E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Araguari entra no mapa da Cultura Nacional
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site


Araguari está oficialmente no mapa da cultura nacional. Após 15 anos de muita luta, desde a criação do Fórum Municipal de Cultura, nosso município finalmente foi incluído no Sistema Nacional de Cultura-SNC, conforme oficialização feita pelo Ministério do Turismo, através da Secretaria Nacional da Economia Criativa e Diversidade Cultural, responsável pela gestão do SNC.
Em 2017, o Fórum Permanente de Cultura se fortaleceu e definiu que uma das prioridades seria incluir o município no SNC. Desde então, muito se fez para este fato se concretizar, numa atuação conjunta da sociedade, do Fórum, Fundação Araguarina de Educação e Cultura-FAEC, Conselho de Políticas Culturais, Conselho de Patrimônio Histórico e Conselho Curador da FAEC.
Segundo Rafael Guedes, presidente da FAEC, para desenvolver o Plano Municipal de Cultura foi necessário a união de esforços entre todos os representantes do setor cultural em prol de uma política pública que irá impactar diretamente todo o município.
Conforme relato de Diogo Machado, presidente do Conselho de Políticas Culturais, as estratégias e diretrizes do plano foram construídas de forma colaborativa e participativa pela sociedade civil através das Audiências Públicas setoriais e Conferência Municipal de Cultura. Após muita dedicação, o Conselho de Políticas Culturais, Conselho Curador da FAEC, com o apoio do Conselho de Patrimônio desdobraram as diretrizes em ações, metas, indicadores, prazos e responsáveis, para que em seguida o presidente da FAEC pudesse elaborar e aprovar, junto ao Legislativo, a Lei do Plano Municipal de Cultura e a Lei do Sistema Municipal de Cultura.
Setor comemora conquistas
De acordo com Marco Aurélio Querubim, um dos criadores do Fórum e voluntário desde sua criação, ocorreram vários avanços que demonstram a importância do diálogo da sociedade com o poder público. “Principalmente a participação do setor cultural e da sociedade para que tais conquistas se tornem Políticas Públicas em favor de artistas, agentes, produtores culturais e a comunidade como um todo”, afirma Querubim
Agostinho Tozzo, outro voluntário desde a criação do Fórum, relembra que algumas conquistas se originaram nos pleitos da Virada Cidadã de 2018, como: recomposição dos conselhos, reativação do PMIC, constituição da CAS, composição da equipe técnica da FAEC – feita através de concurso público, aprovação da nova lei para o Conselho de Cultura ser deliberativo e elaboração do plano diretor da cultura.
\"Quando fui convidada para conduzir o Planejamento Estratégico do Fórum não imaginava quantos desafios existiam, foi necessário estabelecer prioridades para os objetivos e ações que daríamos foco naquele momento. Elaborar o Plano Municipal de Cultura e incluir o município no Sistema Nacional de Cultura se tornou prioridade!”, comenta Chayene Cotrin, que é voluntária do Fórum Permanente de Cultura e Conselho Curador da FAEC. E continua: “nosso próximo desafio é cobrar e apoiar a execução do plano que tem cerca de 70 estratégias e ações que serão implantadas nos próximos anos.\"
Para o editor Públio Carísio, voluntário desde o início do FPC, \"a Cultura é de todos nós e todos nós somos responsáveis por ela\". Carísio destaca que a cidade toda está de parabéns por sua inclusão no Sistema Nacional de Cultura.
“Ainda temos muito a fazer e o foco atual do Fórum é aprovar o plano diretor, dar continuidade as ações do PMIC, promover debates com os candidatos para as eleições de 2020, assim como cobrar do Executivo o pagamento da dívida histórica relativa ao PMIC e ao ICMS Cultural”, relata Juscelino Santos, também voluntário do Fórum.
Para saber mais acesse:
¨ http://www.facebook.com/fpcaraguari
¨ http://www.instagram.com/fpcaraguari
\"Um mais um é sempre mais que dois.\"

Saiba mais:
O que é o Sistema Nacional de Cultura
Segundo o art. 216-A da Constituição Federal, o Sistema Nacional de Cultura é um processo de gestão e promoção das políticas públicas de cultura democráticas e permanentes, pactuadas entre os entes da Federação (União, Estados, DF e Municípios) e a sociedade. O SNC é organizado em regime de colaboração, de forma descentralizada e participativa, tendo por objetivo promover o desenvolvimento humano, social e econômico com pleno exercício dos direitos culturais.
São PRINCÍPIOS do Sistema Nacional de Cultura:
I – diversidade das expressões culturais;
II – universalização do acesso aos bens e serviços culturais;
III – fomento à produção, difusão e circulação de conhecimento e bens culturais;
IV – cooperação entre os entes federados, os agentes públicos e privados atuantes na área cultural;
V – integração e interação na execução das políticas, programas, projetos e ações desenvolvidas;
VI – complementaridade nos papéis dos agentes culturais;
VII – transversalidade das políticas culturais;
VIII – autonomia dos entes federados e das instituições da sociedade civil;
IX – transparência e compartilhamento das informações;
X – democratização dos processos decisórios com participação e controle social;
XI – descentralização articulada e pactuada da gestão, dos recursos e das ações;
XII – ampliação progressiva dos recursos contidos nos orçamentos públicos para a cultura.

COMPONENTES DO SNC
Saiba quais são os elementos que formam um Sistema de cultura, clicando na mandala de estrutura do Sistema Nacional de Cultura – SNC e seus componentes

PRIMEIRA REFERÊNCIA AO SNC
Em 12 de fevereiro de 1968, ocorreu a Primeira Reunião Nacional dos Conselhos de Cultura. Naquela ocasião, Josué Montello, presidente do Conselho Federal de Cultura (CFC), disse que a reunião significava o primeiro passo para a construção de um Sistema Nacional de Cultura.

Editorias: Cultura e Lazer  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Ciclo Assessoria em Comunicação  
Contato: Michele Borges  
Telefone: --

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook: www.facebook.com/cicloassessoria
Eventos
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.