Arte e cidadania em Araguari

Projeto de formação em canto e percussão atenderá 60 crianças e adolescentes da rede pública municipal.

Teve início no dia 20 de maio, em Araguari (MG), um projeto inovador, cujo objetivo é contribuir para a formação de cidadãos melhores.
“A ideia é colaborar para o desenvolvimento de um cidadão protagonista de sua própria vida, que tenha pró-atividade, criatividade como forma de empreender seu próprio futuro, baseado em valores éticos”, explica o músico Carlos Júnior, coordenador do projeto chamado ‘Música em Equipe’.
Para trabalhar todos estes conceitos, a Arte foi a ferramenta escolhida. Semanalmente, serão oferecidas oficinas de formação em canto e percussão para 60 crianças e adolescentes da Centro Educacional Municipal Mário da Silva Pereira.
“Apesar de talentos para as artes despontarem naturalmente em projetos como este, não temos o intuito de formar músicos ou artistas como pode parecer, mas sim de formar, através da arte, melhores cidadãos a partir de três ecologias: o cuidado consigo, o cuidado com o outro e o cuidado com o ambiente”, salienta Carlos Júnior (K’ju).
O projeto ainda irá prestigiar a cidade com a apresentação gratuita para a comunidade de um espetáculo criado a partir desta vivência coletiva.
Para viabilizar o projeto Música em Equipe gratuitamente para estas 60 crianças e adolescentes foi preciso somar forças entre o músico, a Prefeitura Municipal de Araguari por meio da Secretaria de Educação, e o Instituto Alair Martins, que patrocina o trabalho através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Horário e local de oficinas:
• Terças e Quintas de 13h às 15h na Escola Mário da Silva Pereira, em Araguari (MG).
Equipe:
• Carlos Jr, Tathiana Marins e Kainã Bragiola

Sobre o Instituto Alair Martins
Instituto Alair Martins, braço social do grupo. O IAMAR é uma instituição de natureza educacional, socioambiental e cultural, constituída sob a forma de associação civil, sem fins econômicos e lucrativos, qualificado como OSCIP. O instituto foi fundado em 08/06/2005, com a missão de desenvolver o potencial de adolescentes e jovens para construir visões do futuro e transformá-las em realidade por meio da Educação para o Empreendedorismo, contribuindo para o seu crescimento nos campos pessoal, social e produtivo e na promoção de uma cultura de preservação ambiental.

Editorias: Criança  Cultura e Lazer
Empresa: Ciclo Assessoria em Comunicação