Seria a tecnologia uma nova forma de adicção?

XVII Jornada de Psicanálise do Triângulo Mineiro com o tema “Os afetos e as ferramentas tecnológicas no século XXI” acontecerá em Uberlândia nos próximos dias 09 e 10 de novembro.

De que maneira as novas tecnologias têm influenciado o desenvolvimento da nossa subjetividade e identidade? Quais os possíveis ganhos e prejuízos para a saúde mental? Que sentidos estas ferramentas podem adquirir para as pessoas? Como ficam as relações na intersubjetividade?
Estas e diversas outras questões estarão em foco na XVII Jornada de Psicanálise do Triângulo Mineiro que acontecerá em Uberlândia nos próximos dias 09 e 10 de novembro com o tema “Os afetos e as ferramentas tecnológicas no/do século XXI – Reflexões Psicanalíticas”.
O evento está sendo promovido pelo CEEPU - Centro de Estudos e Eventos Psicanalíticos de Uberlândia, entidade com fins científicos e culturais fundada há 28 anos na cidade com o objetivo de promover reflexões relacionadas às questões emocionais humanas sob o vértice da Psicanálise.
“As inovações tecnológicas agilizaram e facilitaram o nosso cotidiano, propiciando mudanças significativas tanto em atividades laborais, áreas do conhecimento, científica e entretenimento, quanto nas formas de relacionamentos entre as pessoas e destas com o mundo no qual estão inseridas. Observam-se importantes alterações comportamentais gerando novos padrões de relações humanas com forte predomínio da comunicação virtual. O uso cada vez maior destas ferramentas tecnológicas sustentado na virtualidade, altera a nossa noção de tempo, a maneira de nos comunicarmos e determina uma profunda modificação dos parâmetros de relacionamentos com imprevisíveis consequências no psiquismo humano. Diante disso, sentimos a necessidade de promover essa Jornada em que poderemos ouvir dois importantes “doutores no assunto”, comenta Sílvia Alves, atual presidente do Ceepu.
A XVII Jornada de Psicanálise do Triângulo Mineiro contará com a presença de renomados Psicanalistas da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), Dr. Antônio Sapienza e Dr. Alceu Casseb.
Segundo Dr. Casseb, Psiquiatra, Doutor pela Unicamp, Professor e Supervisor da Faculdade de Medicina-Unifesp, Membro Honorário do CEEPU e conferencista em congressos nacionais e internacionais, além de autor de vários artigos publicados, a palavra “tecnologia” tem sua origem no grego antigo. “Vem de “TECHNE”, e significa a busca por uma sistematização para a arte. Não é algo novo. E na minha opinião a primeira coisa que precisamos pensar é em distinguir o que é tecnologia do que são “hábitos anti-humanos”. A partir daí, refletir sobre o desenvolvimento do homem, da sociedade e da civilização que são em suas origens três: a judaico-cristã em que estamos inseridos, a islâmica e a budista. Há planos diferentes para olharmos para o que chamo de ‘hábitos anti-humanos’”, comentou.
Além do Dr. Casseb, Dr. Antônio Sapienza também é um grande nome dentro da Psicanálise e sua participação no evento é motivo de comemoração por parte do Ceepu. “Dr. Sapienza é Membro Efetivo e Analista Didata da SBPSP, Febrapsi, Fepal e IPA, autor do livro ‘Reflexões Teórico - Clínicas em Psicanálise’, além co-autor de diversos livros em Psicanálise. Um conferencista disputado por Congressos Nacionais e Internacionais com grande experiência e conhecimento profundo no assunto”, referenda Sílvia.

Como se inscrever?
As inscrições para o evento podem ser feitas pelos telefones (34) 3219-3280 ou 9.9892-3280 e email psicoceepu@gmail.com. Valores a consultar.

Confira a programação completa do evento:

09/11/2018 (Sexta-Feira)
Local: Auditório da OAB 13ª Subseção Uberlândia
Av. Rondon Pacheco, nº 980, Bairro Copacabana, Uberlândia/MG
19h30 – Palestra: “Uso de drogas: As adições e subtrações no ser do humano” com Dr. Alceu Casseb.

10/11/18 (Sábado)
Local: Auditório da OAB 13ª Subseção Uberlândia
Av. Rondon Pacheco, nº 980, Bairro Copacabana -Uberlândia/MG
8h30 - Abertura