E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Comunicação entre escola e pais é essencial para o retorno seguro dos estudantes
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

Desde que teve início a pandemia da COVID-19 no mundo, os cuidados para se proteger do coronavirus foram amplamente divulgados e hoje eles já estão incorporados no cotidiano da maioria das famílias. O distanciamento é ainda a forma mais eficaz de evitar o contágio, o que torna o retorno das aulas presenciais, principalmente na educação básica, um desafio.
No entanto, um dos objetivos da escola é o acolhimento, dentro das competências socioemocionais, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ou seja, não é apenas um local para aprender conteúdos teóricos. “Não é possível afirmar que o ambiente online substituiu a escola plenamente, pois ela vai além das lições aprendidas, que são muito importantes para a vida, mas não são tudo. Por outro lado, não se pode negar que as aulas totalmente virtuais foram e serão necessárias ainda por um bom período para preservar a vida de todos – alunos e professores”, explica Ana Damiani, coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade Anhembi Morumbi, integrante da rede internacional de universidades Laureate. Nesse sentido, explica a pedagoga, as aulas online vieram para ficar e é muito saudável que seja assim, quebrando o certo preconceito que teimava em existir. Porém, da mesma forma é fundamental entender que a escola é um local para socializar, para aprender a lidar com pessoas diferentes do convívio familiar, com conflitos, aprender a respeitar regras diferentes, entre outras habilidades sociais.
Para a docente, o revezamento de alunos é uma maneira de possibilitar o retorno neste momento. “É importante que a escola reabra com um número mínimo de alunos presencialmente, fazendo um rodízio para que todos possam ir à escola, encontrar os amigos e retomar aos poucos à rotina. Além disso, dividir as turmas em subgrupos, com horários diferentes para a hora do lanche, a entrada e a saída, evitando aglomerações, também são estratégias que devem ser aplicadas pela escola para ampliar a margem de segurança e prevenir uma possível contaminação”, enfatiza.
Algumas crianças podem apresentar dificuldade para este retorno após um longo período confinadas apenas ao convívio familiar. Além do apoio dos pais e cuidadores, o professor tem um papel muito importante no acolhimento dos alunos em sua volta presencial. Por isso é preciso que eles se mostrem abertos e à disposição para ouvir e auxiliá-los diante de qualquer desconforto ou dificuldade de adaptação. “Por isso, os profissionais e os pais devem estar atentos aos diferentes comportamentos, atitudes e desempenho escolar. Muitas vezes a roda de conversa é um momento muito importante para diminuir qualquer ruído negativo”, explica.
Em relação ao conteúdo programático para os alunos que já frequentavam as escolas, a especialista enfatiza que os professores devem ter tolerância neste momento, revendo suas expectativas em relação ao programa e objetivos almejados. Antes de retomar o conteúdo, o ideal é checar o que foi realmente interiorizado pelo aluno e, se necessário, recapitular o que for essencial.
O retorno das aulas presenciais é, acima de tudo, um voto de confiança dos pais na instituição de ensino e para mantê-lo é preciso deixar todos informados do que está ocorrendo, tendo protocolos de segurança claros e um canal aberto de comunicação entre coordenadores, diretores, professores, pais e alunos. “Todos estão descobrindo novas formas de aprendizagem, se adaptando e realizando ajustes para o convívio social seguro”, finaliza.

*Ana Damiani é coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade Anhembi Morumbi.

Sobre a Universidade Anhembi Morumbi
A Universidade Anhembi Morumbi é a primeira instituição internacional de ensino superior do Brasil. Desde 2005, faz parte da rede internacional de universidades Laureate, maior rede global de instituições de ensino superior, com mais de 850 mil estudantes matriculados em instituições nas modalidades presenciais e online.
São oferecidos programas de Graduação, Graduação Tecnológica e Pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, distribuídos nas áreas de Ciências da Saúde; Turismo e Hospitalidade; Negócios; Direito; Artes, Arquitetura, Design e Moda; Comunicação; Engenharia e Tecnologia e Educação. Seus oito câmpus estão localizados nas regiões da Avenida Paulista, Vila Olímpia, Mooca, Morumbi, Vale do Anhangabaú, São José dos Campos e Piracicaba.
A Universidade Anhembi Morumbi possui laboratórios de última geração e diferenciais como a internacionalidade, já tendo enviado, desde 2006, milhares de alunos do Brasil para realização de cursos no exterior, além de receber centenas de estudantes estrangeiros em seus câmpus, que se tornaram locais multiculturais para o aprendizado.
Outras vantagens: a titulação internacional, que permite ao estudante o acesso a certificação do Brasil e de uma instituição no exterior e o Anhembi Carreiras (http://carreiras.anhembi.br), um portal de empregabilidade da Universidade Anhembi Morumbi com serviços de preparação para o mercado de trabalho e conteúdos exclusivos para o desenvolvimento da trajetória profissional.

Sobre a Laureate Brasil
A Laureate Brasil, integrante da rede global líder em ensino superior Laureate International Universities, é formada por 11 instituições, em oito estados brasileiros, e cerca de 309 mil alunos e polos em diversos locais do país na modalidade de educação digital. Fazem parte do grupo mundial: Business School São Paulo (BSP); CEDEPE Business School; Complexo Educacional FMU/FIAM-FAAM; Centro Universitário IBMR; Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter); Centro Universitário FADERGS; Centro Universitário UniFG; Faculdade Internacional da Paraíba (FPB); Universidade Anhembi Morumbi (UAM); Universidade Potiguar (UnP); Universidade Salvador (UNIFACS); e EAD.br.

Sobre a Laureate International Universities
A Laureate International Universities é a maior rede global de instituições de ensino superior, com mais de 850 mil estudantes matriculados em instituições nas modalidades presenciais e online, em mais de 150 campi, com programas de graduação e pós-graduação (lato e stricto sensu) de qualidade e focados na empregabilidade dos estudantes, em uma ampla gama de áreas de conhecimento. A organização é a maior Empresa B Certificada® do mundo na área de educação e tem a missão Here for Good, que significa estar aqui para o bem e para sempre, pois acredita que quando os alunos obtêm sucesso, países prosperam e a sociedade é beneficiada. Saiba mais em: http://www.laureate.net

Editorias: Criança  Educação  Feminina  Masculino  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Anhembi Morumbi  
Contato: Ana Paula Martins  
Telefone: 11-3293-1757-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Eventos
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.