Notícias de eventos culturais, lançamentos etc.

Hospital São Vicente de Paulo está entre as melhores instituições de saúde da América Latina

A consultoria América Economía Intelligence acaba de divulgar o seu tradicional ranking dos melhores hospitais e clínicas da América Latina. Dentre mais de 200 unidades de alta complexidade avaliadas, apenas 58 instituições foram classificadas, dentre elas 16 são brasileiras. O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), na Tijuca, é o carioca mais bem colocado, ocupando a 18ª posição. Até o ano passado, quando foi avaliado na 24ª colocação, o HSVP era a única instituição do Rio de Janeiro a participar da lista.
O ranking da América Economía Intelligence avalia itens como segurança e dignidade do paciente, capital humano, eficiência, promoção do conhecimento e experiência do paciente. O HSVP teve destaque nos quesitos “Segurança do Paciente”, que avalia processos e resultados que permitem minimizar riscos na assistência, “Capital Humano”, considera a qualidade das equipes médicas e de enfermagem, e “Eficiência”, verifica a sustentabilidade dos resultados da gestão da qualidade e financeira e a taxa de ocupação de leitos de internação e do centro cirúrgico.
Os responsáveis pela elaboração do ranking comemoram que a cultura da qualidade e segurança estão em alta nos hospitais e clínicas da América Latina. Prova disto é que nenhuma instituição teve redução de pontuação, em comparação ao ano passado.
Desde 2010, o Hospital São Vicente de Paulo figura no ranking da América Economía Intelligence. Este ano, o HSVP conquistou ainda, pela quarta vez consecutiva, o selo de acreditação da Joint Commission International (JCI), a maior agência certificadora da qualidade dos serviços de saúde do mundo.
Fazem parte do ranking, hospitais e clínicas indicadas como referência pelo Ministério da Saúde ou outra autoridade da área da Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Chile, Cuba, Equador, México, Panamá, Peru, Uruguai e Venezuela. Representantes das instituições encaminham, então, à consultoria questionários com informações relacionadas à qualidade hospitalar e documentos que comprovem tais dados. Aquelas que atingem índices superiores a 50 pontos no indicador final são classificadas.
Além do Hospital São Vicente de Paulo, mais 15 instituições brasileiras estão entre as melhores da América Latina: Hospital Israelita Albert Einstein (1º), Hospital Samaritano de São Paulo (6º), Hospital Alemão Oswaldo Cruz (13º), Hospital Moinhos de Vento (15º), Hospital Santa Paula (20º), Hospital Infantil Sabará (21º), Hospital Edmundo Vasconcelos (26º), BP Mirante (27º), Hospital TotalCor (31º), Hospital Pró Cardíaco (40º), Hospital Municipal Moysés Deutsch – M’ Boi Mirim (41º), Hospital Marcelino Champagnat (46º), Hospital 9 de Julho (47º), Hospital Samaritano Botafogo (52º) e Hospital Brasília (55º).

Editorias: Negócios  Saúde  Sociedade
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Empresa: SB Comunicação
Contato: Nathália Vincentis