E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Psicopedagogia é fundamental para o retorno das crianças ao ambiente escolar
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

A pandemia da COVID-19, doença causada pelo coronavirus, afetou a vida e o dia a dia de todos e, em especial, das crianças, que foram abruptamente privadas de seu maior convívio social e lugar de aprendizagem: a escola. Da noite para o dia os estudantes tiveram que se adaptar com atividades remotas, aulas online e, muitos deles ficaram todo esse tempo sem nenhum contato com seus professores ou colegas.

Agora em 2021, algumas atividades começaram a ser retomadas, ainda que de forma restrita, com escalas e sem espaço para a interação. Cada um no seu canto, com máscara e cuidados extremos. Desde agosto, o Estado de São Paulo liberou o retorno das aulas para mais estudantes, com lotação máxima de 60% e segue ampliando esta orientação. Na rede pública, as escolas seguem em rodízio.

Passados quase um ano e meio após o início do distanciamento social, o que esperar desse retorno? “É inegável que houve um atraso na aprendizagem desses alunos e, para os menores, é como se tivesse que começar tudo de novo. A criança que está no ensino infantil, que é muito nova, entre os 4 e 6 anos, não se lembrava mais de como era estar naquele ambiente. Muitas delas precisaram e estão se readaptando. É um processo que pode ser traumático se não for tratado da maneira adequada”, explica Ana Maria Damiani, coordenadora da pós-graduação em Psicopedagogia da Universidade Anhembi Morumbi.

E o problema vai além da necessidade de se adaptar novamente, segundo a docente. “Encontraremos, com certa frequência no ambiente acadêmico, neste momento da volta às aulas presenciais, alunos que apresentem dificuldades ou transtorno de aprendizado, que tenham baixo rendimento escolar, baixa autoestima, dificuldade de interação e comunicação e, como consequência, desenvolvam ansiedade, depressão e dificuldades para se relacionar”, enfatiza.

Diante desse cenário é imprescindível que as escolas estejam preparadas com profissionais aptos a acolherem esses alunos. Nesse momento, a figura do psicopedagogo é de suma importância. “Ele é o profissional habilitado para identificar e intervir sobre todas estas dificuldades, síndromes e deficiências e, a partir dessa análise, trabalhar em conjunto com professores e coordenadores, buscando estratégias para a readaptação e inclusão do aluno em sala de aula, possibilitando o desenvolvimento de suas competências, habilidades, criatividade e ritmos, respeitando suas limitações e a individualidade de cada ser humano”, explica Ana Maria.

A psicopedagogia é uma área que estuda e lida com o processo de aprendizagem e com os problemas deles decorrentes. Atuando em diferentes espaços, o psicopedagogo busca trabalhar com um grupo multidisciplinar que contribuirá para a superação. Este trabalho é feito por meio de observação e estratégias desenhadas e coordenadas com o objetivo de entender a forma como questões adversas interferem nos processos cognitivos de cada um.

O psicopedagogo se propõe, no âmbito educacional, a articular as relações do aprender de modo que envolva os elementos presentes na Instituição, para instigar mudanças nas dimensões sociais, educacionais e psicológicas. Já no setor empresarial, auxilia em processos de desenvolvimento intelectual de trabalhadores de uma forma mais ampla.

Sendo assim, a capacitação destes profissionais se faz imprescindível para o desenvolvimento, de uma forma geral e ainda mais vital, em situações adversas que impactam a todos.

O curso de Especialização em Psicopedagogia da Universidade Anhembi Morumbi é destinado a pedagogos, educadores; psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, bem como outros profissionais de áreas afins que tenham formação superior e interesse no objeto de estudo. Possui duração de 18 meses e as aulas acontecem às segundas e quartas, das 19h às 22h30, no câmpus Paulista I, localizado na Avenida Paulista, 2000.

Serviço:
Especialização em Psicopedagogia
Mensalidade: a partir de R$ 570,96
Inscrições: até 31 de agosto
Valor: gratuito
Informações: https://pos.anhembi.br/psicopedagogia?v=1629314317

Sobre a Universidade Anhembi Morumbi
A Universidade Anhembi Morumbi oferece programas de graduação, graduação tecnológica e pós-graduação lato sensu e stricto sensu, distribuídos nas áreas de Ciências da Saúde; Turismo e Hospitalidade; Negócios; Direito; Artes, Arquitetura, Design e Moda; Comunicação; Engenharia e Tecnologia e Educação. Seus oito campi estão localizados nas regiões da Avenida Paulista, Vila Olímpia, Mooca, Morumbi, Vale do Anhangabaú, São José dos Campos e Piracicaba.

Possui laboratórios de última geração e diferenciais como a internacionalidade, já tendo enviado, desde 2006, milhares de alunos do Brasil para realização de cursos no exterior, além de receber centenas de estudantes estrangeiros em seus campi, que se tornaram locais multiculturais para o aprendizado.

Saiba mais sobre a Anhembi Morumbi em https://portal.anhembi.br/

Sobre a Ânima Educação
Com o propósito de \'Transformar o Brasil pela Educação\', a Ânima Educação é o maior ecossistema de educação de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com cerca de 350 mil pessoas, composta por mais de 330 mil estudantes e 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior. Está presente em 12 estados, nas regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste, e em quase 550 polos de ensino digital por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão oito marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.

Em 2021, a Ânima foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Em 2020, foi reconhecida como uma das cinco Empresas mais Inovadoras do País, na categoria Serviço, de acordo com o Anuário de Inovação do Valor Econômico; e conquistou, em 2019, o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.

Editorias: Educação  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Anhembi Morumbi  
Contato: Ana Paula Martins  
Telefone: 11-3293-1757-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Eventos
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.