Alunas do Paraná vencem o I Concurso de Monografias de Relações Internacionais Fecomércio PR – IRIP

Kauana Puglia e Dyeiniffer Bertolazzi, da Uninter, concorreram com estudantes de todo o país e conquistaram a primeira e terceira colocação, respectivamente

Duas estudantes do Paraná foram vencedoras do I Concurso de Monografias de Relações Internacionais, realizado pela Fecomércio PR e pelo IRIP (Instituto de Relações Internacionais do Paraná). A premiação aconteceu na última semana e elegeu os trabalhos que mais demonstraram visão global sobre as relações internacionais nas diferentes áreas pesquisadas. Ao todo, foram avaliados 21 monografias de diferentes cursos universitários e estados do País. Todos abordaram temas relacionados à inserção internacional do Brasil.

O primeiro lugar ficou com Kauana Puglia, do Centro Universitário Internacional Uninter, com o tema “Ciberespaço: o processo de securitização no Brasil de Lula a Dilma”. O trabalho mostrou que, de 2003 a 2014, o ambiente virtual não foi debatido na esfera civil a ponto de gerar políticas públicas. Kauana recebeu o prêmio de R$ 2 mil. “É muito gratificante ver que o esforço valeu a pena, pois não foi um trabalho fácil. Esse prêmio não é só meu, mas sim de todo o corpo docente da Uninter, pois a ajuda deles foi essencial para a minha conquista”, relatou a aluna de Relações Internacionais.

A terceira colocada foi Dyeiniffer Bertolazzi, também estudante de Relações Internacionais do Centro Universitário Internacional Uninter, com a monografia “Trabalho análogo à escravidão no âmbito urbano brasileiro”, que analisou porque esse problema acontece até os dias de hoje.

Ela ganhou o prêmio de R$ 500, mas sabe que a conquista vai além. “Vejo esse tipo de premiação como um propulsor para as pesquisas acadêmicas, pois engaja alunos, professores e faculdades para atingirem seus propósitos e impacta também a vida de outros indivíduos que terão acesso a essas informações”.´

Segundo a coordenadora do curso de Relações Internacionais da Uninter, Caroline Cordeiro, uma das práticas na graduação é incentivo à pesquisa e ao conhecimento. “Ver as nossas alunas concorrendo com outras grandes instituições, e vencendo, mostra que fazemos um trabalho com excelência e com a preocupação em formar profissionais críticos”, destaca.

Editorias: Educação
Empresa: Página 1 Comunicação