Casimiro de Abreu recebe projeto de doação de livros

Lançada pelo Instituto João e Maria Backheuser, a campanha vai promover a entrega dos títulos a escolas municipais

O Instituto João e Maria Backheuser (IJMB) promoverá em Casimiro de Abreu, entre os dias 21 e 23 de maio, das 9h30 às 16h, o lançamento do projeto “Doe livros, faça histórias”, que irá doar cerca de 300 livros para 25 escolas do município. A ação, uma parceria do Instituto com a Secretaria de Educação de Casimiro de Abreu, é gratuita, aberta à comunidade e dará início a uma campanha de doação de livros, coordenada pelo IJMB. Na mesma ocasião será lançado o novo site do IJMB.

Na ocasião, um ônibus-biblioteca do projeto “Livros nas praças” ficará estacionado na Praça Feliciano Sodré, no Centro, onde acontecerão diversas atividades ao longo dos três dias de evento. No dia 21/05, segunda-feira, a escritora e professora Miriam Mambrini, autora do livro “A outra metade”, vai coordenar uma dinâmica voltada para os educadores sobre o processo da escrita. Com mais de 50 livros publicados com suas ilustrações e 12 obras de sua autoria, Marília Pirillo conversará com o público sobre sua carreira de escritora e ilustradora voltada para crianças e jovens. Seus livros “Tempo de Brincar”, “Bonifácio, o porquinho” e “Bagunça e arrumação” serão doados para as escolas pelo IJMB. Já na terça-feira (22/05) haverá uma contação de histórias com Verônica Marcílio.

De acordo Anna Backheuser, presidente do IJMB, o projeto é uma forma de incentivar a leitura entre os alunos. “A leitura é uma excelente ferramenta na formação das crianças. Queremos com a doação dos livros auxiliar a construção de novas gerações ricas em conhecimento”, explica.

O ônibus-biblioteca possui um acervo com cerca de dois mil livros: 70 % de livros infanto-juvenis e 30 % de livros para adultos. Possui, ainda, 60 livros com ilustrações em braile para crianças, 30 livros em fonte ampliada para pessoas com baixa visão, 20 audiobooks para deficientes visuais e 35 livros em braile para adultos.

Sobre o IJMB
Criado em 2007, o Instituto João e Maria Backheuser é uma instituição familiar sem fins lucrativos, que, desde o princípio, teve sua atuação voltada para a educação. Primeiramente, o IJMB se dedicou a um trabalho de contra-turno escolar no intuito de oferecer educação em tempo integral a algumas escolas municipais de Casimiro de Abreu.

Atualmente a principal missão da instituição é a melhoria do ensino por meio de projetos de caráter educativo e cultural. E por acreditar que um trabalho em rede é mais sustentável o instituto voltou seu olhar diretamente para a rede pública, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Foi realizado um diagnóstico da rede e, a partir daí, foram desenvolvidos projetos com foco na gestão escolar, formação de profissionais, relação escola-família e advocacy em políticas públicas com objetivo de melhorar a educação nos municípios e proporcionar iguais oportunidades a todos os alunos.

Editorias: Criança  Educação
Empresa: Danthi Comunicações