um dos shows será com o grupo Saravashivaya, que há sete anos se dedica à música com influências da cultura popular brasileira, tradições indígenas, hinduístas e afro-brasileiras.
Foi em Uberlândia, em 2013, no coração do Brasil, que nasceu Saravashivaya, uma banda que ancora em si a força da floresta. Formada por sete integrantes que se complementam em sua ancestralidade e virtudes, o Grupo manifesta uma música que não tem barreiras e que procura fluir para a união de todos corações.
Já o outro show é com o Grupo Pedra Branca, um dos maiores nomes brasileiros da world music e o maior projeto de “chillout” do Brasil. Com 18 anos de existência e sucesso aqui, na Europa e EUA, tornou-se referência para diversos projetos e djs nacionais e internacionais, além de para o público brasileiro, contribuindo gradativamente para a abertura dessa vertente no País.
Pedra Branca já tocou nos principais festivais e eventos de diversos estilos musicais e artísticos, como jazz, rock, world music, reggae e eletrônico, e possui seis álbuns lançados internacionalmente. O último, chamado Religare, é resultado de uma rica pesquisa de instrumentos, como: sitar, oud, didgeridoo, berimbal, darbuka, djembe, etc.
Fundindo música eletrônica e jazz em vários estilos com trip hop, downbeat, psydub e uma banda instrumental ao vivo sincronizada, em uma concepção de unidade entre música acústica e eletrônica, em que a criação não se restringe apenas aos instrumentos convencionais, seus shows são singulares, capazes de criar um encontro de sons e cores entre Oriente e Ocidente.

Transmissões ao vivo e conteúdos gravados
Para participar das atividades que serão transmitidas ao vivo (palestra e shows), basta acessar “Livre Ser” no Youtube. Já para workshop de culinária indiana e oficinas de mantras, mandalas, massagem e contação de histórias, é preciso fazer inscrição no link: http://www.sympla.com.br/sintonia-cultural-conexao-uberlandia---india__958101. “A inscrição é rápida e prática. Basta acessar o link, visualizar a programação e se inscrever em quantas atividades quiser. Na semana do evento, os inscritos receberão os conteúdos que foram produzidos com muito carinho, profissionalismo e seguindo todas as normas de proteção ao coronavírus. Então, aproveitem para convidar a família, os amigos, porque será uma semana muito linda! Já temos mais de 600 inscritos. Com todo esse movimento, queremos não só dar oportunidade de acesso à cultura e lazer às pessoas, mas também colaborar para a movimentação da cadeia artística que foi tão afetada por esse momento de pandemia”, disse LídiaTostes, coordenadora do Sintonia Cultural.

Serviço:
Sintonia Cultural: Uberlândia-Índia - 21 a 27 de Setembro
Onde: no Instagram @sintoniaculturaludi e no canal Livre Ser no Youtube.

Programação:
21/09 - 20h - Palestra: A cultura da Índia antiga no mundo moderno com professor Sérgio Carvalho - transmissão ao vivo pelo Youtube e interação com participantes.
22/09 a 27/09 (links serão enviados aos inscritos):
*Workshop de Culinária Indiana: “Sintonia cultural na cozinha”. O Chef Zé Henrique convida o indiano Aditya Kashyap para prepararem cinco pratos da cultura indiana, abordando a importância da seleção até o preparo do alimento, e revelando intersecções da culinária mineira e indiana. Durante a semana, um dos pratos preparados no workshop poderá ser encomendado no restaurante Terra Brasilis.
*Oficina: Dançando Mantras e Fusões Indianas com Carol Maha Shakti. Voltado para qualquer idade, a oficina contará com coreografias simples de Danças Circulares e Danças folclóricas que trazem a fusão das músicas indianas e brasileiras.
*Oficina de Mantras com Christhian Beschizza e Carol Vaz do Grupo Alimento dos Deuses, que compartilharão suas experiências com a musicalização de mantras em sânscrito e tibetano, com participação do violinista Gustavo Dias.
*Oficina de Mandalas como forma de meditação ativa com Julianne Marchioli e Amanda Borges, do Grupo Gaiattri. O que são mandalas, sua origem e benefícios serão alguns dos aspectos abordados, com sorteio da mandala produzida.
*Oficina “Aprendendo e Praticando Massagem Indiana”. A história da massagem ayurvédica, cuidados necessários e contra indicações, aplicação de massagem em dupla e aplicação de auto massagem, com o professor Flávio Akira.
*Contação da história infantil indiana: “O Nascimento de Garuda, o Rei dos Pássaros” será contada por Vanessa Degani, do YogaKids, propondo interação por movimentos e respirações com o público.
24/09 - 20h - Pocket Show com Grupo Saravashivaya ao vivo no Youtube Livre Ser.
26/09 - 20h - Show com Grupo Pedra Branca ao vivo no Youtube Livre Ser.

Feira on line e contrapartida social
O projeto Sintonia Cultural é viabilizado por meio do PMIC - Programa Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura Municipal de Uberlândia. Além de toda programação gratuita, irá promover uma feira online reunindo empreendedores do setor para oferecer produtos com preço diferenciado. E como contrapartida social, irá adquirir cestas de alimentos orgânicos e máscaras de proteção ao Covid-19 de produtores rurais para doação.

Editorias: Cultura e Lazer
Empresa: Ciclo Assessoria em Comunicação