ACI comemora 98 anos com homenagem ao seu primeiro presidente

Novo Hamburgo/ RS – Há 98 anos, antes mesmo de nascer o município de Novo Hamburgo, era fundada a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, sua atual nomenclatura. Na quinta-feira (18), data da fundação, e entidade comemorou com uma homenagem à memória de seu primeiro presidente eleito, Frederico Guilherme Emílio Pechmann, que esteve à frente da Associação de 1935 a 1938.

O ato contou com a presença de representantes de sua família, os netos Paulo Scherer, que veio do Rio de Janeiro especialmente para a ocasião, e Josué Scherer, com a esposa Sandra, e o bisneto Érico. \"Este é um motivo de orgulho e, de forma simbólica, é possível visualizar como tudo acontecia nesta entidade, o que permanece trilhando este caminho de trabalho e ações. Meu avô era o cara\", brincou o neto Paulo, ao agradecer o carinho com que a ACI dá seguimento a tomadas de atitudes lá no início de sua história.

Durante a cerimônia, foi inaugurada a placa alusiva ao “Quadro Menina” e a Escrivaninha Vitoriana, datada de 1.900, e de uso pessoal do primeiro representante eleito na ACI. As peças foram doadas para que a entidade contenha, em seu acervo, o móvel onde muitas vezes o então presidente da entidade tomou deliberações. \"Esta é uma iniciativa que buscar marcar e resgatar a história do município. Estamos muito gratos\", afirmou Josué.

Para o presidente da ACI, Marcelo Lauxen Kehl, a homenagem simboliza a importância que a entidade teve não só para o empresariado de visão da época, mas para o desenvolvimento do município de Novo Hamburgo. \"Uma linda história, iniciada por um grupo de empreendedores corajosos, obstinados e perseverantes, no longínquo 1.920. E que hoje tem continuidade com nossos 30 profissionalíssimos colaboradores, nossos mais de 200 abnegados voluntários, nossos patrocinadores, mantenedores e parceiros. Somos muitos a engrandecer a entidade, para torná-la cada vez mais relevante e indispensável, para dar o melhor para nossos associados e para nossa região. E estamos rumando decididamente para o nosso centenário\", pontuou Kehl.

\"Completar 98 anos com juventude espiritual e comprometimento maduro de uma equipe inteira de profissionais é para poucas instituições neste Brasil. Corresponder às expectativas, surpreender e entregar resultados ao maior quadro de associados de uma Associação Comercial do RS é também para poucos. Com alicerces fortes, seguimos com nossas expectativas em pleitos e realizações que traduzem o sucesso de nossas empresas. Este é um dever diário e imperativo da entidade\", complementa o diretor-geral da ACI, Marco Aurélio Kirsch.

Para celebrar o momento, todos os participantes realizaram um brinde, reforçando os 98 anos de história da ACI.

De Zotti – Assessoria de Imprensa

Editorias: Industria  Mídia  Negócios  Serviços  Sociedade