Em abril, comemora-se o dia da saúde e da atividade física. Vamos falar sobre mitos e verdades?

No dia 06 de abril, comemora-se o dia da atividade física, e logo no dia seguinte é comemorado o dia mundial da saúde. As datas comemorativas servem para lembrarmos de temas importantes, e nesse caso trazemos uma reflexão sobre a qual muitas vezes pairam dúvidas.
Quem tem algum tipo de doença reumática, como artrite, artrose, osteoporose e tantas outras que em sua maioria causam dores no nosso corpo, pode fazer atividade física? Existe restrição para o paciente reumático quanto à prática de exercícios físicos?
Quem responde à estas questões é o reumatologista, Dr. Carmo de Freitas, um dos pioneiros da área na região do Triângulo Mineiro, co-fundador de um dos complexos hospitalares mais importantes de Uberlândia e representante da cidade e do estado de Minas Gerais em importantes congressos e reuniões internacionais da Reumatologia.

1) O paciente reumático pode fazer exercício físico?
Dr. Carmo: Pacientes reumáticos devem fazer atividades físicas.

2) Existe o mito de que paciente reumático não pode fazer exercício físico? De onde vem essa história?
Dr. Carmo: Existe esse mito, sim. É porque como a doença reumática, em geral, causa dor, e limitações, há o receio de que a atividade física possa agravar essa situação. Em decorrência, existe a percepção que atividade física poderia piorar a doença. Dor, rigidez, fadiga e o medo de piorar podem fazer com que o paciente reaja contra o exercício. No entanto, para o reumático, um programa de exercício apropriado é extremamente importante e saudável.

3) Qual o maior benefício da atividade física para o paciente reumático?
Dr. Carmo: O exercício físico é capaz de reduzir a progressão da doença, ou seja, quanto mais o paciente se exercita melhor a sensação de bem-estar físico e mental.

4) O doente reumático pode fazer qualquer exercício?
Dr. Carmo: O doente reumático deve solicitar orientação ao seu médico para avaliarem em conjunto qual a melhor atividade para seu caso. Cada caso é um caso e a resposta à atividade física é individual. O acompanhamento com fisioterapeuta, por exemplo, é fundamental para reabilitação do paciente reumático.

5) Nos casos mais graves de internação, por exemplo, o exercício também é indicado?
Dr. Carmo: Com certeza. Principalmente aí o paciente dependerá de diversos exercícios de reabilitação motora, respiratória, para melhorar sua reação à doença.

6) Nesse dia da saúde e da atividade física, qual o recado o sr. deixa para as pessoas?
Dr. Carmo: Nosso corpo foi feito para ser usado: quanto menos exercício, mais frágil ficamos e mais rapidamente as doenças nos acometem ou progridem. É de fundamental importância atividade física em nossas vidas. Se exercite e comprove os benefícios!

*O consultório do Dr. Carmo de Freitas fica na Av. Vasconcelos Costa, 962 – Bairro Martins – Uberlândia/MG – Telefone: (34) 3236-8344

Editorias: Saúde
Empresa: Ciclo Assessoria em Comunicação