Diretor-presidente da Todeschini abre o calendário de reuniões 2019 do Comitê de Governança Corporativa da ACI

Novo Hamburgo/RS – O diretor-presidente da Todeschini, João Farina Neto, foi o convidado para dar início aos bate-papos nas reuniões mensais 2019 do Comitê de Governança Corporativa da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha. Ele participou do encontro na quarta-feira (06), acompanhado da irmã Virgínia Jaqueline Farina, diretora-administrativa da Todeschini.

A empresa foi fundada em 1939 como fábrica de acordeons, instrumento que possui mais de 3.500 peças. “Naquela época, por muito tempo, o compositor e cantor brasileiro Luiz Gonzaga (já falecido), conhecido como o Rei do Baião, fez a função de garoto propaganda, pois ele adquiria os instrumentos e inclusive o acordeon branco dele foi feito lá”, explicou. Próximo aos anos 70, com o surgimento do movimento da Jovem Guarda e dos The Beatles ocorreram revoluções musicais e o acordeon já não tinha o mercado de vendas como em anos anteriores. Ao ser vendida, e logo após um incêndio de grandes proporções, a empresa surgia com um novo viés de mercado, a moveleira.

“Hoje a Todeschini é formada por várias unidades, sendo a maior delas a de móveis planejados, em Bento Gonçalves. Mas também atuamos em outras áreas, como o agronegócio”, observou. Administrada por quatro irmãos, da segunda geração, e com 80 sócios minoritários, a terceira geração já tem atuação nas empresas e também possui seus próprios negócios. “Somos consultores da terceira geração”, contou, ao ressaltar que a Todeschini, há quatro anos, deu início ao Conselho Consultivo, com a tendência de se transformar num Conselho de Administração.

“Nosso principal ativo nas empresas são as pessoas. Temos um sistema de gestão muito aberto e participativo. Tanto que, anualmente, das sugestões dos colaboradores, cerca de 2.500 melhorias são colocadas em ação”, pontuou o diretor-presidente da empresa. João Farina Neto também elogiou a atuação do Comitê da ACI, afirmando que vai repassar a ideia para a Câmara de Indústria e Comércio de Bento Gonçalves. “Não temos um comitê para tratar sobre Governança Corporativa. Adorei a proposta e os trabalhos”, elogiou ele ao vice-presidente da pasta, Miguel Marques Vieira.

De Zotti – Assessoria de Imprensa

Editorias: Economia  Industria  Mídia  Negócios  Serviços