Reta final para o ENEM: dicas para ter mais chances de sucesso

A poucos dias da prova, as expectativas aumentam e os preparativos para o teste se intensificam
Com o objetivo de auxiliar os 5,5 milhões de jovens confirmados para realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a professora de Língua Portuguesa do Colégio Marista Nossa Senhora da Glória, Renata Borelli, preparou cinco dicas sobre estudos e comportamento para ajudar os candidatos mais ansiosos nesta reta final que antecede o início das provas.
Dica 1 – Revisão de conteúdo
Nestes dias que precedem o exame, de nada adianta querer estudar todo o conteúdo das provas, pois isso é praticamente impossível. Assim, a melhor alternativa é manter o foco na revisão dos conteúdos já aprendidos. É indicado também dedicar mais tempo para tirar dúvidas das matérias mais difíceis para você.
Dica 2 – Atenção à redação: o que não fazer
A redação do ENEM tem um peso alto no resultado final. O texto vale de zero a mil pontos. Além disso, pode ser usado como critério de desempate nos programas que dão acesso ao Ensino Superior no Brasil.
Para alcançar uma boa pontuação na redação, é muito importante não cometer alguns erros, como o de ortografia, por exemplo, e não escrever informações infundadas, textos polêmicos ou, ainda, que fujam ao tema proposto.
Dica 3 – Diminua o ritmo dos estudos
Dias antes da prova, diminua o ritmo dos estudos. O que não foi possível estudar durante todo esse período não será absorvido em poucos dias. Aproveite o tempo para fazer simulados e testes que auxiliem na interpretação de texto e na agilidade das respostas.
Dica 4 – Descanse e esteja relaxado
É comum que, a poucos dias do início da prova, a ansiedade deixe os nervos à flor da pele. Manter a estabilidade emocional e dedicar tempo para relaxar e dormir bem faz parte da estratégia para acabar com o nervosismo pré-prova.
Dica 5 – Programe-se
A esta altura já é possível saber o local de realização da prova, portanto, programe-se para não se atrasar. Trace a rota de como pretende chegar no dia do exame e tenha sempre planejado uma segunda alternativa em caso de trânsito congestionado ou dificuldade de transporte. Tenha sempre em mãos os documentos necessários e o material escolar para realizar uma boa prova e não se esqueça de acertar o relógio com o Horário de Verão que terá início em 3 de novembro.
Sobre o Colégio Marista Glória

Inspirado em valores sólidos e acompanhando as mudanças da sociedade, o Colégio Marista Glória, parte da Rede Marista de Colégios (RMC), baseia-se na excelência em Educação para formar agentes de transformação. Localizado na cidade de São Paulo, contribui para um desenvolvimento humano de qualidade. Seus alunos dispõem de ampla infraestrutura e uma aprendizagem que se concentra Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. O compromisso com os resultados envolve preparação para todas as provas da vida e está voltada para a formação humana. Para outras informações, acesse http://www.colegiosmaristas.com.br/gloria.

Sobre a Rede Marista de Colégios

A Rede Marista de Colégios (RMC) está presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 19 unidades. Nelas, os mais de 26 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada ao mercado. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais emhttp://www.colegiosmaristas.com.br.

Editorias: Educação  Teen
Empresa: Página 1 Comunicação