No Prato Principal da ACI, diretora da SAP ressalta as mudanças de um RH 4.0

Novo Hamburgo/RS – “As pessoas estão mudando o jogo, a tecnologia está transformando as regras.” Ao contextualizar o que tem se alterado ao longo do tempo, na área da inovação e da tecnologia, a mestre em Psicologia do Desenvolvimento, com MBA em RH Estratégico, e com 27 anos de experiência em Recursos Humanos, Adriana Kersting, palestrou no primeiro Prato Principal do ano, promovido na quinta-feira (23) pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha.

Há 13 anos diretora de Recursos Humanos da SAP Labs Latin America, de São Leopoldo, Adriana abordou o tema “RH 4.0”. Ao citar uma transformação cultural, onde empresas, até bem pouco tempo, tinham como foco o lucro, o controle e as hierarquias, ela afirma que atualmente este pensamento já está alterado. “E é preciso ser rápido, pontuando ações em propósito, empoderamento e comunidades. As mudanças são dinâmicas demais e é necessário acompanhar para se manter no mercado. A tecnologia ainda tem uma limitação muito grande, ainda não atingiu nosso ponto (humano) de objetividade. Por isso, neste momento, o ser humano ainda complementa a I.A (Inteligência Artificial). Se focarmos somente na questão do luro, não iremos para frente”, ressaltou ela.

Neste sentido, mostrou que o comprometimento dos colaboradores é fundamental no desenvolvimento da empresa. “Hoje, eles se autogerenciam, com suas equipes. Todos querem trabalhar numa empresa em que acreditem, que ofereça infraestrutura adequada aos tempos modernos”, reforçou a diretora de RH, ao citar, por exemplo, horários de trabalho mais flexíveis, ambientes compartilhados e confortáveis, possibilidade de trabalhar onde estiver (em casa, durante uma viagem). “É preciso entender o seu funcionário, o que ele espera da empresa. Desta forma, será possível fomentar a criatividade e o engajamento com os propósitos do empreendimento”, pontuou. “Esta é a nova organização, uma revolução na forma de pensar. Tem que haver uma conexão para que as pessoas façam suas tarefas ao seu modo e, ao mesmo tempo, tragam os resultados prospectados pela empresa”.

Ao reforçar a máxima de que com colaboradores felizes, os resultados aparecem muito mais rápido, Adriana lembra que a SAP alcançou, em 2019, 88% em satisfação e engajamento e foi escolhida a segunda melhor empresa para se trabalhar no Rio Grande do Sul e a mesma classificação como empresa de TI no Brasil, pela Great Place To Work. “E a melhor no Brasil em 2020, pela Glassdoor, onde o prêmio leva em consideração as avaliações voluntárias de funcionários publicadas na plataforma de recrutamento”, complementou.

Com inscrições esgotadas, o patrocínio do Prato Principal foi de Sicredi Pioneira RS, com apoio master da Feevale, e colaboração de Fabio Winter & Lu Freitas Image Maker, Stratosom Sonorização e Sucos Petry.

De Zotti Comunicações

Editorias: Economia  Informática  Mídia  Negócios  Serviços