Associação Brasileira de Estomaterapia indica cuidados que devem ser tomados com os pés no Carnaval
...

Alguns cuidados especiais são necessários para os pés, antes, durante e após o Carnaval. Afinal, eles são a parte do corpo dos foliões que irá aguentar firme toda a ginga, empurrões e possíveis pisadas. Enfermeiras estomaterapeutas da Associação Brasileira de Estomaterapia: estomias, feridas e incontinências indicam alguns cuidados básicos que devem ser adotados por quem vai pular o Carnaval ou aproveitar os dias de folga para viajar:

Cuide bem da pele dos pés
Cuidado para não deixar a pele da região plantar muito fina. “O ideal é não lixar. A opção é espalhar creme esfoliante, que pode ser preparado em casa, misturando sal ou açúcar cristal a um creme hidratante”, afirma a enfermeira estomaterapeuta Suely Thuler. Aproveite para massagear suavemente os pés e retirar as células mortas da superfície da pele e abrir os poros para receber o hidratante, em seguida. Envolva-os com filme de PVC ou com saquinho plástico por 20 a 30 minutos.

Unhas
As unhas também merecem atenção, pois um corte errado pode machucar e causar dor. Corte-as não muito curtas. O ideal é deixá-las no mesmo nível da ponta dos dedos. Não corte as cutículas, para não correr o risco de ferimentos.

Para quem vai aproveitar o feriado de Carnaval para curtir a praia ou o campo, a caminhada e os exercícios ao ar livre são sempre uma boa escolha, desde que realizados com calçados apropriados. Os cuidados básicos devem ser os mesmos dos recomendados para quem vai cair na folia. “Andar descalço faz bem, mas atente para evitar queimaduras e cortes ao caminhar na areia da praia.

Pessoas com redução da sensibilidade nos pés, como pessoas com diabetes e idosos, devem redobrar os cuidados e não ficarem descalças”, ressalta Suely Thuler. Os calçados devem ser fixos aos pés (não usar chinelos) e com solados com espessura, que forneça proteção.

Calçados
Use sapatos confortáveis, de preferência, já utilizados anteriormente. Ao retornar da folia, logo após o banho, faça massagens rolando os pés sobre uma latinha de refrigerante gelado ou uma garrafinha com água gelada. Em seguida, passe uma hidratante e descanse com as pernas ligeiramente elevadas.

Além dos calçados, o uso de meias ajuda a absorver o suor e previne proliferação de fungos, mas para isso, use meias de algodão e troque todos os dias. “Aproveite o momento da hidratação dos pés para olhar a sola e entre os dedos procurando qualquer fissura. No final do dia, descanse com as pernas para cima, isso vai diminuir o cansaço nas pernas e o pique no dia seguinte estará garantido”, explica a enfermeira estomaterapeuta Mariana Alves Bandeira.

Bolhas
Para prevenção, use protetores de silicone nas áreas de maior risco, como calcanhares, joanetes, 1º e 5º dedos. Caso ocorram, o ideal será não as furar. Se a bolha romper acidentalmente, deixe a pele protegendo a região. Aplique um curativo para proteção, de preferência os de espumas siliconadas.

Sobre a SOBEST
A Sobest é uma associação multidisciplinar, de caráter científico e cultural, alicerçada nos preceitos estabelecidos e aceitos mundialmente para a enfermagem em Estomaterapia, fundamentada nas bases éticas e filosóficas da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN), em nível nacional, e do World Council of Enterestomal Therapists (WCET) - an association of nurses (WCET), em nível internacional.

A Associação Brasileira de Estomaterapia se consolida como entidade que promove a divulgação e valorização da Especialidade entre os profissionais de Enfermagem e de Saúde do país, que hoje assume destaque pelo compromisso com a ciência, ética e principalmente pela excelência do cuidado de pessoas com estomias, feridas agudas e crônicas, fístulas, drenos, cateteres e incontinências anal e urinária.

Editorias: Cultura e Lazer  Estética e Beleza  Feminina  Saúde
Empresa: 4 PRESS