E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Mantenha a postura! Sua saúde depende dela.
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site


Pesquisas e clínica revelam a relação da postura corporal com doenças físicas e emocionais.

Diversos estudos têm mostrado a intrínseca relação entre postura e estado emocional. Uma delas, realizada em Harvard mostrou que quando as pessoas mantêm a espinha reta e os ombros abertos, o nível de cortisol (hormônio do estresse) diminui até 25% e a testosterona sobe até 20%. Já quem anda ou senta meio curvado fica até 15% mais estressado e com 10% a menos de testosterona.
Outra pesquisa da Universidade de São Francisco, nos Estados Unidos, convidou 110 alunos para participar de um teste em que a metade deles teve que caminhar por um corredor com a coluna um pouco curvada, enquanto a outra parte passou saltitante pelo mesmo lugar. Em seguida, todos completaram um questionário com perguntas sobre humor e depressão, e adivinha? A turma dos encurvados reportou mais tristeza e cansaço do que os outros.
E quem dera a má postura afetasse apenas nosso estado emocional. De acordo com o reumatologista, Carmo de Freitas, nossa saúde física também depende muito da nossa postura corporal, com consequências que podemos nem imaginar, como problemas no pulmão e até nos olhos.
“A má postura pode causar dores na coluna, articulações e músculos, ou seja, no corpo todo. Lordose, Cifose, Escoliose, são exemplos de doenças que provocam não só dores mas problemas orgânicos. Podem comprimir o pulmão e reduzir sua capacidade respiratória. Há contração muscular que se estende até a cabeça, afetando o músculo do olho, o que provoca sensação de peso na região e cansaço”, explica o médico, membro da Sociedade Brasileira de Reumatologia.

A maior causa de afastamento do trabalho no Brasil
Segundo o ranking do INSS, a maior causa de afastamento do trabalho no Brasil é dor nas costas. Uma dos problemas mais causados por má postura. Acomete desde jovens a adultos, dependendo de seu peso corporal, do suporte de cargas inadequadas e hábitos posturais, que incluem posição no trabalho, ao dormir, andar, sentar-se, etc…
“Se a postura errada for frequente, a situação pode se agravar, causando inflamação de tendões e músculos, degeneração articular, tornando-se uma dor crônica, que vai levar à fadiga, redução da capacidade física, insônia, estresse e por aí vai… Por isso, é fundamental dedicar atenção e cuidado para manter posturas saudáveis”, enfatiza Dr. Carmo de Freitas.

Cuidado com a automedicação!
Um alerta constante que o médido-reumatologista, Carmo de Freitas, gosta de fazer se refere à automedicação. “A automedicação é um paliativo, ou seja, vai atuar, se minimamente correta, para amenizar apenas o sintoma do problema. Somente uma avaliação profissional, com bom diagnóstico e tratamento (que pode ser medicamentoso ou não), poderá quem sabe, realmente, resolver o problema ou auxiliar para que a pessoa tenha uma vida com qualidade”, alerta.

Mais sobre o reumatologista
Dr. Carmo Gonzaga de Freitas é o pioneiro da Reumatologia no Triângulo Mineiro (MG), co-fundador de um dos maiores complexos hospitalares de Uberlândia, e representante de Minas Gerais e do Brasil em investigações clínicas e laboratoriais, encontros e congressos internacionais. Contato: (34) 3236-8344.

Editorias: Saúde  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Ciclo Assessoria em Comunicação  
Contato: Michele Borges  
Telefone: 34-32552374-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook: www.facebook.com/cicloassessoria
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.