27 de março é Dia Mundial do Teatro

Em Uberlândia (MG), projeto social de formação em artes cênicas está fazendo história.

O conhecimento construído através da prática teatral promove o desencadeamento da criatividade e desperta diversas habilidades importantes para o crescimento individual e, consequentemente, coletivo, como: autoconfiança, concentração, coordenação, agilidade e a capacidade de transformar ideias em realizações concretas.
Em Uberlândia, um projeto social apropriou-se de todos esses benefícios das artes cênicas para promover inclusão social e cidadania. “A ideia surgiu em 2015 com a proposta de oferecer a alunos da rede pública do setor leste oficinas semanais envolvendo conteúdos, como: teatro, expressão corporal, dramaturgia, técnica vocal, brincadeiras da cultura popular e jogos tradicionais. Naquele ano, 240 alunos se inscreveram e o resultado do trabalho foi tão poderoso e transformador para aquelas crianças e jovens que decidimos continuar”, conta Ana Lopez, coordenadora do EMCANTAR Social, instituição responsável pelo projeto.
De lá para cá, o projeto já atendeu mais de 750 alunos, ganhou novas parcerias e expandiu sua região de atuação, chegando também ao setor sul e oeste da cidade.

Veja os números atingidos pelo projeto em 2018:

Turmas do Cesag (Bairro Alvorada - região leste)
120 crianças e adolescentes atendidos
04 turmas, sendo: 02 iniciantes e 02 de continuidade
210 oficinas, totalizando 420 horas de formação
80 novas obras conhecidas pelos alunos (músicas, filmes, vídeos de espetáculos, livros e poemas)
160 produções dos participantes
11 apresentações realizadas

Turmas do Instituto de Formação Vamos Crescer (Bairro Jardim Holanda – região oeste) e Estação Vida (Shopping Park – região sul)
180 crianças e adolescentes
06 turmas iniciantes de 06 a 16 anos
120 oficinas, totalizando 240 horas de formação
70 novas obras conhecidas (músicas, filmes, vídeos de espetáculos, livros e poemas)
100 produções dos participantes
08 apresentações realizadas

Em 2019 serão mais 120 crianças e jovens atendidos
Para este ano, a expectativa é que o projeto continue transformando vidas. Estão sendo ofertadas 120 vagas, em duas turmas de continuidade e duas de iniciantes, todas já preenchidas.
“Para as turmas iniciantes, o trabalho envolve jogos teatrais e musicais na perspectiva do brincar e sempre com muita ludicidade e leveza. Já para as turmas de continuidade, a expectativa é ir cada vez mais fundo nos processos de produção de espetáculos, pois essa é a demanda dos próprios alunos que estão cada vez mais envolvidos desejando se apresentarem mais e em espaços diversificados da cidade. Com eles, vamos trabalhar desde a dramaturgia, criação de cenário, figurino e maquiagem, até habilidades que compõem uma importante parcela da cadeia produtiva do setor cultural, como: operação de som e luz, etc”, explicam os oficineiros que coordenam o trabalho no dia a dia com os alunos, a atriz Luciene Andrade e o músico André Salomão.
O Projeto: Programa Transforma – Oficinas de Artes Cênicas Ano V - é realizado pela Associação EMCANTAR em parceria com o Programa Transforma e Comunidade Casa, patrocínio do Instituto Algar e incentivo da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Sobre a Cia Cultural EMCANTAR
EMCANTAR é uma companhia cultural que há mais de 20 anos atua nas áreas de cultura e educação em duas frentes: o grupo artístico EMCANTAR, que já realizou mais de 800 apresentações dentro e fora do Brasil para um público estimado em mais de 350 mil espectadores; e o EMCANTAR Social, cujas ações já beneficiaram mais de 20 mil crianças e adolescentes em cerca de 50 projetos regulares desenvolvidos em regiões de baixo aparelhamento social e cultural e em escolas da rede pública de ensino.

Sobre o Instituto Algar
Por acreditar que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor, o Grupo Algar investe, desde 1994, em programas sociais voltados à comunidade. A ideia é contribuir com a melhoria da qualidade da educação brasileira. Ao longo dos anos, estes programas cresceram e, em 2002, passaram a ter a gestão do Instituto Algar e uma atuação em três dimensões: social, ambiental e cultural.

Editorias: Criança  Cultura e Lazer
Empresa: Ciclo Assessoria em Comunicação