O que muda com Pantera Negra indicado ao Oscar de melhor filme para gênero de super-heróis?

Por Efrem Pedroza, docente curso de Pós-graduação em Cinema do FIAM-FAAM e Crítico de Cinema e TV

Pantera Negra, a produção dos estúdios Disney/Marvel, realizou o feito de entrar para a história como o primeiro filme de super-herói a ser indicado a principal categoria. No elenco, estrelado por Chadwick Boseman, Lupita Nyongo’o, Michael B. Jordan, Danai Gurira, Letitia Wright, Daniel Kaluuya e que conta com o diretor Ryan Coogler (Creed) o filme destaca um forte discurso político e social, além de um protagonista negro, mulheres empoderadas e uma riqueza de etnias.
Com orçamento de US$ 200 milhões e uma impressionante bilheteria de US$ 1,3 bilhão, a identificação com o público foi imediata e a pergunta que surge é “Qual o futuro dos filmes de super-heróis a partir desta drástica mudança de pensamento da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas?” Tudo indica que os 928 novos membros que compõem o seleto grupo do Oscar, oriundos de 59 países, estão muito interessados em fazer o prêmio alçar novos voos para tentar reconquistar a audiência perdida durante os últimos anos e os filmes que correspondem ao gênero “super-herói” ganham não somente força, mas o devido reconhecimento.
A história de ascensão do jovem Rei T’Challa também foi indicada nas categorias de Figurino, Trilha Sonora Original, Canção Original, Direção de Arte, Edição de Som e Mixagem de Som.
Porém, a concorrência não será fácil. Pantera Negra terá pela frente na disputa pelo Oscar de Melhor Filme: Infiltrado na Klan, Bohemian Rhapsody, Nasce uma Estrela, Roma, Vice, A Favorita e Green Book: O Guia. A cerimônia acontecerá no próximo dia 24 de fevereiro.
Caso esteja trabalhando pauta sobre o tema e queira detalhar a análise sobre a premiação, o docente está à disposição para conceder entrevistas.
Sobre Efrem Pedroza
Graduado em Letras pela Universidade Metodista de São Paulo, Pós-graduado Stricto Sensu em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC - SP) e professor do curso de Pós-graduação em Cinema do FIAM-FAAM. É membro fundador do Núcleo de Estudos de Histórias em Quadrinhos Álvaro de Moya do FIAM-FAAM Centro Universitário e crítico de Cinema na Rádio Energia 97FM.

Sobre o FIAMFAAM Centro Universitário
O FIAM-FAAM Centro Universitário surgiu da fusão das Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAM) e da Faculdade de Artes Alcântara Machado – (FAAM), ambas geridas pela Associação de Cultura e Ensino. Com sua história iniciada na década de 70, a instituição construiu uma trajetória educacional de alto nível, reconhecida ao longo dos anos como referência na formação de profissionais nas áreas de comunicação, arquitetura, artes, gestão e negócios. A faculdade, que faz parte do Complexo Educacional FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), possui estrutura moderna, campi de fácil acesso e professores altamente qualificados que oferecem aos estudantes um ensino diferenciado e inovador. Desde 2014, integra a rede internacional de universidades Laureate, que conta com mais de 70 instituições de ensino e mais de um milhão de alunos pelo mundo. Pela iniciativa Global Office, oferece aos seus alunos as ferramentas necessárias para o desenvolvimento da carreira com foco empregabilidade sob uma perspectiva internacional. A Instituição também se dedica a potencializar a transformação contínua da sociedade, desenvolvendo projetos que atendem às necessidades atuais da população.

Sobre a Laureate Brasil
A Laureate Brasil, integrante da rede global líder em ensino superior Laureate International Universities, é formada por 12 instituições de ensino superior que possuem mais de 50 campi em oito estados brasileiros. Fazem parte da rede Laureate Brasil: BSP - Business School São Paulo; CEDEPE Business School; Complexo Educacional FMU; Centro Universitário do Norte (UniNorte); Centro Universitário IBMR; Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter); Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS); Faculdade dos Guararapes (FG); Faculdade Internacional da Paraíba (FPB); Universidade Anhembi Morumbi; Universidade Potiguar (UnP); e Universidade Salvador (UNIFACS).

Sobre a Laureate International Universities
A Laureate International Universities é a maior rede mundial de instituições de ensino superior, com mais de um milhão de alunos matriculados em mais de 70 instituições, em 25 países, com mais de 200 campi e online. A Laureate oferece programas de graduação, pós-graduação e especialização de alta qualidade e voltados para a carreira, em uma ampla gama de áreas de conhecimento, incluindo artes, arquitetura, administração, design, educação, engenharia, ciências da saúde, medicina, direito e hospitalidade. A Laureate acredita que a sociedade se beneficia quando seus alunos, professores e colaboradores usam suas habilidades coletivas e experiências para criar mudanças positivas e duradouras. Este compromisso é expresso pela filosofia “Here for Good” – “Aqui para o Bem e Aqui para Sempre” e confirmado pela sua posição como uma certificada B Corp™, e a conversão, em 2015, para uma U.S. Public Benefit Corporation (Corporação Americana de Benefício Público), uma nova classe de corporação comprometida em criar um impacto positivo na sociedade. Saiba mais em: http://www.laureate.net
Informações para a imprensa:

Mariana Paulino
mpsouza@laureate.com.br

Ana Martins
apmmartins@laureate.com.br

Editorias: Cultura e Lazer
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Empresa: Anhembi Morumbi
Contato: Ana Paula Martins